sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ATIVIDADE ESTRUTURADA RELACIONADA À PROBLEMÁTICA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

Anexo 4
 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ / NOVA IGUAÇU
DISCIPLINA COMUM CEL0061 – DIDÁTICA
PROFESSORA GLAUCIA DINIZ MARQUES
ATIVIDADE ESTRUTURADA – 2ª ETAPA

Pesquisa sobre tema relacionado à problemática da escola de Educação Básica

Relatório de Pesquisa

GRUPO: (Quem participou da pesquisa);
TEMA: (Qual o assunto pesquisado? Enfoque dado);
CONTEXTO: (De onde originou o tema? Por quê?);
OBJETIVOS: (O que se pretendeu verificar e apresentar?);
METODOLOGIA: (Como o trabalho foi organizado?);
EMBASAMENTO TEÓRICO: (Quais autores e seus respectivos trabalhos foram estudados? Título, autoria e conteúdo principal – resumo);
CONCLUSÃO: (Reflexões do grupo – questionamentos, concordância, discordância, encaminhamentos...);
REFERÊNCIAS: (Apresentação das fontes de pesquisa de acordo com as normas acadêmicas);

ANEXOS: (Opcionais – imagens, depoimentos ou qualquer outro registro que corrobore o posicionamento do grupo).


Logo logo respostas.

FREQUÊNCIA DE ESTÁGIO.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSOS DE LICENCIATURA
DISCIPLINA: CEL0061 DIDÁTICA – Profª GLAUCIA DINIZ MARQUES


TERMO DE COMPARECIMENTO À INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA REALIZAÇÃO
DE ATIVIDADE ESTRUTURADA – 2013.2
DISCIPLINA DE DIDÁTICA

Nome do aluno
Matrícula
Instituição de Ensino
Data
Rubrica e carimbo do diretor

















Modelo de Plano de Aula.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Didática
Profª Glaucia Diniz Marques
Plano de aula
Atividade Pedagógica 


Identificação do aluno/grupo
Nome:

Preencha cada item com a informação solicitada
Conteúdo/ Unidade
Escolha um título para o conteúdo da aula. Esse precisa  passar uma ideia clara e sintética da atividade.
Objetivos  pretendidos com a atividade proposta:


Redija os objetivos na forma de itens. Inicie cada uma das frases com verbos no infinitivo, como por exemplo: desenvolver, estimular, criar, apoiar, divulgar etc.
Geral  e  específicos
Descrição da atividade:

Descreva o que é a atividade e como ela será realizada. Observe se é o caso de indicar o passo a passo das ações a serem realizadas.
Material complementar necessário:

Por exemplo, Projetor Multimídia,  papel, etc.
Tempo necessário à realização da atividade:

Indique em horas e/ou em número de dias ou semanas.
Avaliação:
Indique como pensa em fazer a avaliação da atividade.

CONCEITOS E HISTÓRICO DA DIDÁTICA.




Conceitos.   

Antes mesmo de se aprofundar no conceito de didática é preciso entender a definição de Educação, Pedagogia, Conhecimento. 
   Educação poderia ser definida como socialização do conhecimento acumulado pela humanidade, englobando, portanto, a produção, transmissão e assimilação de informações.
   Já educação formal, institucionalizada pelo sistema escolar, onde o conhecimento é sistematizado, transmitido a partir de critérios e métodos, constituindo um saber cientifico.
   Pedagogia seria um conjunto de doutrinas, princípios e métodos da educação; um ponto de encontro e de construção de metodologias visando possibilitar a transmissão e assimilação de conhecimentos.
   Muito se ouve falar que um determinado Professor possui muitos conhecimentos, mas não tem didática, ou seja, não consegue passar pros seus alunos, pois os mesmos não o entende. Falta o professor domínio e a prática de sala de aula.
   O significado da palavra Didática pode ser traduzido por arte e técnica de ensinar. Técnica, já que constitui um conjunto de procedimentos que busca atingir objetivos, alcançar resultados práticos.
   Neste sentido, a didática é a arte e técnica de ensinar, de dirigir e orientar a aprendizagem, englobando também o estudo das técnicas de ensino, que embora seja um dos elementos da pedagogia, é, simultaneamente, uma ciência autônoma, pois tem o objetivo de se ocupar das estratégias de ensino.

Histórico.

   A palavra didática deriva da expressão grega “techné didaktik”,  que significa arte ou técnica de ensinar. Para os gregos antigos a maiêutica foi um dos principais recursos didáticos, a palavra significa parto, englobando o conceito socrático de transmissão do conhecimento que, tal como o parto, seria demorado, difícil e dolorido, carecendo da assistência externa de uma parteira, no caso o professor. Até o século XVII, a didática, como outras áreas do conhecimento, fazia parte da filosofia.
   Jan Amos Komesnský, conhecido como Comênio, é o pai da Didática. Comênio transpôs a ideologia protestante calvinista para a educação. Defendia a idéia de que seria necessário criar um sistema articulado de ensino, acessível a todos, que buscasse unificar todas as ciências e artes, transmitindo teorias a partir de experiências cotidianas, estabelecendo uma ponte entre o conteúdo e a necessidade do aluno. “Uma maneira de ensinar de forma direta e clara, mostrando a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas para explicar os princípios gerais, tudo em seu devido tempo, aproximando o homem de Deus”.
    No Humanismo Renascentista.
No final da Idade Média com surgimento das primeiras universidades a Didática era baseada na leitura de textos.e p
osteriormente comentados pelo 
professor  e c
abia ao aluno apenas ouvir.
    No
 Iluminismo.
Educação como único meio para atingir a luz do conhecimento. No século XVIII, Rousseau revolucionou a 
didática com Emílio, ou Da EducaçãoA Pedagogia como Ciência
   Atualmente várias metodologias didáticas foram desenvolvidas, sendo também um desafio escolher procedimentos adequados a cada contexto ou conseguir combiná-los.
O que implica em pensar em algumas questões voltadas a prática didática, como:

1 – Como prender a atenção do aluno?
2 – Como transmitir com eficiência conteúdos?
3 – Quais meios e recursos usar?
4 – Como manter o domínio sobre a turma?
5 – Como avaliar?
6 – As avaliações podem facilitar e ajudar a criar meios de estimular o educando?
Didática Hoje
Trabalhar sempre relacionando teoria e 
procedimentos
Trabalhar as dimensões técnicas e 
humanas 
Educar para a transformação social, 
tornando o ensino eficiente para maior parte 
da população 
Romper com a prática profissional 
individualista, promovendo trabalhos 
multidisciplinar






terça-feira, 6 de agosto de 2013

JOGOS ESCOLARES 2013

evento que informou sobre os detalhes da competição deste ano.

A secretarias do Esporte e deEducação se reuniram com gestores municipais, técnicos e professores na tarde desta quinta-feira (01), no Auditório Blanchard Girão da Sesporte, onde foi realizado o Lançamento dos Jogos Escolares do Ceará 2013. As disputas começam no próximo dia 9 para alunos de 12 a 14 anos de Fortaleza, em busca da vaga na Etapa Estadual que começa no dia 12. Cerca de 200 atletas vão representar o Ceará na etapa nacional da competição, de 5 a 14 de setembro, em Natal.

O secretário adjunto de Esportes do Estado, Eugênio Rabelo, ressaltou a prática esportiva para a juventude. “O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão social que existe. A gente tem tudo pra fazer esses jogos serem um grande sucesso no Ceará”, acredita.

Fernando Marques, coordenador de esportes, deu mais detalhes sobre a competição. “Os jogos começam primeiramente na fase regional que reúne as melhores equipes para a Etapa Estadual e é lá que nós descobrimos os talentos e selecionamos os representantes do Ceará na fase nacional”, explicou o coordenador que frisou ainda que os Jogos de 2012 envolveram quase 20 mil alunos, entre etapas regionais e estaduais.

As inscrições para os Jogos Escolares do Ceará já se encontram abertas no site da Secretaria do Esporte. Neste ano, os Jogos terão disputas em 15 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Os Jogos Escolares acontecem anualmente proporcionando aos alunos das escolas cearenses oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva. Os jogos reúnem em torno de 20 mil alunos da rede pública e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes cearenses.

Jogos Escolares do Ceará 

Organizados pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, os Jogos Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.
Núcleo dos Jogos Escolares
Contato: (85) 3101.4391
jogosescolaresdoceara@esporte.ce.gov.br


Regulamento Geral 2013
Jogos Escolares do Ceará
12 a 14 anos e 15 a 17 anosSUMÁRIO
Capítulos Temas Páginas
CAPITULO I Finalidade 3
CAPITULO II Justificativa 3
CAPITULO III Objetivos 3
CAPITULO IV Fomento e Promoção 3
CAPITULO V Responsabilidades 4
CAPITULO VI Candidatura a Sede Etapa Regional 5
CAPITULO VII Regionalização 5
CAPITULO VIII Poderes 7
CAPITULO IX Modalidades 8
CAPITULO X Inscrições e Participação 9
CAPITULO XI Congresso Técnico 11
CAPITULO XII Premiação e Cerimônia de Abertura 11
CAPITULO XIII Normas Técnicas 12
CAPITULO XIV Forma de Competição 13
CAPITULO XV Arbitragem 14
CAPITULO XVI Denuncias e Julgamento 14
CAPITULO XVII Disposições Gerais 16
CAPITULO XVIII Regulamentos Específicos. 17
Atletismo 17
Badminton 19
Basquetebol 20
Ciclismo 22
Futsal 25
Ginástica Rítmica 27
Handebol 35
Judô 38
Karatê 40
Luta Olímpica 41
Natação 44
Tênis de Mesa 47
Voleibol 48
Volei de Praia 50
Xadrez 52CAPÍTULO I
FINALIDADE
Artigo 1º - Os Jogos Escolares do Ceará tem por finalidade, promover ampla 
mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social 
e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas dentro da escola além 
de identificar e desenvolver talentos esportivos.
CAPÍTULO II
JUSTIFICATIVA
Artigo 2º - Ao educar o jovem através da prática desportiva escolar estamos cada vez 
mais difundindo e reforçando a construção da cidadania, de um mundo melhor e mais 
pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão 
mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play (jogo limpo). Através das 
atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, 
socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.
CAPÍTULO III
OBJETIVOS
Artigo 3º - Os Jogos Escolares do Ceará têm por objetivos:
a) Fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino;
b) Possibilitar a identificação de talentos desportivos nas Instituições de Ensino;
c) Desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes;
d) Contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, 
autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania 
através do esporte;
e) Garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer, mais oportunidade de 
acesso à sua prática na escola.
CAPÍTULO IV
FOMENTO E PROMOÇÃO
Artigo 4º - Os Jogos Escolares do Ceará são fomentadas e custeadas com recursos 
do Governo do Estado e promovidos pela Secretaria do Esporte e Secretaria da 
Educação, e serão consideradas etapas seletivas para Jogos Escolares da Juventude 
2013 – Etapa Nacional:
a) Inter-Classes – Deverão ser realizadas pelas unidades escolares;
b) Inter-Colegial (Municipal) – Deverão ser realizadas pelos municípios, com excessão 
de Fortaleza, que é considerada como uma Etapa Regional;
c) Fases Regionais – Deverão ser realizada pela SESPORTE / SEDUC e entidade 
executora, sendo considerada seletiva para a Etapa Estadual;
d) Fases Estaduais – Deverão ser realizadas pela SESPORTE / SEDUC e entidade 
executora, sendo considerada seletiva para as Etapas Nacionais.CAPÍTULO V
RESPONSABILIDADES
Artigo 5º – Caberão as instituições envolvidas:
 Governo do Estado – SESPORTE / SEDUC e Entidade Executora
1. Planejar, gerenciar e fiscalizar a competição;
2. Arbitragem, coordenadores e pessoal técnico;
3. Transporte para reuniões técnicas e arbitragens;
4. Premiação para todas as etapas;
5. Divulgação da Competição.
6. Alimentação das Etapas (regional e estadual);
7. Confecção de Camisas para etapa estadual;
8. Confecção de agasalhos para etapa nacional;
9. Transporte interno etapa estadual;
10. Transporte para a etapa nacional
11. Locais para hospedar (escolas) os alunos na etapa estadual.
 Município sede etapa regional
1. Infra-estrutura esportiva (01 quadra para cada modalidade coletiva) em boas 
condições de uso para desenvolver as modalidades;
2. Locais para hospedar (escolas) os alunos em boas condições de uso para os 
municípios visitantes;
3. Salas de apoio para realização do Congresso Técnico, reuniões técnicas, 
palestras, cursos e instalação da Secretaria Geral dos jogos, 
4. Aparelhagem completa para produzir som de boa qualidade, apresentar a pira 
Olímpica e a tocha para o fogo simbólico, apresentar a Coordenação Geral, texto da 
locução a ser lido no Cerimonial de Abertura, para verificação e aprovação prévia.
5. Hospedagem e alimentação para técnicos e equipe de arbitragens (25
pessoas) em hotel ou pousada, num período que compreenda 24h antes e 24h 
depois do início da competição;
6. Compor uma equipe local para atuar em conjunto com a Coordenação Geral, 
sendo composta por:
- 01 Coordenador Local;
- 01 Responsável por cada local de competição;
- 01 Responsável por cada local de hospedagem.
7. Compor uma equipe de limpeza e manutenção dos locais de hospedagem e 
competição.
 Município participante
1. Transporte dos alunos para etapa regional e estadual;
2. Transporte interno na etapa regional;
3. Responsabilidade sobre qualquer dano causado nas instalações esportivas 
e/ou locais de alojamento.
 Escolas 
1. Inscrições das equipes;
2. Transporte das equipes para o local de competição;
3. Uniforme das equipes, de acordo com as regras de cada modalidade.CAPÍTULO VI
CANDIDATURA A SEDE – ETAPA REGIONAL
Artigo 6º – Para candidatar-se à sede das fases regionais dos Jogos Escolares os 
municípios interessados deverão adotar os seguintes procedimentos:
a) Enviar à Secretaria do Esporte, ofício do Prefeito Municipal e material de 
apresentação do município sede em um relatório de suas instalações esportivas. Ter 
conhecimento e comprometer-se a cumprir o estabelecido neste regulamento.
b) Para cada modalidade coletiva, o município deverá apresentar infra-estrutura 
esportiva com dimensões oficiais, equipamentos e materiais técnicos (balizas, traves, 
postes, redes, cestas, tabelas de basquetebol e outros) em perfeitas condições de 
uso, que atenda as condições técnicas necessárias, atestada pela Coordenação dos 
jogos.
c) Para cada modalidade individual, o município deverá apresentar infraestrutura esportiva adequada, que atenda as condições técnicas necessárias, 
atestada pela Coordenação dos jogos.
d) O município deverá apresentar áreas e salas de apoio para realização do 
Congresso Técnico, reuniões técnicas, palestras, cursos e instalação da Secretaria 
Geral dos jogos, contendo: um computador com conexão a internet, impressora com 
cartuchos e/ou tonners para recarga, e maquina de reprografia. 
e) Nomear uma equipe local, de acordo com o Art. 5, - Do Município Sede da 
Etapa Regional, item 5, para atuar conjunto com a Coordenação.
f) Instalar aparelhagem completa para produzir som de boa qualidade, para 
cerimônia de abertura, apresentar a pira Olímpica e a tocha para o fogo simbólico, 
apresentar a Coordenação Geral, texto da locução a ser lido no Cerimonial de 
Abertura, para verificação e aprovação prévia.
g) Hospedagem – o município sede deverá apresentar uma infra-estrutura 
(escolas) em boas condições de uso para hospedar as delegações dos municípios 
visitantes, infraestrutura de banheiro, chuveiros, cozinha, freezer, e ser responsável 
pela manutenção da limpeza dos locais.
h) O município sede será responsável pela hospedagem e alimentação da 
coordenação geral e da equipe de arbitragem em hotel ou pousada, no período de 24 
horas antes do início da competição até 24 horas depois do seu final, bem como 
gandulas e pessoal de limpeza. 
CAPÍTULO VII 
REGIONALIZAÇÃO
Artigo 7º – A Competição será realizada em duas categorias: 12-14 anos e 15-17 
anos, nas 08 (oito) regiões do interior e na região de Fortaleza classificando-se o 
campeão regional das modalidades coletivas e individuas, para a etapa estadual.
Parágrafo Primeiro – Na fase regional de Fortaleza, nas modalidades 
coletivas, os jogos passam a ser realizados da seguinte forma: entre as 
escolas privadas e entre as escolas públicas.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Brasil bate o recorde de medalhas e termina em oitavo na classificação geral, no mundial de espotes aquáticos.



Os mundiais de esportes aquáticos que acontecem no ano seguinte de uma edição dos Jogos Olímpicos geralmente já costumam ser mais fracos dos que precedem a principal competição esportiva. No caso do Brasil, uma crise no início da temporada prejudicou ainda mais a preparação de alguns de seus principais nomes. Era difícil prever o que a delegação brasileira conseguiria fazer em Barcelona, de 19 de julho a 4 de agosto. Todas as dúvidas, no entanto, foram sanadas com boas notícias, desde as conquistas na maratona aquática até o bronze de Thiago Pereira no último dia. A oitava colocação no quadro geral de medalhas, com dez no total, animou atletas e comissão técnica. Mas todos reconhecem que ainda há um logo caminho até as Olimpíadas do Rio, em 2016.
Logo na primeira semana da competição, a maratona aquática garantiu cinco medalhas para oBrasil. Poliana Okimoto faturou três, uma de cada cor, enquanto Ana Marcela Cunha se despediu de Barcelona com duas (prata e bronze). O país terminou em primeiro lugar na classificação geral. Em seguida, a natação manteve o bom ritmo. Cesar Cielo ganhou dois ouros, enquanto Thiago Pereira garantiu dois bronzes. Felipe Lima também subiu ao terceiro lugar do pódio. Com isso, o país bateu o seu recorde de medalhas em uma edição. No quadro geral, porém, terminou em oitavo. A melhor colocação permanece sendo o quarto lugar de Xangai 2011.