segunda-feira, 3 de maio de 2021

O DRIBLE MAIS DESCONCERTANTE FOI DE CHICO BUARQUE COM A MÚSICA JORGE MARAVILHA.

Jorge Maravilha Chico Buarque E nada como um tempo após um contratemp Pro meu coração E não vale a pena ficar, apenas ficar Chorando, resmungando, até quando, não, não, não E como já dizia Jorge Maravilha Prenhe de razão Mais vale uma filha na mão Do que dois pais voando Você não gosta de mim, mas sua filha gosta Você não gosta de mim, mas sua filha gosta Ela gosta do tango, do dengo, do mengo, domingo e de cócega Ela pega e me pisca, belisca, petisca, me arrisca e me enrosca Você não gosta de mim, mas sua filha gosta E nada como um dia após o outro dia Pro meu coração E não vale a pena ficar, apenas ficar Chorando, resmungando até quando, não, não, não E como já dizia Jorge Maravilha Prenhe de razão Mais vale uma filha na mão do que dois pais sobrevoando Análise. Mais uma vez, Chico Buarque apelou para pseudônimo Julinho de Adelaide, para escapar da censura da ditadura militar brasileira. Isso já ocorreu com as letras de Apesar de você e Cálice. Uma lenda foi gerada em torno da música, pois gerou a especulação de que Amália Lucy, fã declarada dele e filha de outro presidente militar, o general Geisel, mas o compositor negou que tenha composto a música para Amália. A outra versão seria: que um agente da ditadura, que havia pedindo um autografo para sua filha. Independentemente da versão, fica claro que é sobre essa condição da ditadura. Essa declarada pelo o compositor. Os aliados do governo ficaram inconformados por liberar a música e proibiram sua execução nas rádios. Enfurecidos, os militares consideraram a letra uma ofensa ao presidente Médici.

A hipocrisia de uma sociedade burguesa do século XIX sob a óptica do Realismo

O Realismo origina-se na França num momento que muitos trabalhadores assalariados começaram a reivindicar os seus direitos, organizando-se em sindicatos e partidos políticos. Esse cenário foi propício para o desenvolvimento desse novo. Em 1857, com a publicação do romance de Gustave Flaubert, chamado: “Madame Bovary”, foi que o movimento tonou-se conhecido no contexto literário. A escola também se expandiu para além da literatura. As artes plásticas, arquitetura, música, teatro e cinema começaram expor algo cada vez mais próximo da verdade, enfatizando o objetivismo e o racionalismo. No Brasil entre 1881 a 1893 - se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. O realismo teve o ponta pé com a publicação do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Esse momento é marcado pelo objetivismo, pela veracidade com foco na construção da realidade social (ambientação); (o ser humano é fruto do meio) Personagens comuns e cotidianos, mas construídos com profundidade; Faz crítica a sociedade burguesa; Ironia como marca retórica: Enfoque em descrições psicológicas: Machado é um autor complexo demais para ser rotulado apenas como realista. De qualquer forma, suas principais obras são: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), a primeira do Realismo brasileiro; E suas obras são muito cobradas no ENEM. Dom Casmurro (1899); Esaú e Jacó (1904); Memorial de Aires (1908). Outras duas obras do Realismo no Brasil, não menos importante, são figurinhas carimbadas cobradas em exames para ingresso no ensino superior. O Ateneu (1888), de Raul Pompeia. Inocência (1872), do Visconde de Taunay. Os autores realistas direcionam suas obras para os problemas sociais, políticos, econômicos e culturais da época, os quais afetavam grande parte da massa operária. Dessa maneira, exploram muitos temas relacionados com esse universo, tais quais: a pobreza, a miséria, as diferenças sociais, a exploração, a corrupção, QUESTÕES. 1. (ENEM) Óbito do autor (…) expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia – peneirava – uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: – ”Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isto é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.” (….) (Adaptado. Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. Ilustrado por Cândido Portinari. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1943. p..1.) Compare o texto de Machado de Assis com a ilustração de Portinari. É correto afirmar que a ilustração do pintor: a) apresenta detalhes ausentes na cena descrita no texto verbal. b) retrata fielmente a cena descrita por Machado de Assis. c) distorce a cena descrita no romance. d) expressa um sentimento inadequado à situação. e) contraria o que descreve Machado de Assis. RESPOSTA A. Percebe - se algumas variações na descrição da cena, Os fortes traç´´os na imagem demonstram a presença de uma chuva forte, enquanto que, no velório, o personagem Brás Cubas descreve a situação com uma chuva miúda, fraca é uma diferença. 2. Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo: a) Preocupação critica. b) Visão materialista da realidade. c) Ênfase nos problemas morais e sociais. d) Valorização da Igreja. e) Determinismo na atuação das personagens. RESPOSTA D.

CORAÇÃO DE CAVALEIRO E O TROVADORISMO.

O Trovadorismo é um movimento literário que esteve marcado pela produção de cantigas líricas (focadas em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas) que surgiu na Idade Média, na região da Provence, entre os séculos X e XIV, e espalhou-se por toda a Península Ibérica. Os artistas que compunham músicas/poemas para as ocasiões solenes e eram chamados de trovadores (daí o nome Trovadorismo). O filme Coração de Cavaleiro passado na Idade Média apresenta antes de cada Torneio um travador que apresenta "seu" Cavaleiro por meio de uma composição neste estilo. O William é um jovem que sai em busca de outras batalhas, porém a situação complica, pois ele não é nobre e não tem as patentes de nobreza. O longa mostra o empenho de um jovem camponês para se tornar um cavaleiro medieval, numa época em que essa possibilidade só estava disponível para filhos de nobres. Essas patentes seriam as que caracterizam o duque, marquês, conde, visconde e barão. Por sorte, encontra no meio do caminho um escritor desempregado chamado Chauncer, que em troca de comida e roupa monta uma patente de nobreza para o falso cavaleiro. Numa destas batalhas se apaixona pela jovem Jocelyn, que diferente dele era da nobreza. Porém, esse amor é disputado por Conde Adhemar, motivo pelo qual William sempre quer lutar com o Conde. Em um momento do filme, o príncipe Edward esta participando de uma batalha, mas disfarçadamente, pois se alguém soubesse quem ele era, não iria lutar. E foi isso que aconteceu: os cavaleiros descobriam a verdade e se recusavam a lutar. Mas, William não desistiu e batalhou com o príncipe, adquirindo respeito deste.