sábado, 8 de outubro de 2011

SÓCRATES, O CARA!

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira.
´


Homenagem que os jogadores do Corinthians fizeram pro Dr. Sócrates.
Jogadores do Corinthians fazem uma Homenagem ao Socrates 04/12/2011

- Belém, 19 de fevereiro de 1954.
+ São Paulo, 04 de dezembro de 2011.
Sócretes, Dr. Sócrates, Magrão, como era conhecido.
Profissão: Médico e  Jogador de Futebol. Também atuou como técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Era também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral.
Filho de Cearense. Seu pai era de messejana, trabalhava muito, autodidata. O dinheiro que lhe sobrava comprava de livros. Apaixonado pela literatura batizou seu filho de Sócrates. Aos dez anos assiste a uma cena que influenciaria na política : vê o pai queimando seus amados livros, logo após o golpe militar de 1964.
Mudaram para Ribeirão Preto-SP e ingressou na faculdade de Medicina e conciliou com sua carreira de Futebol. Não treinava muito, mas seu talento era impressionante. Criador do toque de calcanhar, com objetividade. Um artista da Bola. E aí foi alvo de grande clubes.

Carreira Futibolísitca:
Aos dezessete anos começou a jogar no Botafogo de Ribeirão Preto. O Doutor tornou-se profissional somente em 1974 e, em 1976, sagrou-se artilheiro do Paulistão, fazendo 15 gols. Era o que faltava para que se tornasse conhecido e despertasse o interesse dos clubes da capital.
Em 1978 chega ao Corinthians, . seus grandes companheiros de ataque nesse time seriam Palhinha e o amigo Casagrande. Sócrates passou a dedicar se mais ao futebol depois que se formou em medicina (1977). Sócrates vestiu a camisa do Timão em 302 partidas e marcou 116 gols, entre 1978 e 1984. Conquistou os títulos dos Paulistas de 1979, 1982 e 1983, e sempre foi admirado pelos colegas e torcedores. Logo em sua estréia, contra o Santos, o Doutor já deu sinais de sua liderança dentro do gramado. O Peixe saiu na frente e, com calma, Sócrates foi ao fundo do gol, pegou a bola e a conduziu até o círculo central enquanto ia conversando com cada um de seus companheiros. O Corinthians reagiu e o jogo terminou em 1 a 1.
Em 1979 estreiou na Seleção Brasileira num amistoso contra Paraguai. Com Sócrates em campo, a seleção venceu 41 vezes, empatou outras 17 e saiu derrotada em apenas cinco partidas. O meio-campista não conquistou nenhum título pelo Brasil, mas nem isso o impediu de ser considerado um dos grandes do futebol brasileiro.
 
Copa de 1982. Dizem que foi a melhor seleção de todos os tempos.

1 Waldir Peres • 2 Leandro • 3 Oscar • 4 Luizinho • 5 Toninho Cerezo • 6 Júnior • 7 Paulo Isidoro • 8 Sócrates • 9 Serginho • 10 Zico • 11 Éder • 12 Paulo Sérgio • 13 Edevaldo • 14 Juninho Fonseca • 15 Falcão • 16 Edinho • 17 Pedrinho • 18 Batista • 19 Renato • 20 Roberto Dinamite • 21 Dirceu • 22 Carlos • Treinador: Telê.

Democrácia Corintiana.
Liderado por Sócrates, Wladimir, foi instituído um sistema de autogestão, onde jogadores, comissão técnica e diretoria decidiam tudo no voto. As pautas eram as mais variadas: contratações, demissões, escalação, local da concentração, entre outras. Um aspecto importante era que todos os votos tinham peso igual, dos jogadores, dos funcionários, do presidente. A partir de 1984 começa a articulação para criar o Clube dos 13, onde a figura do presidente e sua cadeira no clube eram essenciais para o ingresso. Aliado a isso, o time amargou resultados ruins nas temporadas de 1984 e 85, e principalmente vendo clubes como Flamengo com gestão clássica se destacaram no cenário nacional. Logo depois, se consolidaria ainda o futebol moderno vindo da Europa e trazendo meios privados e gerenciais de gestão de clubes. Houve articulação para voltar ao movimento no final dos anos 80, mas agora sem força, face a "nova ordem do futebol mundial" que despontava com a FIFA, UEFA e a Copa do Mundo de 1990.
Em 1984 saiu do Brasil pra jogar na Fiorentina na Itália. Motivo não foi financeiro como na maioria, e sim questões políitcas. Quando a emenda constitucional Dante de Oliveira, que propunha a volta de eleições gerais e diretas no Brasil, não foi aprovada pelo Congresso Nacional, o Doutor ficou extremamente decepcionado. A partir disso, passou a ver com outros olhos a possibilidade de sair do país e, entre as propostas recebidas, concluiu que a melhor era a da Fiorentina, da Itália.
Depois de uma rápida e decepcionante passagem pelo Fiorentina, Sócrates retornou ao Brasil para encerrar a carreira aonde atuaria ainda no Flamengo, no Santos e no Botafogo de Ribeirão Preto.
CURIOSIDADE: Quando criança seu time de coração era o Santos.


Trajetória como Técnico:
Botafogo, LDU, Cabofriense, Seleção de Cuba.
Política e jornalismo.

Participou da campanha Diretas Já (1983- 1984). Era articulista da revista Carta Capital e do jornal Agora São Paulo e comentarista esportivo do programa Cartão Verde da TV Cultura.
Durante sua segunda internação, em 2011, Sócrates declarou que gostaria de trabalhar com o presidente venezuelano Hugo Chávez em projetos sociais ligados ao esporte.
Era articulista da revista Carta Capital e do jornal Agora São Paulo e comentarista esportivo do programa Cartão Verde da TV Cultura.

 Música e teatro

Em 1980, Sócrates gravou um LP de música sertaneja chamado Casa de Caboclo, pela gravadora RCA. Em 1982, participou das gravações do LP Aquarela, do cantor Toquinho.
Em 1983, Sócrates foi produtor, na peça Perfume de Camélia, com a atriz Maria Isabel de Lisandra.

 Televisão
Em 1979, Sócrates, juntamente com seu companheiro de seleção brasileira e amigo, Zico, teve participação especial na novela brasileira Feijão Maravilha, da Rede Globo.

Literatura.

Em 2002, Sócrates lançou em conjunto com o jornalista Ricardo Gozzi, pela Boitempo Editorial, o livro Democracia Corinthiana: A utopia em jogo.

 Cinema
Em 8 de dezembro de 2011 foi lançado oficialmente o documentário Ser Campeão é Detalhe sobre a Democracia Corinthiana.

 Medicina
Em 1992, inaugurou em Ribeirão Preto a Medicine Socrates Center, uma clínica médica destinada a atender profissionais de diversas modalidades esportivas e também pacientes comuns.
 
´Socrates comemorava seus gols de punho cerrado, como protesto por não concordar com as coisas que estavam acontecendo no Brasil.

Magrão faleceu no dia que o Timão seria campeão. Dia da ultima rodada, do melhor, mais equilobrado e emocionante campeonato brasileiro dos ultimos tempos.

Nação Corintiana o homenageou. 

Neymar entre os 23 melhores do mundo.

Neyma na lista dos 23 melhores do mundo.




A Fifa divulgou na tarde da ultima terça-feira a lista dos 23 nomes que concorrerão ao prêmio de melhor do mundo. Dois brasileiros aparecem  entre os finalistas da bola de ouro, Neymar e Daniel Alves.
   O jovem santista é o primeiro jogador brasileiro que atua no país a concorrer ao prêmio da entidade máxima do futebol. Já é um grande feito pra esse menino com jeito de moleque. Em 2007, Riquelme apareceu na lista jogando pelo Boca Juniors.
   Fica a pergunta. Tem que jogar na Europa pra ser visto pelo Mundo? Essa é outra discussão. E esse é um caso isolado, já que nunca tinha acontecido.
   A lista é dominada por espanhóis, cinco jogam no Barcelona e dois no rival Real Madrid.
Andrés Iniesta (Barcelona)
Cesc Fábregas (Barcelona)
David Villa (Barcelona)
Daniel Alves (Barcelona)
Eric Abidal (Barcelona)
Gerard Piqué (Barcelona)
Lionel Messi (Barcelona)
Xavi Hernandez (Barcelona)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Iker Casillas (Real Madrid)
Xabi Alonso (Real Madrid)
Mesut Ozil (Real Madrid)
Karim Benzema (Real Madrid)
Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique)
Thomas Muller (Bayern de Munique)
Sergio Aguero (Manchester City)
Neymar (Santos)
Nani (Manchester United)
Wayne Rooney (Manchester United)
Diego Forlán (Inter de Milão)
Wesley Sneijder (Inter de Milão)
Luis Suárez (Liverpool)
    O Garoto de Santos ainda não aparecerá na lista dos três finalistas, que será divulgada em dezembro. Ainda precisa amadurecer muito dentro de campo. Mas não tenho dúvidas que em dois anos estará na lista dos três.
   Pra mim está bem claro. Messi será o melhor  pelo terceiro ano consecutivo. O português Cristiano Ronaldo é o melhor segundo colocado. Os dois travam uma disputa bem interessante. As estatísticas mostram bem isso. Messi marcou 202 gols pelo Barcelona. Cristiano Ronaldo marcou seu gol de número 100 na ultima quarta-feira em 105 partidas disputadas pelo Real Madrid. Os dois marcaram 53 gols na ultima temporada. E na atual temporada o argentino já balançou as redes 18 vezes e o português 13 vezes.


   Fica minha indignação pelas ausências de nomes como David Silva, Ibrahimovic, Van Persie , Mário Gomes.  E a confimação de nomes como Muller, Abidal, Benzema e Fólan.
    Minha opnião. Primeiro Messi, Segundo Cristiano Ronaldo, Terceiro Iniesta, Quarto Van Persie e quinto Neymar. Deixando claro que o holandês não aparece na lista.


O GÊNIO LIONEL MESSI.


Lionel Messi entrou definitivamente para a história do futebol mundial nesta segunda-feira. Das mãos de Ronaldo , o argentino ganhou a Bola de Ouro em Zurique e foi eleito o melhor jogador do planeta pela terceira vez seguida. O Fenômeno e Zidane já haviam conquistado o feito, mas o camisa 10 do Barcelona é o primeiro a receber por três anos seguidos.
Melhor Jogador do Mundo estava concorrendo com outros dois craques, Xavi seu colega de Barcelona, e seu rival Cristiano Ronaldo. O argentino mais uma vez demonstra humildade e um espírito de coletividade na sua declaração após ganhar o prêmio.
- É um grande prazer para mim. É o terceiro que eu consegui e quero compartilhar com as pessoas que me ajudaram, companheiros, técnico, tanto do Barcelona quanto da seleção argentina. Não teria conseguido chegar aos três prêmios sem eles. Esse é especial porque é a quarta vez que concorro com Xavi (também do Barcelona), quero compartilhar este prêmio contigo.
ESTATÍSTICA DE MESSE NO CLUBE.




Clube
Temporada
Total
Jogos
Gols
Assist.
Jogos
Gols
Assist.
Jogos
Gols
Assist.
Jogos
Gols
Assist.
Jogos
Gols
Assist.
Jogos
Gols
Assist.
22
6
22
6
Total
22
6
22
6
7
1
0
1
0
0
1
0
0
9
1
0
17
6
3
2
1
0
0
0
0
6
1
1
25
8
4
26
14
2
2
2
1
2
0
0
6
1
0
0
0
0
36
17
3
28
10
12
3
0
0
9
6
1
40
16
13
31
23
11
8
6
2
12
9
5
51
38
18
35
34
10
3
1
0
1
2
0
12
8
1
2
2
0
53
47
11
33
31
18
7
7
3
2
3
0
13
12
3
55
53
24
16
17
7
1
2
0
2
3
2
6
7
4
2
2
1
27
31
14
Total
193
136
63
27
19
6
7
8
2
65
44
15
4
4
1
296
211
87
Total na Carreira
215
142
63
26
17
6
7
8
2
65
44
15
4
4
1
317
2315
87


ESTATÍSTICA NA SELEÇÃO ARGENTINA.
Seleção principal

A única crítica que esse gênio sofre é que não joga pela seleção o que joga pelo clube.
 UMA GRANDE SACADA DO BARCELONA.
MESSI COM 10 ANOS.


Porém, com onze anos detectou-se um problema hormonal que retardava o desenvolvimento ósseo de Messi e, consequentemente, seu crescimento. Por um ano e meio, o tratamento de 900 dólares mensais, que consistia em injeções alternadas em cada perna toda noite, foi custeado pela fundação onde seu pai trabalhava, até que a fonte secou. Como o Newell's não quis custear a continuação do tratamento, o pai ofereceu o filho ao River Plater. O interesse do clube da capital fez com que o Newell's voltasse atrás, mas de forma insuficiente, oferecendo duzentos pesos ao mês.
O pai, então, resolveu apostar a sorte no exterior, também para poupar a família dos efeitos da crise econômica que ocorria na Argentina. Uma prima da mãe de Jorge Messi vivia em Lérida, na Catalunha, e acolheu os Messi. Lionel passou a ser observado por um olheiro do Barcelona, que o recomendou para testes no clube. Com treze anos e 1,40 de altura, conseguiu se sair bem contra garotos dois anos mais velhos. Recebeu o apoio de Josep María Minguella, o mesmo homem que trouxera Diego Maradona ao Barça, mas o presidente Joan Gaspart e o diretor desportivo Carles Rexach hesitavam em adquirir o jovem, uma vez que teria de custear as despesas não só do tratamento, mas também da mudança familiar.
Ano
JogosGolsAssist.
2005500
2006722
20071363
2008821
20091032
20101022
201113410
Total661920