sábado, 21 de setembro de 2013

Projeto Olimpíada Escolar CMB.

Na Semana Olímpica da escola, vamos chamar assim, todas as disciplinas e atividades pedagógicas deverão estar voltadas para trabalhar com o temaOlimpíadas.

A idéia desse projeto já deverá ser lançada algumas semanas antes da sua realização, para que a comunidade escolar tome conhecimento e vá se preparando para receber o espírito do ideal olímpico e fazer esse projeto acontecer.

Por exemplo, os professores de Artes, Educação Física e Língua Portuguesa poderão ser os organizadores e divulgadores do projeto. 

A escola e os profissionais envolvidos deverão definir os seus parâmetros de organização, o que já pode estar preestablecido no planejamento pedagógico da escola.

Abaixo, sugiro idéias de atividades que poderão ser utilizadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos professores, dos conteúdos das disciplinas e dos alunos.


FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Inicialmente precisamos trabalhar a ampliação do conceito de participação , normalmente confundido exclusivamente com a participação nas disputas . Consideramos a participação em todas as fases da atividade, isto é: discussão do referencial teórico, planejamento , regulamentação, organização, realização da arbitragem ( denominaremos de mediação em nosso projeto ) , participação em cada fase vai depender do público alvo, mas não se deve abrir mão da participação, de qualquer grupo que seja , em nenhuma das fases apresentadas .
Esta participação por si só já justifica nossa proposta , por contribuir fundamentalmente com o grupo, mostrando a necessidade de participação ativa em todas as instâncias do qual faz parte , contribuindo para desenvolver sua autonomia enquanto grupo social. Desmitificam-se funções ( como a do árbitro, do organizador) , democratiza-se o acesso a essas funções ao mesmo tempo em que se contribui para a preparação do grupo para a vida democrática. Estimula-se , enfim, a participação crítica de todos. Obviamente, organizacionalmente essa atividade pode ser muito mais trabalhosa, mas assim contribuiremos para que não seja uma mera realização sem sentido ou com sentido distorcido.

Nas "Olimpíadas" tradicionais, além da participação se limitar aos jogos em si, é permitida aos mais capazes, fortes, àqueles que atingem melhores resultados, tendo maiores possibilidades de vitória. Resta aos que "sobram" a torcida e a idolatração dos melhores.
Na minha proposta devem ser estimulados o maior número de participações possíveis. Deve ser garantida a todos que desejem a participação, independente de rendimento ou potencial técnico, já que esse não é o objetivo ( aprofundaremos essa questão no item a seguir). Acreditamos que, enquanto tivermos que lutar contra a consciência geral de privilégio aos melhores, o regulamento deve garantir a participaçã- DAS MODALIDADES
Art. 4º - Serão disputadas as seguintes modalidades: Atletismo, Futsal, Handebol, Voleibol, Dama, Cabo de Guerra, Queimada,  Xadrez, Natação, para ambos os sexos. O aluno poderá participar de uma ou mias modalidades.
DA FINALIDADE
A Olimpíada Escolar do CMB considera a importância da participação de alunos em 
atividades esportivas competitivas como um dos fatores que contribuem para minimizar a 
violência, proporcionando o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao convívio social, 

DOS OBJETIVOS
Art. 3º - A Olimpíada do Cmb tem por obgetivo a integração dos participantes das unidades escolares
ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, favorecendo o surgimento de novos talentos representativos do esporte.

A Direção da Unidade,
Vem requerer a inscrição e autorizar a participação do(s) seu(s) professor(es) e 
alunos na Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo, nos jogos e competições 
pertinentes à categoria, sexo(s) e modalidade(s) abaixo relacionadas:
CATEGORIA:
MODALIDADES:
ATLETISMO Fem ( ) Masc ( )
FUTSAL Fem ( ) Masc ( )
HANDEBOL Fem ( ) Masc ( )
VOLEIBOL Fem ( ) Masc ( )
XADREZ Fem ( ) Masc ( )
QUEIMADA Misto.
NATAÇÃO Fem ( ) Mas ( )
XADREZ  Misto.
DAMA Misto.
Elencar nome do professor responsável por cada modalidade e sexo.
Nome do (s) professor (es) responsável (eis) Modalidade e Sexo

Local e data Carimbo e assinatura do(a) Direção 




História do esporte na antiguidade. Esporte também é arte.

Na época da Grécia Antiga os Jogos Olímpicos eram grandes festividades, de cunho religioso e esportivo, que aconteciam de quatro em quatro anos, no famoso Santuário de Olímpia, cidade conhecida pela estátua de Zeus, erguida em sua homenagem entre 456 e 468 a.C. A primeira edição do festival se deu em 776 a.C.
Os jogo Olímpicos da antiguidade  eram organizados por Élide e realizados na região de Peloponeso, para participar do festival, se fazia necessário pertencer a classes favorecidas da sociedade, além de ter praticado esporte desde criança. Poderiam participar pessoas de colônias das costas do Mar Negro e Mediterrâneo. Não poderiam participar osbárbaros, mulheres e escravos. Os vencedores eram homenageados em suas respectivas cidades, com a construção de estátuas e benefícios como alimentos gratuitos.
As provas praticsadas eram as Corridas Pedestres, divididas em quatro modalidades: Hoplitódromo (corrida com armas), Estádio, Diaulós (denominado duplos estádio) e Dolichos. A de maior destaque e prestígio era a Estádio, pois quando vencida, o nome do atleta seria dado aos jogos. A prova se dava com uma corrida de 192 metros. O Dolichos, com uma distância maior, entre 7 a 24 estádios. A modalidade Diaulós se referia a corrida de 384 metros e os atletas carregavam seus capacetes e escudos. Para evitar que alguém saísse prejudicado, os escudos se mantinham guardados no Templo de Zeus, desta maneira não poderiam ser trocados por escudos de menor peso.
Outra prova realizada era a Corrida Eqüestre, que incluía cavalo de sela e carroças. A prova de carroça consistia em completar doze voltas no hipódromo, já a de cavalo, apenas uma volta no hipódromo. Algo curioso na premiação desta modalidade é que, os atletas que guiavam os cavalos não eram os premiados, mas sim os proprietários dos cavalos os quais recebiam as coroas.
Além destas, haviam também, Luta, Pugilato e Pancrácio. A modalidade Luta é oriunda do Próximo Oriente e foi adaptada pelos Gregos, com o nome de Luta Grega. Nesta o atleta deveria fazer o adversário cair três vezes, para vencer a luta. Antes do início, havia o ritual de untar o corpo com azeite e passa-lo na terra, para que a pele não ficasse escorregadia. A modalidade do Pugilato somente podia utilizar os punhos, por isso os atletas colocavam tiras de couro entre os dedos. O vencedor se consagrava quando o concorrente ficava inconsciente ou desistia. O Pancrácio combinava pugilato e luta. Prova com um nível de violência maior que as demais, os atletas poderiam até morrer. Esta modalidade permitia todos os golpes, com exceção de mordidas, dedos na região dos olhos e órgãos genitais. Para ser vencedor o atleta deveria deixar o oponente exaurido e sem condições de continuar a lutar.
A modalidade de Pentatlo também era competida pelos atletas, composto por cinco categorias: Lançamento de Disco, Salto em Altura, Lançamento de Dardo, Corrida de Estádio e Luta. A primeira categoria, o atleta lançava pesos de 2,5 quilos de pedra ou ferro; quem lançasse mais longe, ganhava. O dardo era de madeira e deveria ser lançado em uma circunferência que o aderia, quanto mais próximo ao centro, maior a pontuação. No Salto em Altura o atleta utilizava dois halteres os quais impulsionavam o corpo até certa altura. Para vencer o Pentatlo, o atleta que vencesse as três primeiras provas, se sagrava campeão.
Mesmo que o termo esporte fosse desconhecido na Antiguidade, as atividades físicas praticadas nessa época são semelhantes às manifestações que nós chamamos hoje de esportes. Essas atividades estão presentes em vários períodos e regiões da Antiguidade. Civilizações como o Egito e a China já conheciam alguns esportes, mas essas atividades se propagaram em sua plenitude na Grécia Antiga.

A China talvez seja a civilização possuidora da mais antiga história do esporte, com registros das práticas do hipismo, da esgrima, da caça, das lutas, da natação e de uma atividade no século III, que pode ter dado origem ao futebol de hoje, o tsu-chu.

A obra intitulada Os exercícios físicos na história e na arte, de Jayr Jordão Ramos, publicada em 1982, relata várias passagens importantes do esporte na Antiguidade. Dentre elas, destacamos:

No Egito, a prática esportiva foi bastante evidenciada. A luta livre, o boxe, o arco e flecha, a esgrima, as corridas e os saltos, disputando primazia com a natação e o remo, foram os esportes de maior aceitação.

Os povos mesopotâmicos, particularmente os assírios e babilônios, pelas suas condições de vida, cheias de imprevistos e em busca constante de novas aventuras, cultivavamexageradamente a força, a agilidade e a resistência,entregando-se a atividades utilitárias.

Os hititas, povos de origem incerta, destacaram-se em todos os exercícios utilitários, sendo cavaleiros muito bons..

Os hindus apresentavam em suas atividades físicas as características médico-higiênicas, fisiológicas, morais, religiosas e guerreiras.

Os japoneses, cujas atividades físicas estavam relacionadas ao mar, em função das condições geográficas da região, desenvolviam também as atividades praticadas pelos guerreiros feudais, conhecidas como samurais.

De acordo com Oliveira (1983, p. 19), na região situada entre os rios Tigre e Eufrates, estavam os sumérios, os caldeus ou babilônios e os assírios, que cultuavam a força física e a resistência física. Eles desenvolveram a formação guerreira a partir de um adestramento no uso do arco e flecha, na prática da equitação, na luta etc.

Tubino (1992, p. 18) sustenta que assírios, caldeus, hebreus, medas, persas, fenícios e hititas tinham práticas físicas ou esportivas fundamentalmente utilitárias, sempre relacionadas às guerras com as quais invariavelmente se envolviam.

O esporte grego

Os gregos reconheciam a prática da atividade física, evidenciando os jogos e os enfrentamentos competitivos, como uma forma de preservar a saúde, um meio para adquirir a beleza e a força física, um caminho para ser reconhecido e instituir status social. Também era uma forma de treinamento para as guerras.

Os eventos que envolviam a atividade física na Grécia tinham uma finalidade educativa e faziam parte das cerimônias religiosas da época. O principal objetivo era reverenciar os deuses.

Os Jogos Gregos marcaram o conceito inicial dos esportes. Nesse período, eram disputados os Jogos Fúnebres, os Jogos Píticos, os Jogos Ístmicos, os Jogos Nemeus e os Jogos Olímpicos.
Os Jogos Fúnebres eram realizados durante os funerais de personagens notáveis. Algumas cidades, como Atenas, realizavam tais certames para honrar seus guerreiros caídos em combate.

Os Jogos Píticos, segundo Tubino (1992, p.30), disputados em homenagem a Apolo, foram criados em 528 a.C. Eram os mais antigos e compreendiam, além das provas esportivas, as competições de poesia, canto e música. Esses jogos eram celebrados em Delfos e o prêmio, que inicialmente era sob a forma de recompensa em dinheiro, passou a ser um ramo de cedro. Mais tarde, foi substituído por uma coroa de louros.

Os Jogos Ístmicos, relata Tubino (1992, p. 30), eram disputados em Corinto. A cada dois anos, havia as mesmas provas que os Jogos Olímpicos, com ligeiras adaptações. Nesses jogos, também existiam competições artísticas e intervenções de poetas e historiadores. Os vencedores recebiam uma coroa de aipo silvestre; tempos depois, essa premiação foi trocada por dinheiro.

Um dos aspectos mais importantes desses jogos foi que, ao lado dos Jogos Olímpicos, propiciaram tréguas nas guerras para o desenvolvimento das competições. Esses jogos eram realizados em honra a Poseidon, deus do mar, conhecido pelos romanos como Netuno.

Os Jogos Nemeus de acordo com Ramos (1982, p.140), eram realizados em Philius, na Nemeia, de dois em dois anos, em honra do Zeus de Kleonae. No início, tinham significação fúnebre, pois foram instituídos em honra do filho de Licurgo, morto por uma serpente.

Os atletas competiam classificados pela idade, em três categorias, nas corridas de estádio e hípica, na luta, no pugilato, no pancrácio e no pentatlo. Os concursos artísticos completavam a programação. Os vencedores recebiam uma coroa de mirto.

Os Jogos Olímpicos eram desenvolvidos em Olímpia, na Elida, de quatro em quatro em anos, em homenagem a Zeus (Júpiter), rei dos deuses. Foram disputados 293 vezes, durante 12 séculos, entre 776 a.C. e 394 d.C. (para alguns autores 393 d.C.).

Os jogos eram anunciados por arautos (portadores da trégua), que viajavam por toda a Grécia para anunciar “a trégua sagrada”, que suspendia as guerras e divulgava o início da competição. Na organização dos jogos, existia uma regulamentação precisa, dirigida pelos chamados “helenoices”. Eram pessoas de grande respeito entre os gregos e que se encarregavam de todos os aspectos organizacionais, até mesmo treinamento dos indivíduos que participavam como árbitros ou atletas.

Diem (1966 apud RAMOS, 1982, p. 133) afirma que os bárbaros e os escravos podiam assistir aos jogos, ao contrário das mulheres casadas. As infrações eram castigadas com a morte, havendo exceção apenas para as sacerdotisas casadas. Ramos (1982) comenta que, no começo, os atletas usavam apenas um pequeno calção. A partir da XV Olimpíada (720 a.C.), passaram a competir inteiramente nus. Após a vitória, o vencedor apresentava-se ao árbitro, que colocava em sua cabeça um fio de lã púrpura e lhe entregava uma palma que significava a eterna juventude.

O vencedor, considerado como o preferido dos deuses, recebia solenemente como prêmio uma coroa de ramo de oliveira silvestre.

Conforme a época, algumas recompensas foram outorgadas, como estátua no Altis (bosque sagrado), honras políticas, isenção de impostos, pensões vitalícias e dinheiro, dentre outras.

Após um período de profunda decadência, os Jogos Olímpicos foram abolidos em 394 d.C., pelo imperador romano Teodosio I, que se converteu ao cristianismo e proibiu os cultos pagãos. Flavius Theodosius (347/395 d.C.), conhecido por Teodósio I e chamado por alguns de “O grande”, foi o último imperador a governar as porções oriental e ocidental do Império Romano. Tornou o Cristianismo a religião oficial do Império e autorizou decretos banindo o paganismo dos territórios romanos. Por causa dessas leis, muitas pessoas morreram violentamente, monumentos gregos foram depredados e vários templos antigos e a biblioteca do Serapeum de Alexandria foram destruídos (RAMOS, 1982).



O esporte romano

Para um melhor entendimento do que ocorreu em Roma quanto à prática de atividades físicas, Ramos e Marinho (1983 e 1980 apud TUBINO, 1992, p. 37) estabeleceram três períodos distintos: o tempo de monarquia, o tempo dos cônsules e início das grandes conquistas e o tempo do império.

Tempo de monarquia: foi compreendido desde a fundação da cidade, em 753 a.C., até 510 a.C.; os exercícios físicos eram intencionalmente conduzidos para a preparação militar,recebendo muita influência dos etruscos.

Tempo dos cônsules e início das grandes conquistas:período em que foram incorporados ao repertório de atividadesfísicas, de predominância guerreira, os exercícios físicos de características higiênicas e esportivas. Foi o período degrandes conquistas, de 510 a.C. ao ano de 30 a.C.

Tempo do império: esse terceiro período, de 30 a.C. a 476 d.C., compreende a glória e a decadência do império romano; as atividades físicas já desenvolvidas anteriormente permaneceram, até que foram aos poucos substituídas pelos cruéis espetáculos circenses de gladiadores e naumáquias (simulações de batalhas navais).

Durante esses três períodos, escritores, escultores e arquitetos romanos deixaram um enorme acervo cultural ligado aos registros das práticas físicas e esportivas.

O autor afirma que os romanos caracterizam-se pelos locais especializados para estas práticas, como as termas, o circo, o anfiteatro e o estádio. Os romanos também são lembrados pelas festas conhecidas como jogos circenses, que se constituíram em jogos públicos e foram abolidos em 521 d.C. depois da invasão dos bárbaros. Esses jogos circenses eram inúmeros: os decenales, os capitólios, os acciacos, os quinquenales, os megalésios, os cesáreos, os florales, os campitalianos, os apolinários, os romanos, dentre outros. No entanto, o império romano foi, pouco a pouco, entrando em decadência e o movimento esportivo acompanhou esse caminho, deturpando até mesmo o sentido do esporte, extraordinariamente cultivado pelos gregos.

Segundo Oliveira (1983, p. 30), a mais antiga instalação esportiva de Roma era o circo, concebido para a realização das corridas de carro (a grande paixão dos romanos), corridas a pé e lutas de gladiadores. O mais antigo desses circos foi o Máximo, construído ainda no império monárquico (século IV a.C.)

O Coliseu foi o mais famoso anfiteatro romano. Teve sua origem no fim do período republicano (509/27 a.C.) e foi idealizado para abrigar festas religiosas e populares.

Tinha capacidade para acomodar 100 mil pessoas (OLIVEIRA,1983, p.30). Oliveira (1983) afirma que tanto os circos como os anfiteatros representam a decadência da civilização romana. No período imperial (a partir de 27 a.C.), transformaram-se nos locais em que multidões entusiasmadas exultavam com as deprimentes exibições dos gladiadores, lutando entre si ou com animais.

Esses locais também foram palco dos degradantes espetáculos de sacrifícios humanos, nos quais os primitivos cristãos eram devorados por feras. Todo esse contexto fazia parte da política conhecido como “pão e circo”. Os imperadores ganhavam a simpatia popular, distribuindo rações diárias de trigo e alienando a plebe com esses artifícios “esportivos”, de inspiração ideológica.


Fontes:
http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI353091-EI4066,00.html
http://www.saudeesportiva.com.br/jogos-olimpicos.php

Como comprar ingressos para Copa do Mundo de 2014

Antes de fazer sua solicitação, você precisa ter em mãos todos os seus detalhes pessoais e os de seus convidados, incluindo o número do passaporte, do RG ou do CPF e seu seu cartão de crédito, como Visa.
As solicitações somente podem ser feitas no site da Fifa ou nos Centros de vendas de ingressos da Fifa, que serão abertos nas cidades-sede brasileiras próximo ao início da Copa do Mundo de 2014. Para fazer uma solicitação on-line, você precisa se cadastrar no site da Fifa e registrar seus dados pessoais antes de escolher os ingressos que você gostaria de solicitar, e então fornecer os seus dados de pagamento.
A Fifa aceitará solicitações de ingressos para a Copa do Mundo em três fases de venda.




A primeira fase de inscrições para o sorteio de ingressos vai de 20 de agosto a 10 de outubro de 2013. Você não precisa ter pressa para fazer sua inscrição, porque as chances de sucesso são as mesmas para quem se registrar no início ou no fim desse período. Entre os dias 11 de outubro e 4 de novembro, será realizada uma loteria para selecionar as solicitações que serão atendidas. Os solicitantes que tiverem suas solicitações selecionadas serão informados pela Fifa durante esse período. Se o seu pedido for selecionado, o valor correspondente ao preço dos ingressos solicitados será cobrado do cartão indicado para pagamento. Você também receberá um aviso nesse período no caso de o seu pedido não ter sido selecionado. Depois da loteria, haverá uma fase de venda por ordem de chegada entre os dias 5 e 28 de novembro. Durante esse período, você saberá imediatamente se teve êxito ou não na sua solicitação.
Após o sorteio de grupos da Copa do Mundo de 2014, que vai acontecer na Bahia, em dezembro, quando as 32 seleções classificadas conhecerão seus adversários na primeira fase da competição, um segundo período de solicitação para participar de um novo sorteio irá de 8 de dezembro a 30 de janeiro de 2014. A segunda loteria de ingressos será realizada entre 31 de janeiro e 25 de fevereiro, e a Fifa notificará todos os solicitantes que sejam ou não selecionados durante esse período. Depois da loteria, haverá uma nova fase de venda por ordem de chegada entre os dias 26 de fevereiro e 1º de abril de 2014. Você saberá imediatamente se teve êxito ou não na sua solicitação.
A terceira fase de solicitação é apenas por ordem de chegada e vai de 15 de abril até o dia da final da Copa do Mundo, em 13 de junho. Os ingressos podem ser solicitados no site da Fifa ou nos Centros de Venda de Ingressos da Fifa localizados nas 12 cidades-sede brasileiras. Detalhes sobre os centros serão publicados no site da Fifa no momento oportuno. Você saberá imediatamente se teve êxito ou não na sua solicitação.
Você pode solicitar no máximo quatro ingressos por domicílio de uma mesma categoria ao mesmo tempo por jogo. Você pode solicitar ingressos para no máximo sete partidas por domicílio, desde que elas não ocorram no mesmo dia. Informamos que você não poderá escolher assentos específicos. Você só terá a chance de se sentar próximo aos seus amigos e familiares se todos fizerem parte da mesma solicitação. A Fifa se esforçará ao máximo para garantir que vocês possam se sentar lado a lado ou um na frente do outro, ou ainda em duas fileiras consecutivas.
CATEGORIA 1 - É a de preço mais elevado, localizada naquelas que a Fifa denomina como áreas nobres do estádio, em todas as partes dos camarotes principais em ambos os lados do campo. As posições dos assentos nesta categoria variarão em sua proximidade ao campo e entre áreas centrais e os cantos da arquibancada principal.

CATEGORIA 2 - É a segunda mais cara, a um custo inferior em relação aos setores denominados pela Fifa de áreas nobres do estádio. Os assentos dessa categoria geralmente estão localizados entre as arquibancadas centrais e as arquibancadas situadas atrás do gol.

CATEGORIA 3 - É a terceira mais cara, a um custo inferior em relação aos setores denominados pela Fifa de áreas nobres do estádio e aos setores da categoria 2. Os assentos dessa categoria geralmente estão localizados atrás dos gols.

CATEGORIA 4 - Tem o preço mais acessível e é exclusiva para pessoas que residem no Brasil. É provável que seu assento seja atrás do gol e geralmente nos setores mais altos do estádio.

Meia-entrada para CATEGORIA 4
Está disponível para pessoas que residem no Brasil e tenham 60 anos ou mais no dia da final da Copa do Mundo, ou sejam estudantes ou beneficiários do programa Bolsa Família. Os residentes no Brasil com 60 anos oi mais também podem solicitar meia-entrada em todas as outras categorias.

Meia-entrada para CATEGORIA 4
Está disponível para pessoas que residem no Brasil e tenham 60 anos ou mais no dia da final da Copa do Mundo, ou sejam estudantes ou beneficiários do programa Bolsa Família. Os residentes no Brasil com 60 anos oi mais também podem solicitar meia-entrada em todas as outras categorias.
Ingressos para pessoas com deficiência
Estão disponíveis ao mesmo preço dos ingresso da categoria 3. Todo solicitante de ingresso para pessoas com deficiência pode pedir um bilhete complementar para um acompanhante. Informamos que crianças de todas as idades precisam de ingresso para entrar nos estádios. O número de ingressos e a localização dos assentos de cada categoria podem variar de um jogo a outro.

Ingresso por partida
Esse tipo de bilhete é válido apenas para uma partida específica durante a competição, como um jogo da fase de grupos entre sua seleção favorita e um de seus adversários ou um duelo da fase de mata-mata (ver tabela abaixo).


Ingresso para seguir uma Seleção específica (Team Specific Ticket)
Esse é o pacote de ingressos para quem quer seguir uma seleção. Ele é válido para no mínimo três e no máximo sete partidas específicas envolvendo sua seleção favorita à medida que ela avança na competição. Se sua seleção for eliminada na fase de grupos e seu ingresso cobrir mais do que três jogos, você passará a seguir o vencedor do respectivo grupo. Se essa seleção for eliminada na fase seguinte e seu ingresso cobrir mais do que quatro jogos, ele continuará válido para a partida que o adversário da sua seleção disputar, e assim por diante. Se a sua seleção for sorteada para fazer o jogo de abertura contra o Brasil, uma taxa adicional incidirá sobre seu ingresso de forma a refletir o custo mais elevado que implica assistir à prestigiada primeira partida e à cerimônia de abertura da competição. Ingressos para a final estão incluídos apenas no pacote de sete jogos (TST 7). Você pode solicitar esses ingresso agora, mesmo que sua seleção ainda não esteja classificada para a Copa do Mundo. Caso sua seleção não se classifique para a Copa, o valor pago será reembolsado, descontando-se uma taxa de administração de R$ 20. Ou você pode esperar sua seleção se classificar antes de solicitar os ingressos em um dos sorteios ou nos períodos de venda por ordem de chegada (ver tabela abaixo).


Ingresso para jogos em uma sede (Venue Series Ticket)
Se você está baseado em uma cidade-sede ou gostaria de assistir aos jogos em uma delas, esse é o ingresso ideal para você desfrutar a Copa do Mundo. Com ele, você terá acesso às partidas disputadas em um único estado. Mas saiba que os chamados "Venue Series Ticket" (VST) não incluem ingressos para a partida de abertura, para nenhum jogo das quartas-de-final, das semifinais ou para a final (ver tabela abaixo).


Quando e como retirar ingressos?
Você pode retirar seus ingresso em um dos Centros de Ingressos da Fifa localizados nas cidades-sede brasileiras ou pode optar por receber seu pedido por correio. A Fifa deixa claro que certos ingressos não podem ser entregues. Por exemplo, caso você tenha solicitado um ingresso com desconto ou para pessoas com deficiência, você deve retirá-lo em um Centro de Ingressos da Fifa com o comprovante da sua condição ou nomear um representante por meio de uma procuração para pegar seus ingressos.

É possível revender ingressos?
Você não poderá vender, oferecer para venda, revender, leiloar, doar, atuar como agente comercial para um terceiro ou mesmo transferir o seu ingresso de modo algum sem o específico consentimento prévio por escrito da Fifa. No entanto, para contemplar situações específicas que possam surgir, a Fifa criará uma plataforma oficial de ingressos e revenda no site da própria entidade. Isso significa que os ingressos só poderão estar disponíveis para ser revendidos através da plataforma oficial de revenda do site da Fifa, que será lançado em 2014.

É possível alterar o nome dos portadores dos ingressos?
O solicitante principal de um pedido de ingressos não pode transferir ou alterar o nome do próprio ingresso. Em todos os outros ingressos do pedido, é possível fazer alteração de nome com o consentimento da Fifa na plataforma de transferência que será lançada em 2014 no site da entidade. Os pedidos de transferência serão considerados de acordo com a Política de Transferência e Revenda de Ingressos encontrada no site da Fifa. Não há cobrança de taxa por esse serviço.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS E ANÁLISE BIOMECÂNICA DO CRAW.

1. Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma que o homem dispunha para sobreviver. Os Povos antigos (assírios, egípcios, gregos, romanos e etc.) eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir dos primeiros nadadores basearam-se no instinto e na observação de animais.(Material do aluno on-line). Com base na afirmação, marque opção correta sobre a evolução da Natação.
a. Na Grécia a Natação era para treinamento de guerreiros e estava no currículo das crianças.
b. Para Platão, o Homem que não sabia nadar não era educado.
c. Em Roma o culto a beleza , fez a natação um dos exercícios mais importante.
d. Hallorem foi o primeiro manual de natação e descreve o estilo peito.
e. No Renascimento a Natação teve seu desenvolvimento prejudicado.
Por Mariane Bandeira Girão.
2. O surgimento da natação vem desde que o humano é humano, ou seja, a ação de nadar é tão antiga quanto o homem. O movimento de braços e pernas dentro da água já era praticado em comunidades primitivas; por qual motivo o homem começou a nadar?

a. Nadavam para fugir de predadores para garantirem sua sobrevivência e até mesmo por diversão.
 b. Para melhora a parte cardiorrespiratória, o trabalho muscular de um modo geral.
 c. Exclusivamente para o lazer .
 d.Diversos animais possuem a habilidade de natação por instinto, como também é o caso do homem. 
 e. Por causa dos movimentos completos, simples e divertidos, podendo ajudá-los na recuperação terapêutica e atrofia muscular.
Thiago Maia Lima -201301715816.
3. Dardanelos, é um estreito no noroeste da Turquia ligando o Mar Egeu ao Mar negro,cujo adistância é de 1,5 quilômetros. Atravessar esse estreito é uma tarefa muito difícil. Poucos se aventuraram. (Davi Machado, metodologia da natação).  Quem foi o primeira pessoa que realizou essa travessia?
 a.Thiago pereira.
  b.Lord Byron.
 c.Michael Felps.
  d. Harry Wikhan.
   e.AlikWickhan.
Thiago Maia Lima -201301715816.
4. Metodologia de ensino é um conjunto de métodos e técnicas utilizados a fim de que o processo ensino-aprendizagem se realize com êxito. Tem o objetivo de dar direção à aprendizagem ao educando e respeitar sua liberdade, para que a assimilação de diretrizes, atitudes e valores possam acontecer da melhor forma, respeitando seus aspectos pessoais (MARTINS, 1985).Quais dos itens abaixo descreve melhor o método global?
a.Essa perspectiva não desconsidera um padrão biomecanicamente estabelecido, porém, não busca a simples repetição do mesmo através de séries de exercícios, mas sim uma aproximação do que o aluno já sabe à forma tida como mais eficiente
b. Apoia-se na corrente psicológica da Gestalt, que traz uma definição contrária da analítica, porque é partindo do todo que se identificam as partes e consegue desenvolve-las da melhor forma
c.Esta perspectiva segue a linha de ensino-aprendizagem onde o todo é fracionado em partes coerentes e pedagogicamente úteis no processo de ensino-aprendizagem
 d.Apoia-se na busca por uma execução lógica, com base na fragmentação do conteúdo, obedecendo a uma série sistematizada de exercícios e tarefas para que ocorra o processo de aprendizagem.
e. Trata-se de uma concepção “primitiva” ou pré-científica do homem, bem como da natação, ilustrada por suas origens longínquas.
Thiago Maia Lima -201301715816.

5. Teve sua primeira tentativa de aprendizagem com características pedagógicas com abordagem metodológica. Seus defensores aplicavam repetições de nado a seco,manutenção e deslocamento do corpo na água e coordenação. Ainda não muito satisfatório para desenvolvimento da modalidade (Camargo,metodologia da natação 1978). Que tipo de concepção o texto se refere?
 a. Analítica
 b. Sintética
  c. Antiga
  d. Global
  e. Moderna
Thiago maia lima -201301715816
6. A concepção Sintética traz uma definição contrária da analítica, porque é partindo do todo que se identificam as partes e consegue desenvolve-las da melhor forma. Parte do que o aluno já sabe e, através de situações problema, jogos, brincadeiras e transformações de execuções técnicas convencionais, busca alcançar uma forma eficaz de nado, pautada na capacidade de adaptação do nadador ao estilo a ser ensinado (MASSAUD, 1999). Em que corrente psicológica foi apoiada a concepção em questão;
a. Associacionismo de Wilhem Wundt (1832-1920)
b. Behaviorismo de John B. Watson (1878-1958)
c. Gestaltismo de Wolfgang Kohler (1887-1967)
d. Psicanálise de Sigmund Freud (1856-1939)
e.Construtivismo de Jean Piaget (1896-1980)
Por Mariane Bandeira Girão.
7. Segundo o livro Metodologia da Natação ( Machado, 1978), a sequência pedagógica do aprendizado da Natação pode ser dividida em cinco unidades,desenvolvidas mediantes educativos e jogos lúdicos. Com base nessa informação, a alternativa que aponta a sequência correta de aprendizado é;
a. Respiração, Mergulho Elementar, Adaptação Aquática, Flutuação e Propulsão.
b. Adaptação Aquática, Flutuação, Respiração, Propulsão e Mergulho Elementar.
c. Flutuação, Respiração, Adaptação Aquática Propulsão e mergulho Elementar.
d. Respração, Flutuação, Adaptação Aquática Propulsão e mergulho Elementar.
e. Flutuação, Adaptação Aquática,  Respiração, Propulsão e Mergulho Elementar.
Por Francisco Enderson. 201301524085.
8. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo (Material didádico Estácio). A propriedade Física da água foi caracterizada por Arquimedes;
a. Tensão Superficial.
b.Densidade.
c.Termodinâmica.
d. Flutuabilidade.
e.Empuxo.
Por Mariane Bandeira Girão. 201207338992.
9. Quando uma pessoa está a flutuar, a soma das forças que agem sobre ela em qualquer direção dever ser igual a zero. Essas forças são o peso da pessoa com um sentido vertical para baixo e a força da água com sentido vertical para cima, denominada empuxo. (Célia Regina Corrêa, natação da iniciação ao treinamento.1998).  Sobre flutuabilidade é correto afirmar;
a. Se o peso do corpo for maior que a força de empuxo ele flutuará.
b. Se o peso do corpo for menor que a força de empuxo ele afundara.
c. Se o corpo de uma pessoa conte uma elevada quantidade de gordura, que é muito leve, ele afundará.
d. Quanto maior a quantidade de ar nos pulmões,maior é capacidade de flutuar.
e. As mulheres, devido sua maiores proporções de gordura, tem maior probabilidade de afundar que os homens.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
10. Uma dificuldade com que se depara um sujeito nos primeiros contactos com o meio aquático relaciona-se com a respiração. A impossibilidade de utilizar o mecanismo respiratório habitual no meio aquático, especialmente quando se encontra em decúbito ventral, implica a necessidade de aquisição de novos automatismos. (Questão elaborada a partir do material do aluno on-line). Sobre a respiração aquática é possível afirma;
a. No início, a respiração era desenvolvida elevando-se a cabeça para frente e para fora, o que facilitava muito na execução do nado.
b. Fundamento que mais beneficiou a evolução da natação e seus estilos de nado.
c. Inspirar e expirar o mínimo possível constitui elemento primordial no domínio da respiração.
d. Combinar os dois movimentos respiratórios, inspiração fora d’água pela boca e expiração dentro d’água pela boca e pelo nariz simultaneamente, de acordo com a progressão na água.
e. Respiração frontal é Rotação do pescoço associado a um rolamento lateral (giro) do tronco.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
11. Quando você aprende a nadar, uma das maiores dificuldades é a respiração. A partir do momento em que você melhora a técnica, a respiração se torna mecânica e fácil de ser realizada, além de aumentar o rendimento do nadador, se for feita de maneira correta (Fernando Cabral,1982) . Assinale a alternativa correta com a sequência pedagógica da respiração para um melhor aprendizado do aluno.
a.Educação Respiratória, Respiração Frontal, Respiração Lateral e Respiração Bilateral.
b.Respiração Frontal,Respiração Bilateral, Educação Respiratória e Respiração Lateral.
c. Educação Respiratória, Respiração Lateral, Respiração Frontal e Respiração Bilateral.
d. Respiração Lateral,Respiração Bilateral, Educação Respiratória e Respiração Frontal.
e. Educação Respiratória, Respiração Frontal, Respiração Bilateral e Respiração Lateral.
Por Francisco Enderson. 201301524085.
12. É muito importante que o professor de Natação para crianças ou adultos iniciantes, adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações e os medos dos alunos. Vale lembrar que além dos movimentos característicos do esporte já serem uma novidade, há ainda o fator agravante de ser a Natação um esporte realizado no meio líquido, onde as leis físicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia fora d’água. Assim, NUNCA deve-se iniciar o processo de aprendizagem da Natação pelo aprendizado dos estilos formais (Wagner Domingos. Natação uma alternativa metadológica,1995). – A opção que indica o que não devemos aplicar na primeira aula de adaptação aquática é;
a. Explicações prévias sobre a profundidade e outras dimensões da piscina, temperatura da água, locais de saída e sucção da água dentro da piscina, etc.
b. Passeio pela piscina.
c. Propulsão mais deslizamento supinado da borda para a piscina, submerso.
d. Abrir o olho na água:Duas mãos na borda , rosto na água; sem mãos na borda; dois-a-dois; enxergar o próprio pé, contar quantos dedos o colega pôs.
e. Respiração básica: Fazer a técnica fora d’água; segurar com as duas mãos na borda e colocar o rosto na água (de pé), o mesmo sem mãos na borda; saltitar e ao comando abaixar a cabeça e soltar o ar; soltar o ar com as duas mãos na borda e batendo pernas.
Por Mariane Bandeira Girão. 2013078992.
13. Não se acreditava que as pernas fossem um agente propulsivo significativo na maioria dos nados, porque se argumentava então, que, exceto no nado de peito, os pés e as pernas moviam-se para cima e para baixo, e não para trás, por meio da água. Atualmente, compreendemos que a água é deslocada para trás pelos movimentos para cima e para baixo das pernas (David c. Machado,Metodologia da natação). Referente o texto acima podemos dizer que a propulsão movida por batidas de pernas no nado é de;
a. 10%.
b. 50%.
c. 35%.
d. 30%.
e. 70%.
Por Antônio Whalacy. 201301441651.
14. Na natação para se locomover dentro da agua utilizamos como meio de propulsão os membros superiores e inferiores do corpo com batidas de pernas alternadas e braçadas dentro da agua. Responda a propulsão dada pelo movimento dos braços no nado é de;
a. 10%.
b. 50%.
c. 35%.
d. 30%.
e. 70%.
Por Antônio Whalacy. 201301441651.
15. A Natação é considerada um esporte peculiar e suas características são bem distintas com relação aos outros, devido o meio onde é praticado. A água é 1000 vezes mais densa que o (Marieterial didádico Estácio) , assim, quando o corpo se desloca em uma determinada direção, o mesmo recebe uma resistência que é oposta ao movimento chamada de;
a. Viscosidade.
b. Arrasto.
c. Empuxo.
d. Tensão Superficial.
e. Fluxo laminar e Turbilento.
Por Antônio Whalacy. 101301441651.
16. A água consiste de moléculas que tendem a flutuar em correntes regulares até que algum corpo interrompa o movimento. Essas duas correntes foram definidas por Costill et al. (1995) como fluxo laminar e turbulento, onde o laminar oferece menor resistência ao avanço quando comparado ao turbulento.     A medida que o nadador avança, as correntes saem do estado laminar e se transformam em correntes turbulentas (Cespe 2001.). As correntes turbulentas criadas pelos nadadores recebem influências de três fatores, que estão expressas na alternativa;
a. Inércia, princípio fundamental da dinâmica e na ação e reação.
b. o formato corporal dos nadadores, a orientação de seu corpo na água e a velocidade dos movimentos corporais.
c. Viscosidade, arrasto e pele de tubarão.
d. Impulsão, propulsão e deslize.
e. Força, movimento e aceleração.
Por Mariane Bandeira Girão.
17. A propulsão pode ser definida como o equilíbrio entre as forças propulsivas e resistivas, buscando maximizar o efeito das forças propulsivas e minimizar o efeito das forças resistivas para otimizar o deslocamento no meio aquático (David Machado, metodologia da natação,1978). È incorreto afirmar que;
a. A propulsão do nadador depende do trabalho de movimentos coordenados de pernas e braços.
b. Um corpo imerso se desloca melhor que na superfície da água, porque a resistência frontal é menor e o fluido escorre igualmente pelo o corpo.
c. A posição do corpo deve ser a mais horizontal possível em relação à água.
d. Representa dos braços 20 a 30% da propulsão de nado e das pernas 70 a 80%.
e. A propulsão dos braços possui duas fases: uma Aquática também chamada de fase propulsiva ou positiva e outra Aérea – fase não propulsiva, negativa ou de recuperação.
 Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.

18. O nado foi o resultado de uma longa busca de um nado que diminuísse a resistência da água e aumentasse a velocidade do homem, desde o nado peito clássico, que impedia maior desenvolvimento de velocidade, passando pelo over.(David c. Machado,Metodologia da natação).em relação a recuperação da fase aquática como ela pode ser subdividida ?
 a. profundidade, largura e comprimento
 b.Agarre, Tração e Empurre
c.Desmanchamento , Recuperação e Entrada
 d.Flutuação , Entrada e Largura
 e.Adaptação ao meio liquido, Tração e Empurre
Thiago Maia Lima -201301715816
19. Como parte complementar do "Ensino de Nadar", devemos colocar atividades que possam fazer com que o aluno mergulhe da borda da piscina de uma forma simples e cuidadosa, a isto chamamos de mergulhos elementares (Nota de aula do aluno on-line). As opções abaixo contém cuidados que o aluno deverá ter ao executar o mergulho, exceto em;
a. Manter a cabeça encaixada entre os braços.
b. Ao sair do bloco, o alunos deverá afastar os braços pra que a cabeça entre em contato com a água primeiro.
c. Entrar com pouca força de impulso.
d. Direcionar as mãos para frente e para dentro da água.
e. Nunca deixar que os joelhos se flexionem após o impulso.
Por Mariane Bandeira Girão.
20. Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido estudado, a água. Para entendermos melhor estudar termos como flutuação, flutuabilidade, densidade tensão superficial. Aponte a alternativa que contém o termo e definição coerentes.
a. Flutuação é a qualidade ou propriedade de flutuar. Quando um corpo flutua bem, dizemos que sua flutuabilidade é positiva e quando tende a afundar sua flutuabilidade é negativa.
b. Flutuabilidade é a capacidade que um corpo tem de se manter à superfície de um líquido, sem nenhum auxílio.
c.Tensão Superficial é troca de calor entre o corpo e o meio.
d.Termodinâmica é o efeito que ocorre na camada superficial de um líquido, transformando a sua superfície numa espécie de membrana elástica evitando que corpos leves afundem.
e. Densidade é a relação entre a massa e o volume de um objeto.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
21. O nado livre, comumente conhecido como nado crawl, é um estilo da natação competitiva e de natação utilitária, como, por exemplo, para o desenvolvimento de aptidão física e saúde. Para a sua prática, o nadador deve executar batidas de pernas, braçadas e respirações de forma coordenada, a fim de proporcionar o seu eficiente deslocamento (Massaud,1999) . A respeito desses três componentes sincronizados do nado crawl, julgue os itens a seguir.
a. A pernada descendente é mais  propulsiva.
b. A braçada possui três fases: a aérea, a subaquática e a de propulsão.
c. Para o movimento respiratório, a respiração mais adequada é respiração frontal.
d. O trabalho das pernas é um movimento alternado na direção horizontal, iniciando um, antes que o outro termine, de modo que as ações não percam a continuidade e possam fundir-se a ponto de parecer um único movimento.
e. Para o movimento respiratório, a cabeça deve ser levantada pela flexção do pescoço, coincidindo com a mais alta posição do ombro durante a ação dos braços.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
22. O polêmico maiô LZR Racer, que vestiu 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais em 2008, é feito com tecido ultrafino que repele a água e comprime os músculos. Assim, o nadador desliza com mais eficiência e menos esforço(http://www.assine.abril.com.br/assinar/revista-mundo-estranho,maio de 2011.)  Esses super maiô diminui;
a. Arrasto de Forma.
b. Arrasto de Onda.
c. Arrasto Friccional.
d. Viscosidade.
e. Fluxo Laminar e turbulento.
Por Francisco Enderson. 201301524085.
23. Arrasto é a força que resiste o movimento de um corpo através de um fluido (líquido ou gasoso) Costill et al. (1995) e Maglischo (1999, 2003) descrevem três tipos de arrastos: Arrasto de Forma, Arrasto de Onda e Arrasto Friccional. Assinale a alternativa que descreve o arrasto friccional.
a. Causado pela fricção entre a pele e as moléculas de água que entram em contato com os nadadores à medida que se deslocam. No deslocamento, moléculas de água acompanham o corpo, batem em outras moléculas rompendo o fluxo laminar até uma certa distância da pele.
b. É a causado pelas ondas (turbulência) geradas pelos nadadores
na superfície da água. A forma mais comum de arrasto de onda é a criada pelas ondas de proa (frente) que fazem pressão contra os corpos dos nadadores e diminuem sua velocidade de progressão.
c. Causado pelo porte e pela forma dos corpos dos nadadores em seu deslocamento propulsivo na água. Para reduzir o arrasto, o corpo deve ficar o
mais horizontal possível em relação à água, sem diminuição da força propulsiva.
d. Os líquidos possuem uma propriedade chamada viscosidade, que se refere ao atrito interno. A Viscosidade caracteriza-se pelas forças de atrito que impedem o fluido de se mover ou escorregar.
e. A diferença de massa pode resultar em força de reação diferente.
Por Antônio Whalacy. 201301441651.
24. Na Natação existem fundamentos decisivos para um bom desempenho dos praticantes. Apesar de serem comuns à quase todas as provas de piscina, não são todos nadadores que realmente compreendem sua importância (Massaud,1999,página 56). Sobre os fundamentos do Nado Livre podemos dizer que:
a) De forma geral, a propulsão de pernas na natação corresponde a cerca de 60% do deslocamento.
b) De forma geral, a propulsão de braços na natação corresponde a cerca de 60% do deslocamento.
c) A respiração consiste em adequar a forma de respirar fora do ambiente de treino e, portanto, deve-se fazer uma reeducação respiratória.
d) Coordenação geral objetiva a progressão do nado.
e) A chegada, antes da virada do nado livre, pode ser feita com as mãos ou pés, desde que sejam simultâneos.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
 
 
 
 
 
 
 
 

Análise Biomecânica do Nado Craw.
Segundo Marcelo Garcia Massaud em sua obra 4 nados aprendizado e aprimoramento, o estilo craw, o nadador em decúbito ventral assume postura plana e horizontal na superfície da água, com o corpo estendido. Cabeça, ombro, tronco e pernas situam-se o mais próximo possível da superfície, o que evita aumento nas forças de atrito, o que dificulta a progressão.A movimentação dos membros superiores,conhecida por braçada, corresponde a uma circundação antero-posterior, sendo caracterizada, basicamente, em dois momentos importantes: a recuperação, fase aérea, que compreende o momento entre a saída e a entrada dos membros superiores na água; e a propulsão, fase subaquática, responsável pela progressão do nadador.
No início da recuperação, o cotovelo é a primeira parte do corpo a romper a superfície da água. Essa movimentação, quando realizada corretamente, garante entrada eficiente dos membros superiores na água. Nessa seqüência, os dedos são os primeiros a tocar a superfície aquática seguidos pela mão, antebraço, braço e ombro. Quando tais segmentos entram na água, inicia-se a fase propulsiva da braçada, que se divide em duas partes: tração, que objetiva puxar a massa líquida;e o empurre ou impulso,realizado pela extensão progressiva do membro superior, m conjunto responde pelo deslocamento do nadador à frente.A ação básica dos membros inferiores, conhecida como pernada, é composta por movimentos alternados ascendentes e descendentes, no plano vertical. Destina-se essencialmente à estabilização e à manutenção do equilíbrio, e não à manifestação de força propulsiva (Counsilman, 1984), mas nem por isso destina-se menor atenção a seus movimentos,que se concentram na articulação do quadril. Devido à posição ventral, com imersão da cabeça e ação alternada dos membros superiores, a respiração ocorre deforma lateral, correspondendo ao membro superior que se encontra na fase de recuperação, podendo ainda iniciar-seno final da fase propulsiva. À medida que este vai retornando para o interior da água, a cabeça retoma sua posição inicial,quando será efetuada a expiração.
Para Wagner Domingos Gomes, autor do livro Natação uma alternativa metadológica, o craw é o nado mais rápido para as competições devido ao movimento contínuo de braços e pernas. Em nosso país é geralmente o primeiro nado a ser ensinado. O autor aconselha só iniciar o seu aprendizado após uma boa adaptação ao meio aquático.
Posição Inicial do Nado
Em decúbito ventral, com água na altura da testa, braços esticados à frente com a palma das mãos ligeiramente voltadas para fora e pernas esticadas para trás.
Braçada
Puxar a água para baixo e para fora, para dentro e para trás formando um desenho parecido com uma interrogação. Terminar a braçada na altura da coxa, recuperar o braço com o cotovelo alto de forma relaxada e executando o rolamento de ombros.
Fases da Braçada
Análise ortodoxa Moderna1 - entrada 1 - apoio2 - deslize 2 - tração3 - apoio 3 - empurrão4 - tração 4 - recuperação5 - dominação6 - empurrão7 - finalização8 - recuperação9 - ataque
Fases da Pernada
A perna bate verticalmente de forma alternada, tendo duas fases: a descendente, mais forte e a ascendente, mais fraca. Na fase descendente a perna inicia semi-flexionada e termina esticada com os pés ligeiramente voltados para dentro. Na fase ascendente a perna sobe esticada terminando semi-flexionada. O trabalho de perna inicia na articulação coxo-femural.
Coordenação do Nado
O nado crawl pode ser de dois tempos, que imprime um ritmo de duas pernadas para cada ciclo de braçada; de quatro tempos, que imprime um ritmo de quatro pernadas para cada ciclo de braçada e o de seis tempos,imprimindo um ritmo de seis pernadas para cada ciclo de braçada. Os braços trabalham de forma alternada, um entrando na água e o outro saindo. A respiração é lateral e se dá no momento da finalização da braçada e início da recuperação. Ela pode ser para um dos lados (unilateral) ou para os dois lados(bilateral).
Educativos de Perna dentro D'Água
1 - Caso a borda seja próximo ao nível da água, bater as pernas segurando na borda. 2 - Deslizar em decúbito ventral com os braços esticados e unidos à frente,rosto dentro d'água, bater as pernas a partir do deslize.3 - Braços ao longo do corpo, bater as pernas com o rosto dentro d'água.4 - Um braço esticado à frente e o outro ao longo do corpo, bater as pernas.5 - Segurando a prancha trabalhar a braçada bilateral executando a respiração bilateral.6 - Tronco inclinado para frente, executar a braçada completa, respirando a cada três braçadas.7 - Pullbuoy entre as pernas, trabalhar a braçada respirando para um dos lados.8 - Repetir o exercício anterior, respirando a cada três braçadas.
Braço, Respiração e Pernada
1 - Segurando a prancha com a mão esquerda, trabalhando as pernas,executar a braçada com o braço direito respirando para direita (repetir o exercício para o outro lado). 2 - Segurando a prancha com a mão esquerda, trabalhar o braço direito com respiração (repetir três vezes), trocar a mão que segura a prancha e trabalhar o braço esquerdo com respiração (repetir três vezes).3 - Segurando a prancha com as duas mãos e trabalhando as pernas, executara braçada direita respirando para direita, parar a mão direita na prancha econtar quatro pernadas. Executar a braçada esquerda respirando para
esquerda, parar a mão esquerda na prancha e contar quatro pernadas para repetir o ciclo.4 - Repetir o exercício anterior sem prancha. O braço ficará esticado sem segurar a prancha.5 - Braço esquerdo parado e esticado junto ao corpo, executar a braçada direita respirando para direita. 6 - Repetir o exercício anterior para o outro lado.7 - Braço esquerdo parado e esticado junto ao corpo, executar a braçada direita e respirar para esquerda. A cabeça deverá virar para respirar no momento em que a mão direita entrar na água e estiver na fase do deslize(repetir para o outro lado).
Coordenação do Nado Crawl
1 - Um braço esticado à frente e o outro ao longo do corpo. Contar seis pernadas executar a braçada com o braço que está à frente, recuperando ao mesmo tempo o outro braço (este exercício pode ser executado variando o número de pernadas).2 - O braço esquerdo esticado à frente e o direito ao longo do corpo. Pegar o ar para a direita rolando o ombro, olhar para o fundo e soltar o ar, pegar o ar novamente e quando olhar para o fundo executar a puxada com o braço esquerdo e recuperar o direito ao mesmo tempo.
Cristine Kreuscher em seu blog descreve a técnica do Crawl ao observarmos um nadador de frente, lado ou pelo alto notamos: uma atitude plana e horizontal;ombros, costas, pernas e pés na mesma linha e alguns centímetros abaixo da superfície da água; qualquer desnível na posição do corpo, aumenta o atrito com a água;este atrito é causado pelo abaixamento das pernas provocado pela elevação da cabeça, sendo muito cansativo para o nadador;Ao invés de elevar a cabeça deve-se girá-la para respirar; o rolamento que o nadador faz,aumenta a eficiência do nado e auxilia diretamente no movimento das pernas e dos braços,deve ser feito igual para ambos os lados. Neste rolamento o quadril, rola menos que os ombros e as nádegas permanecem abaixo do nível da água. Pernas são menos propulsoras e mais equilibradoras do nado; ação alternada e contínua no plano vertical; cria propulsão,equilibra o nado e mantém o corpo na horizontal;Pés estendidos, como de um bailarino;pernas não devem ser rígidas. Braços são responsáveis pela propulsão do nado; ação alternada e contínua; a ação dos braços é dividida em duas fases: fase propulsiva (abaixo da superfície da água) e fase de recuperação (acima da superfície) Fase Propulsiva. Agarre: base desta fase, logo que a mão entra na água, se move para baixo e para traz ;dedos unidos e mão plana;punho ligeiramente flexionado. Tração: Segue o agarre até que a mão chegue na linha do ombro; é o momento de criar a propulsão , para isto tem que haver pressão suficiente criada na superfície da mão e no antebraço;palma da mão voltada para traz;cotovelos flexionados e elevados; nesta etapa se inicia o rolamento corporal. Empurre: Acontece para fora e pra tras;transição suave e imperceptível; acontece no plano do ombro e termina na linha da cintura. Fase de Recuperação. Desmanchamento: mãos e braços precisam ser elevados; esta ação acontece quando o corpo rola pra o lado oposto; o cotovelo sai primeiro; mão próxima da coxa. Recuperação:Acima da água;não contribui para a propulsão;se executada incorretamente pode prejudicar o nado no global;movimento suave, eficiente e confortável;flexibilidade do ombro é fundamental;quanto maior a liberdade de rotação do ombro, melhor será o desempenho; cotovelo alto, punho ;mão e dedos relaxados Entrada: Mão entra primeiro;cotovelos elevados. Respiração. Lateral pela boca e pelo nariz;feita para o lado em que o braço recupera;cabeça vira na mesma direção do rolamento corporal;a velocidade da água cria uma onda e uma cavidade em torno da cabeça que facilita a respiração;expiração dentro da água e de forma explosiva.
Referências Bibliográficas;
MACHADO, David Camargo. Metodologia da natação. 2. ed. São Paulo,EPU/EDUSP, 1978.
GOMES, Wagner Domingos. Natação uma alternativa metadológica. 1.ed. Rio de Janeiro - Editora Sprint – 1995.
MASSAUD, Marcelo Garcia. 4 nados aprendizado e aprimoramento. 3.ed. Rio de Janeiro – Editora Sprint – 1999.
CORÊA, Célia Regina. Natação, da iniciação ao treinamento. 2. Ed. Rio de Janeiro – Editora Sprint – 1998.
< cristinekreuscher.tripod.com/id2.html> Acesso em: 08 set. 2013; 12:58.
< (http://www.assine.abril.com.br/assinar/revista-mundo-estranho> Acesso em 16 set. 2013; 18:52.