sexta-feira, 15 de junho de 2012

MATÉRIA DE HOJE DO ESPAÇO VIDA PILATES

Os exercícios de Pilates podem ajudar a reduzir a pressão intra-ocular, que é a causa do glaucoma (uma complicação que leva a perda da visão).
Se o glaucoma não for tratado, pode levar ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia parcial do campo visual, que pode progredir até a cegueira.
http://www.revistapilates.com.br/2012/06/13/atividades-fisicas-podem-ajudar-a-reduzir-a-pressao-intra-ocular/

DICAS DA LIGA DE SAÚDE.

    A primeira coisa que eu te sugiro é procurar um nutricionista esportivo. Ele é o profissional que vai elaborar um plano alimentar para VOCÊ, individualizado, através de exames de sangue, avaliações físicas, rotina e ritmo de vida.

Procure alguma atividade esportiva em que você se identifique.

Procure gostar da atividade física escolhida, perceba os benefícios que ela lhe proporcionará a curto e longo prazo. Se você não gosta de “puxar ferro”, tente uma aula de ballet ou aulas de dança de salão, faça alguma uma aula experimental de artes marciais, vá de pilates, compre um bom tênis e corra, ou se preferir uma bike e desfrute de lindas paisagens, enfim... tem muitas opções se você realmente quiser.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA NAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS

FIC.




Educação Física na Civilizações Orientais.



Mariane Bandeira Girão.
Diana Verusca.
Jackson.
Pedro Ivo.





Fortaleza, 14, de junho, 2012.





  Vamos apresentar esse tema tão extenso de uma forma resumida. E a manifestação artística escolhida foi teatro de bonecos, mais conhecido como fantoches.
  Composto de três personagens, Fulano, Cicrano e Beltrano. O fulano é o narrador inicial e também é o personagem que falará da Educação Física na índia. Cicrano ficou com esporte no Egito. E Beltrano pesquisou sobre o Kong fu, na China.
Então vamos pro que interessa.

Fulano fala; - Boa Noite, Pessoal! Boa Noite Professora! Boa Noite, Beltrano e Cicrano.
Fulano pergunta; - Cicrano, você sabe o que viemos fazer aqui essa noite?
Cicrano responde; - Sei não, Fulano.
Fulano pergunta; E você, Beltrano, sabe?
Beltrano responde; Viemos falar sobre a Educação Física nas Civilizações Orientais.
Fulano diz; Isso mesmo amiguinho.
Cicrano diz; Pessoal, eu pesquisei sobre Educação Física no Egito antigo. Primeiro falarei de umas particularidades do Egito.
Então, Moçada! O Egito se Localiza no Nordeste da África, as margens do Rio Nilo. A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado). A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo.
No Esporte o que mais se destacou foi, o Remo, o Box, e A natação.
O Remo teve sua origem na Idade Antiga. Barcos a Remo são usados como meio de transporte desde a antiguidade, e como Egito é localizado as margens de um famoso rio, essa modalidade dói muito praticada, tanto para fins de econômicos como para fins bélicos. Era muito determinante para essa civilização ganhar batalhas no mar, devido agilidade e rapidez na movimentação dos barcos.
O boxe é uma atividade trivial desde os tempos que os Deuses viviam sobre a Terra. Os primeiros registros datam de 300 A.C. no Egito, onde os lutadores se enfrentavam para homenagear o soberano. Na época os lutadores usavam uma longa tira de couro enrolada nas mãos. Essa luta era um encontro grosseiro de violência e brutalidade.
A natação é praticada desde a mais remota antiguidade. Outro fato interessante é que nos símbolos da escrita egípicia foram encontrados desenhos que reproduziam movimentos de homens nadando.
Beltrano fala; - Oi gente! Eu sou Beltrano e vou falar da Educação Física na China, onde o Esporte mais famoso da época é Kong fu.
China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes. A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.c. em diante e que demonstram ser aquele país uma das civilizações mais antigas e avançadas do mundo antigo com existência contínua.
O Kung Fu é originário da China e nasceu da necessidade  de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para  o homem,  estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa.Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas.
Fulano fala; Olha eu aí de novo galera! Eu também tive que aprender sobre uma civilização oriental, a índia.
 A índia é um país da Ásia Meridional. É o sétimo maior país em área geográfica, o  segundo país mais populoso e a democracia mais populosa do mundo.
yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo.A palavra  yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "jungir", ou "unir".] Algumas das traduções também incluem os significados de "juntando", "unindo", "união", "conjunção" e "meios".
Oito pilares da ioga clássica.
Referidos como componentes ou etapas, são passos que se sobrepõem à medida que se avança no caminho. São:
Não tem jeito pessoal, vou ter que ler. Cada nome difícil.
  • 1 - Yama ou refreamentos
    • 1.1 –Ahimsa ou não-violência
    • 1.2 -Satya ou não mentir
    • 1.3 -Asteya ou não-roubar
    • 1.4 -Brahmacharya ou não dissipar a sexualidade
    • 1.5 -Aparigraha ou não cobiçar
  • 2 - Niyama ou auto-observações
    • 2.1 -Saucha ou limpeza
      • do corpo: alimentação, limpezas corporais (shat-karma) e pranayama.
      • da mente, do intelecto, das emoções
      • do lugar em que se pratica Ioga
    • 2.2 -Santosha ou auto-contentamento
    • 2.3 -Tapas ou auto-superação
      • esforço do corpo, da fala e da mente
    • 2.4 -Svadhyaya ou auto-estudo
    • 2.5 -Ishvara pranidhama ou auto-entrega
  • 3 - Asana ou posições psicofísicas
  • 4 - Pranayama ou expansão (ayama) da força vital (prána) através de exercícios respiratórios
  • 5 - Pratyahara ou abstração dos sentidos externos
  • 6 - Dharana ou concentração mental
  • 7 - Dhyana ou meditação
  • 8 - Samadhi ou absorção meditativa.

Com isso moçada, chegamos ao fim do nosso trabalho. Esperamos que vocês tenham gostado. Ficamos por aqui, Boa noite!
Cicrano diz; Nuito obrigada pela atenção de vocês.
Beltrano fala; Tchau Pessoal.


                                                                                                       






A vitória da melhor equipe, sobre o time dos craques.


O primeiro tempo do Corinthians, sem requinte, foi ótimo. A equipe jogou de acordo com seu estilo. Marcou na intermediária, sem pressionar os zagueiros adversários, mas com um time postado para pressionar. Retomou bolas e faltava um pouco mais de acertos de passes, para sair da defesa para o ataque. Quando Alex achou Paulinho, Émerson estava pronto para fazer 1 x 0.

Estava pronto, diga-se, desde o início da partida. Já estava evidente que Henrique não dava conta de sua marcação e Émerson seria o foco dos contra-ataques justamente em seu setor.

Émerson e Paulinho foram a razão principal do bom futebol do Corinthians na primeira etapa.
Cássio foi a razão da vitória no segundo tempo.
Mesmo que o segundo tempo santista, melhor do que o primeiro, não tenha sido excelente.

O Santos tocava, tocava, chutava pouco, dependia de lançamentos de Ganso, que começaram a aparecer. No melhor deles, aos 34 minutos, Alan Kardec passou cruzado, a bola passou à frente de Borges e Neymar, Castan tirou para escanteio.

Por que o Santos não consegue jogar bem? Porque Neymar está cansado, porque Ganso não clareia tanto o jogo quanto já clareou, porque Elano está mal -- e foi o mais criticado pela torcida, substituído no intervalo.

O Corinthians é mais equipe do que o Santos, que tem mais craques. Mas para vencer no Pacaembu precisa desses craques. Terá?

No último clássico disputado no Pacaembu, o Santos teve. Venceu no segundo turno do Brasileirão por 3 x 1, com gols de Borges, Henrique e Alan Kardec.

Ah, sim, no ano passado, o Santos era mais forte. Espetacular mesmo era em 2010. Forte, ganhou a Libertadores, ganhando do Cerro Porteño, na semifinal do Pacaembu, por... 1 x 0! E na decisão contra o Peñarol, ganhou no Pacaembu por... 2 x 1! Antes, nas oitavas-de-final, ganhou do América do México por 1 x 0 e empatou com o Once Caldas por 1 x 1. Só uma vez, contra o Peñarol, fez um resultado que serve semana que vem.

O Corinthians pode jogar sua primeira final de Libertadores.



Texto de Paulo Vinícios Coelho, comentarista dos canais espn.

domingo, 10 de junho de 2012

Por favor,não comparem Neymar a Messi.

Quantas vezes será necessário que Messi enfrente Neymar, seja pelo Barcelona ou vestindo a camisa da Argentina, para que os "pachecos" de plantão se convençam do óbvio? Se convençam de que comparar os dois é o que de pior podem fazer com o brasileiro.

A cegueira motivada por um pseudo-patriotismo rasteiro motiva pessoas e personagens a forçarem a barra na tentativa de convencer alguém daquilo que evidentemente não é a tradução da realidade. Com qual objetivo? O que eles pretendem com isso?

Pelé, ou melhor, Édson, é um dos que de vez em quando aparecem para repetir que Neymar é melhor do que Messi. Será que usa esse discurso para descartar outra discussão — bem mais séria —, sobre a possibilidade de ele mesmo ser superado pelo atual 10 argentino?

Neymar pode, um dia, se igualar ao barcelonista como jogador de futebol, talvez o supere, sei lá. Só o tempo dirá. Mas hoje, aos 20 anos, com o argentino às vésperas do 25º aniversário, o brasileiro só tem a perder com a comparação, especialmente se alguém o convencer de que (já) é melhor.

Vamos parar com isso. Basta de frases feitas como as de Edson, o Pelé, talvez tentando fazer média com a torcida do Santos ou com os "pachecos". O torcedor santista e da seleção brasileira com o mínimo de equilíbrio e sensatez não precisa desse tipo de discurso.

Da mesma forma, Neymar não precisa ser melhor do que Messi para nos convencer de que é um jogador espetacular, possível melhor do planeta no futuro, evidente melhor do Brasil no momento. Vamos respeitá-lo, por favor.


PS: a defesa da seleção de Mano Menezes não será a deste sábado, do meio para a frente o time evolui e as alternativas aparecem, a equipe encerra o ciclo de quatro amistosos melhor do que quando começou. Neymar não decidiu contra a Argentina, mas jogou bem, participou de dois gols e assumiu a responsabilidade, se portou como protagonista, até lateral bateu. Mas o melhor de tudo, teve mais uma lição "in loco" do melhor jogador do planeta. Bom aluno, aí ele só tem a ganhar.

Texto de Mauro César Pereira, comentaristas do canais espn. Mais uma vez um texto escrito co muita sabedoria. se garante esse jornalista que tanto admiro.