sábado, 10 de março de 2012

MULHERES TEM MAIOR TEDÊNCIA DE DESNVOLVER A DEPRESSÃO.

A depressão é uma doença com prevalência maior entre as mulheres do que entre os homens, e o grande número de queixas por parte delas levou a psicóloga Mirna Yamazato Koda a investigar a produção dos sintomas depressivos nas mulheres atendidas em serviços de Saúde Pública. A pesquisa Depressão em mulheres: um estudo a partir dos vínculos familiares e sociais foi apresentada no Instituto de Psicologia (IP) da USP e observou um grande contexto de sofrimento comum a todas as mulheres estudadas, mostrando a depressão como um problema de ordem social, e não apenas biológico.
A pesquisadora percebeu o alto índice de mulheres que procurava o serviço público de saúde com queixas de ansiedade e depressão. Todas elas apontavam fatores como o isolamento social, a não inserção no mercado de trabalho, problemas familiares e algum tipo de violência sofrida. Partindo disso, a psicóloga iniciou um estudo qualitativo sobre essas mulheres, sua história de vida, os fatores que as influenciam e o desenvolvimento da doença em cada. Mirna utilizou a psicanálise de grupo como suporte teórico, que considera que os seres humanos estão sempre inseridos em um contexto familiar e social, não sendo possível desvinculá-los disso, o que deixa de considerar aspectos puramente físicos e biológicos para o desenvolvimento da depressão. “A depressão normalmente é tratada sob o ponto de vista biológico, com o estudo do cérebro, mas ela também reflete um contexto social. O número de casos dessa doença,, por exemplo, vem aumentando muito nos últimos tempos, o que reflete todo o estilo de uma sociedade”, completa.
Para o estudo, orientado por Maria Inês Assumpção Fernandes, foram entrevistadas 6 mulheres com sintomas de depressão ou já em tratamento contra a doença. Elas responderam a um questionário semi-estruturado sobre suas relações interpessoais, sua trajetória de vida e contexto social. A pesquisadora observou que na história de vida delas há uma série de sofrimento e marcas traumáticas. Elas vêm de uma família pobre, sofreram com violência em algum estágio da vida (e essa violência muitas vezes se repete), tiveram que começar a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas, têm uma situação financeira precária e problemas famíliares sérios (como a dependência química). Segundo Mirna, elas têm marcas traumáticas durante toda sua vida. “Os sintomas surgiram a partir de um momento de ruptura no suporte familiar ou social que elas tinham. É como se elas já seencontrassem em uma certa vulnerabilidade e então se instaurou um processo depressivo”, diz.
No estudo, a psicóloga fez um levantamento socioeconômico das mulheres entrevistadas, que eram todas entre os 30 e 55 anos de idade, casadas ou separadas e com filhos. Só uma delas tinha emprego fixo, as outras ou faziam bicos ou já haviam parado de trabalhar, Elas também não tinham muito tempo de estudo. Embora algumas até quisessem estudar, fazer uma faculdade, as condições financeiras não permitiam isso.
Gênero
A pesquisadora coloca que a depressão é uma doença que atinge mais as mulheres que o contexto sócio cultural pode estar a influenciar tal panorama: “A questão de gênero também está posta no sofrimento, ela atravessa também o modo de adoecer e o sofrimento. As mulheres conquistaram muitas coisas nos últimos anos, mas também houve uma sobrecarga e acúmulo de tarefas. Além disso, o tipo de dificuldades enfrentadas é difere em cada classe social, e as mulheres do estudo,que são pobres, são as mais atingidas pelas adversidades”.
Para Mirna, sua pesquisa vai de encontro com outros estudos atuais, que tratam da depressão como um problema de ordem social, além da biológica. Se se associa o adoecimento a um contexto, o tipo de atenção que vai ser dada ao paciente sofre mudanças: passa a ser lavado em conta não só o aspecto da saúde, mas também sua história, suas condições de vida e rede social.
“Foi uma pesquisa qualitativa, compreensiva, numa tentativa de compreender esse fenômeno a partir do que ele podia revelar de uma conjuntura”, acrescenta. Ela acredita que o conhecimento dessa questão pode mudar a prática dos psicólogos, que podem repensar o cuidado que dão para essa parcela da população (mulheres pobres) atendida nos serviços públicos de saúde.
Fonte: Usp Notícias


Estudo foi feito depois de constatarem que mulheres aperece em maior número nas estatísicas. Uma boa alimentação exercícios físicos ajudam muito evitar na evolução do quadro.

A matéria foi estrída do blog Clínica Esportiva e postatada por Janete Neves.

11° DO RETURNO DA SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI, 2011-2012.


09.03 (SEXTA-FEIRA) – Sesi-SP 3 x 0 Banana Boat/Praia Clube (25/18, 25/19 e 25/22), em 1h18 de jogo, no ginásio Vila Leopoldina, em São Paulo
MAIOR PONTUADORA – Jéssica (Sesi-SP), com 15 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Jéssica (Sesi-SP)
09.03 (SEXTA-FEIRA) – BMG/São Bernardo 3 x 1 Macaé/Sports (20/25, 25/23, 25/21 e 25/18), em 1h52 de jogo, às 21h, no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP)
MAIOR PONTUADORA – Lia (BMG/São Bernardo), com 21 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Lia (BMG/São Bernardo)
09.03 (SEXTA-FEIRA) – Rio do Sul 1 x 3 Usiminas/Minas (22/25, 25/19, 14/25 e 16/25), em 1h45 de jogo, no ginásio Artenir Werner, em Rio do Sul (SC)
MAIOR PONTUADORA – Natasha (Usiminas/Minas), com 16 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Natasha (Usiminas/Minas)
09.03 (SEXTA-FEIRA) – Mackenzie/Cia do Terno 1 x 3 Pinheiros, (25/27, 25/14, 19/25, e 24/26), em 1h52 de jogo, no ginásio do Mackenzie, em Belo Horizonte (MG)
MAIOR PONTUADORA – Bruna (Pinheiros), com 21 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Bárbara (Pinheiros)
09.03 (SEXTA-FEIRA) – São Caetano 0 x 3 Vôlei Futuro (22/25, 16/25 e 16/25),em 1h18 de jogo, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano (SP)
MAIOR PONTUADORA – Fernanda Garay (Vôlei Futuro), com 18 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Walewska (Vôlei Futuro)
09.03 (SEXTA-FEIRA) – Unilever 1 x 3 Sollys/Nestlé (25/18, 22/25, 19/25 e 22/25), em 1h51 de jogo, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ)
MAIOR PONTUADORA – Sheilla (Unilever), com 20 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Jaqueline (Sollys/Nestlé)




PLAY-OFFS.

OSASCO X SÃO BERNARDO.
RIO DE JANEIRO X MACKEZIE
VÕLEI FUTURO X PRAIA CLUBE.
MINAS X SESI.

RIO DE JANEIRO /UNILEVER X OSASCO/SOLLYS NESTLÉ, O MAIOR CLÁSSICO DO VOLEIBOL FEMININO DO MUNDO.

Ficha Técnica.
Data; 09/09/2012, Sexta-Feira.
Horário; 21:00hs.
Ginásio; Maracanazinho- Rj.
Rodada; Décima Primeira do Returno.

EQUIPES
UNILEVER - Fernanda, Sheilla, Régis, Mari, Juciely e Valeskinha. Líbero: Fabi
Técnico – Bernardinho
Entraram: Roberta, Jú Nogueira, Carol e Amanda
SOLLYS/NESTLÉ – Fabíola, Hooker, Tandara, Jaqueline, Thaisa e Adenízia. Líbero: Camila Brait
Técnico – Luizomar de Moura
Entraram: Ivna, Karine e Jú Costa
Unilever 1 x 3 Sollys/Nestlé (25/18, 22/25, 19/25 e 22/25)
Trófeu Viva Vôlei; Jaqueline, ponteira do Osasco,com 16 pontos, maior da sua equipe.
Pontuadora da Paritida; Sheila, oposta do Rio de Janeiro, com 20 pontos.



A partida definiu o líder dessa fase classificatótia. O Rio estava na liderança e invicto. Osaco na vece liderança com dois pontos a menos. Com a vitória, o time de Lusomar termina essa fase em primeiro lugar e pegará o oitavo na classificação. Já a equipe de bernardinho pegará o sétimo.

O jogo foi marcado pelo nùmero excessivo de erros da equipe de São Paulo, sobretudo no primeiro set e início do segundo. Ainda no segundo set a euqipe do Rio errou seis vezes consecutivas, o que deu equilíbrio a partida. A instabilidadae do time do Bernardinho com esse erros colocou Osasco na partida.

Curiosidades:
A Ponteira Natália ex-atleta de osasco, agora é jogadora do Rio. Não jogou a partida porque se recupera de uma cirugia na tíbia.
A levantadora Fenanda Venturine do Unilever de uma pausa na sua aposentadoria e volta jogar a superliga. Com 41 anos a experiente atleta continua surpreendendo.

Confrontos entre as Equipes.

Equilíbrio entre Unilever e Sollys/Osasco é tão grande que até em quiz, técnicos empatam.


EM QUADRA  A SUPREMACIA É DO RIO.
Desde 1997, Sollys/Nestlé e Unilever se enfrentaram 66 vezes em jogos válidos pela Superliga. Desses, 37 foram de vitórias para o time carioca, enquanto o paulista venceu 29 vezes. As equipes que disputaram as últimas sete decisões da Superliga feminina de vôlei, com 5 títulos para equipe carioca e 2 títulos pra equipe paulista.

quarta-feira, 7 de março de 2012

UM GRITO DE MISERICÓDIA

Jovem obeso implora ajuda no youtube para Um jovem de 23 anos, com 318 quilos conseguiu a ajuda que esperava do Dr. Phil, graças a um vídeo que ele publicou no youtube no domingo (4), implorando a ajuda de todos para combater sua obesidade.

No vídeo, com o titulo de “Eu sou gordo. Por favor me ajude,” Robert Gibbs chegou a mencionar o nome do Dr. Phil, um psicólogo com show do mesmo nome na rede de televisão americana NBC.
A mensagem chegou ao conhecimento do Dr. Phil quando ela apareceu nas notícias do canal de televisão da CBS.
Para o aniversário de Robert, que seria dois dias depois da publicação do vídeo, ele queria uma intervenção em sua vida para ajudá-lo a perder peso.
Esse vídeo não só atraiu a atenção de vários especialistas mas já teve mais de 25 mil visitantes.
Nele, Robert chora e diz que essa é a sua última chance. “Eu não me preocupo se vocês gozarem de mim,” disse ele.


Robert quer perder peso para poder estar vivo para ver seus sobrinhos, um nascido no dia 15 de fevereiro, e sua sobrinha, nascida no dia 16 de agosto de 2007.
“Eu estou fazendo esse vídeo porque não tenho outras opções. Já tentei de tudo: dietas, hospitalizações, sempre fazendo o que era necessário e acabei ganhando o peso de volta.
Robert vive com sua mãe, irmã e os sobrinhos em Livermore no estado da Califórnia.
Sua irmã, Nichole Gibbs só soube do vídeo quando começou a receber chamadas telefônicas de repórteres para entrevistá-la.
“Estou feliz porque ele fez isso e está recebendo muita atenção,” disse ela ao jornal Mercury News.
o vídeo no youtube.


ESSA MATÉRI TOCOU MEU CORAÇÃO. QUANTOS NÃO EXISTEM POR AÍ? ESSE JOVEM É UM DIFERENCIADO. OUTRS SE ENTREGAM DEPRESSÃO.

ESSA MATÉRIA NÃO É MINHA

segunda-feira, 5 de março de 2012

PERDEMOS UMA REFERÊNCIA, O MARACANÃ DE TANTAS HISTÓRIAS.

 

MATÉRIA É DE TINO MARCOS DA GLOBO.

 

Restos do velho Maracanã vão parar nos mais inusitados e variados locais

Com meta de reaproveitar pelo menos 75% dos entulhos, lixo da obra vai parar até mesmo nas casas das pessoas. Lama, por exemplo, vira churrasqueiras

Por Guilherme van der Laars, Marcelo Baltar e Tino Marcos Rio de Janeiro
A promessa é de que em fevereiro de 2013 o carioca receba um estádio novinho. Do lado de dentro, apesar da modernidade e da maior comodidade, a nova arena pouco lembrará o antigo Maracanã. Enquanto o novo cenário terá de construir suas próprias glórias - o que pode acontecer já em 2014 -, parte importante da história do futebol brasileiro ficará apenas na memória do torcedor. Ou não.

Fatiado, o velho Maracanã não ficará apenas nas lembranças dos torcedores, mas também terá os mais variados e inusitados destinos. Em busca do certificado verde, exigido pela Fifa e pelo BNDES – financiador das obras de nove dos doze estádios para a Copa do Mundo de 2014 -, o consórcio que toca os trabalhos no Maracanã busca desviar de aterros e lençóis freáticos 75% dos entulhos gerados durante toda a reforma.
Da lama à picanha
Grande parte da lama retirada do estádio, por exemplo, é reaproveitada e está nas casas de muitas pessoas, mesmo que elas não saibam. Quatro toneladas já foram retiradas e doadas para uma fábrica de cerâmica, em Tanguá, município localizado a 65 km da capital fluminense. O próprio consórcio custeia o transporte. Da lama, que no processo de fundação chega a ser retirada de uma profundidade de até 20 metros, já foram gerados 1.750 telhas e 465 mil tijolos que, em sua maioria, viraram churrasqueiras.
- O processo de fundação normalmente gera muita lama. A solução que achamos foi essa, para evitar que a lama fosse para o aterro e gerasse poluição. É algo inovador. A característica da lama do Maracanã também ajudou e proporcionou sua reutilização como cerâmica. A lama do Maracanã, assim como o próprio estádio, é especial. E leva um pouco da emoção dos jogos – brincou o geólogo Felipe Drummonut, um dos responsáveis pelo processo.
FRAME - churrasquerias criadas lama maracanã (Foto: TV Globo)Churrasqueiras feitas da lama do Maracanã
(Foto: TV Globo)
Se da lama saem churrasqueiras, o solo do Maracanã é reaproveitado para uma causa ainda mais nobre e pode ajudar a salvar vidas. Doado para a secretaria municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, ele está na Ilha de Guaratiba, em um viveiro de mudas de árvores da Mata Atlântica. Segundo os técnicos, o solo do Maracanã é rico, pois foi tratado durante anos com biofertilizantes. As mudas são tratadas numa espécie de berçário de árvores e depois plantadas nas encostas do Rio de Janeiro, no programa “Mutirão Reflorestamento”, diminuindo, por sua vez, o risco de deslizamentos.

O material recebido das obras do Maracanã, até o momento, foi de 958 m3 de solo arenoso, que já foi transportado e depositado na Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde a secretaria de Meio Ambiente conduz a produção de mudas. O solo vem ajudando a secretaria a manter o trabalho de mais de 20 anos de reflorestamento nos morros cariocas.
A grama do Maracanã, no entanto, não pôde ser reaproveitada, uma vez que tem data de validade e enfrentava problemas com pragas.
MONTAGEM - cadeiras maracanã estádios bangu americano e bonsucesso (Foto: Divulgação)Antigas cadeiras do Maracanã estão espalhadas por diversos estádios do Rio (Foto: Divulgação)
 
O que mais gera entulhos são as britas e ferros da destruição das coisa deu para ser reaproveitada na própria reforma do Maracanã, mas a maior parte foi doada. Foram 90 toneladas, que geraram aço e ferro, cedidos para uma grande indústria de aço brasileira, que conta com o certificado ecológico.
- Um equipamento separa automaticamente a brita dos ferros – revelou o técnico em meio ambiente do Maracanã, Rafael Kyoshi.

Traves com o futuro incerto

Já as cadeiras do Maracanã tiveram 40 destinos diferentes. Quem mais recebeu foi a prefeitura de Petrópolis, que cedeu 8 mil assentos para o estádio Atílio Marotti, onde joga o Serrano. O estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, vem em seguida, com 7 mil. Diversos clubes pequenos, como Bangu, São Cristóvão, CFZ, Nova Iguaçu, Olaria, Bonsucesso, Boavista, Americano, entre outros, também receberam assentos. Até times grandes, como Botafogo, Fluminense e Flamengo também foram beneficiados. O Rubro-Negro, por exemplo, ganhou mil cadeiras. Boa parte delas foi instalada no estádio de basquete, na sede do clube, na Gávea.
trave maracanã (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)As traves do Maracanã, instaladas em 2007, esperam destino (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
Por fim, as antigas traves do Maracanã. Elas não são tão velhas, mas já acumulam histórias. Instaladas em 2007 para a disputa dos jogos Pan-Americanos, estavam lá quando Elano marcou após a incrível jogada de Robinho, apelidada de “vai pra lá, que eu vou para cá”, na vitória da Seleção Brasileira por 5 a 0 sobre o Equador, em 2007, pelas eliminatórias da Copa. A outra trave, que ficava localizada à direita das cabines de imprensa, viu de perto a cabeçada de Ronaldo Angelim, que deu o título brasileiro ao Flamengo, em 2009, após 17 anos de fila.

Se têm muita história para contar, as traves ainda não têm um destino certo. Estão encostadas em um canto num galpão, no ginásio do Maracanãzinho. A idéia inicial é que sejam reaproveitadas em um possível museu do Maracanã. O projeto, porém, ainda é embrionário.

domingo, 4 de março de 2012

NO CAMPEONATO ESPANHOL, REAL MADRID VENCE 10° PARTIDA SEGUIDA COM KAKÁ DANDO SHOW.

Escalações

COM UMA ESCALAÇÃO OFENSIVA, REAL GOLEIA ESPANYOL POR 5 X0. COM GOLS DE CRISTIANO RONALDO, KHEDIRA, HIGUAÍN DUAS VEZES, KAKÁ.
O BRASILEIRO FOI O MELHOR EM CAMPO, ALÉM DE MARCAR, DEU ASSISTÊNCIA PRO GOL DO CENTROAVANTE ARGENTINO. FEZ JOGADAS QUE FEZ LEMBRAR DE SEUS MELHORES MOMENTOS DE MILAN. FICA DE OLHO MANO MENEZES!
JÁ SÃO DEZ PARTIDAS SEGUIDAS COM VITÓRIAS DO TIME MERENGUE. QUE JÁ É CAMPEÃO. O PORTUGUÊS CRISTIANO RONALDO FEZ SE 30° GOL EM 25 JOGOS PELA LA LIGA. DOIS A MAIS QUE LIONEL MESSI.

PAULISA, DÉCIMA SEGUNDA RODADA.

12ª Rodada

03/03/2012 - Ituano 2 x 3 Linense
03/03/2012 - Portuguesa 0 x 0 Catanduvense
03/03/2012 - Bragantino 1 x 0 Guarani
04/03/2012 - Palmeiras 0 x 0 São Caetano
04/03/2012 - Santos 1 x 0 Corinthians
04/03/2012 - XV de Piracicaba x São Paulo
04/03/2012 - Ponte Preta x Comercial
04/03/2012 - Oeste x Botafogo
04/03/2012 - Mirassol x Mogi Mirim
04/03/2012 - Paulista x Guaratinguetá


NO CLÁSSICO PAULISTA , SANTOS VENCE CORINTHIANS POR 1 X0, E TIRA A INVENCIBILIDADE DO TIMÃO.



Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 4 de março de 2012, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Herman Brumel Vani e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Marcelo Rogério e Leandro Bizzio Marinho (ambos de SP)
Público total: 12.818 torcedores
Renda: R$ 284.240,00
Cartões amarelos: Henrique e Fucile (Santos); Marquinhos e Elton (Corinthians)
Gol: SANTOS: Ibson, aos 12 minutos do segundo tempo

SANTOS: Rafael; Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan; Henrique, Arouca (Felipe Anderson), Ibson (Elano) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec). Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS: Julio Cesar; Weldinho (Paulinho), Marquinhos, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Edenílson e Alex; Willian (Cachito Ramírez), Adriano (Elton) e Jorge Henrique. Técnico: Tite

TIMÃO FOI MAL ESCALADADO, E ATÉ AS ALTERAÇÕES FORAM MAL FEITAS. ADRIANO ISOLADO LÁ NA FRENTE, NEM JORGE HENRIQUE , NEM ALEX FIZERAM A BOLA CHEGAR NO CENTROAVANTE.
NEYMAR TEVE ATUAÇÃO APAGADA. GANÇO INSPIRADO DEU PASSE PARA GOL DE IBSON, QUE NA DISPULTA PELA VAGA SUPEROU ELANO, E JUSTIFICOU A ESCOLHA DE TITE.
AROUCA MELHOR HOMEM DE CAMPO. O VOLANTE SANTISTA REENCONTROU O FUTEBOL QUE O LANÇOU PARA O FUTEBOL BRASILEIRO NOS TEMPOS DE FLUMINENSE.
TIMÃO SEGUE LÍDER COM 29 PONTOS. JÁ O TIME DA BAIXADA CONQUISTOU A VICE-LIDERANÇA, CONTANDO COM TROPEÇO DO PALMEIRAS, QUE FICOU NO EMPATE COM O SÃO CAETANO.


PALMEIRA FICA NO EMPATE SEM GOLS COM SÃO CAETANO.

MESMO COM OS RETONOS DE MARCOS ASSUNÇÃO E VALDÍVIA, VERDÃO CONSEGUIU FURAR A DEFESA DO AZULÃO. O TIME DE SÃO CAETANO ENTROU EM CAMPO COM UMA DISPOSIÇÃO TÁTICA AINDA NÃO VISTA NESSE CAMPEONATO. OS ATACANTES DO TIME DE FELIPÃO ESTVAM COM OS PÉS DESAJUSTADOS, E FOI MUITO MAL NAS FINALIZAÇÕES.
COM RESULTADO PALMEIRAS PERDE A SUGUDA COLOCAÇÃO E O TIME DO ABC PAULISTA CONTINUA NA PARTE INTERMEDIÁRIA DA TABELA.

13° RODADA DO CAMPEONATO CEARENSE

13ª Rodada

03/03/2012 - Ferroviário 1 x 4 Horizonte
04/03/2012 - Tiradentes 0 x 0 Crato
04/03/2012 - Itapipoca x Guarani
04/03/2012 - Icasa 2 x 0 Ceará
04/03/2012 - Fortaleza x Trairiense
15/03/2012 - Guarany x Crateús
Fortaleza 32 12102028121688.89
2 Horizonte 27 1390432181469.23
3 Ceará 27 1383227121569.23
4 Tiradentes 21 126331916358.33
5 Crato 20 13553129351.28



HORINZONTE GOLEIA FERROVIÁRIO.
ONTEM FIQUEI MUITO TRISTE. VER ESSE TIME TÃO SIMPÁTICO DA BARRA SE AFUNDANDO FEITO UM BARCO COM FURO NO CASCALHO. NO CASO DO TUBARÃO DA BARRA, VÁRIOS FUROS. DEPOIS DE UMA VITÓRIA NO MEIO DE SEMANA, EU ATÉ ME ANIMEI, MAS ONTEM O TUBARÃO FOI PEGUE POR UMA ISCA FATAL. O TIME JOGARÁ NA SEGUNDA DIVISÃO DO ANO QUE VEM. EM COMPENSAÇÃO VER UM TIME DO INTERIOR COM ESSA PEGADA, ANIMA. DESCENTRALIZA O DOMÍNIO DA CAPITAL, LEVANDO ENTRENIMENTO PARA O INTERIOR. TORCEDORES EMPOLGADOS, CASA CHEIA.

ICASA VENCE CEARÁ E DE QUEBRA GANAHA A SEGUNDA POSIÇÃO DO VOVÔ.



AÍ HOJE, REOLVÍ ASSISTIR ICASA VERSOS CEARÁ. E O INTERIOR SOBRESSAIU A CAPITAL, A EXEMPLO DO QUE ACONTECEU ONTEM. O PLACAR FOI MAIS MODESTO. A VITÓRIA FOI UM SUSPIRO DE ALÍVIO PRO TIME DE JUAZEIRO, QUE TÁ NA PARTE DA TABELA BEM DESCONFOTÁVEL. O QUE VÍ FOI UMA GRANDE DISPOSIÇÃO DO TIME DO VERDÃO DO CARIRÍ, JÁ QUE O MESMO É DESPROVIDO DE BONS JOGADORES TÉCNICOS. DO OUTRO LADO UM CEARÁ COM UM TIME DESARRUMADO E DESINTROSADO. LULA TEM MUITO QUE TRABALHAR PRA ACERTAR O VOVÔ.

OS TIME ENTRARAM EM CAMPO COM ESSA ESCALAÇÃO;

Icasa
  • Carlos Luna
  • Naka
  • André Turatto
  • Carlinhos
  • Eder
  • Bismarck
  • Davi
  • Mimi
  • Diogo França

Reservas

    Técnico: Oliveira Lopes

    Ceará

    • Fernando Henrique
    • Apodi
    • Daniel Marques
    • Everton
    • Paulo Sérgio
    • Juca
    • Rogerinho
    • Mota
    • Felipe Azevedo
    • Romário
    Com a derrota do Ceará, o alvinegro cai pra 3º colocado com 27 pontos, mesmo número de pontos do time do Horizonte. No caso, o critério para desempate fica a cargo do número de vitórias. O Galo soma nove vitórias, enquanto o Vovô contabiliza oito.

    RETURNO DA SUPERLIGA MASCULINA DE VÔLEI

    jÁ CLASSIFICADOS JÁ TEMOS ALGUNS JOGOS TABELADOS PRA AS QUERTAS.

    SADA/CRUZEIRO
    Vivo/Minas (f)
    Vôlei Futuro (c)
    RJX (c)
    Sesi (f)
    SESI
    Cimed/Sky (f)
    Vivo/Minas (c)
    Vôlei Futuro (f)
    Sada/Cruzeiro (c)
    VÔLEI FUTURO
    RJX (c)
    Sada/Cruzeiro (f)
    Sesi (c)
    Volta Redonda (f)

    CONFEDERAÇÃO DISSE BASTA.

    O clássico mineiro foi manchado por uma atitude preconceituosa, ridícula, baixa, covarde e revoltante  de uma torcedora do time da casa. No segundo set, ela chamou o oposto cruzeirense Wallace de macaco.
    Revoltado com a situação, ele tentou identificar a pessoa entre a multidão, mas não conseguiu.
    - É muito revoltante escutar uma coisa dessas, não dá para aceitar. Foi até melhor eu não ter conseguido ver a pessoa, pois eu podia ter perdido a cabeça na hora. Isso me tirou um pouco do jogo – disse Wallace.
    A direção do Sada/Cruzeiro solicitou que o delegado responsável pela partida registrasse o fato no relatório, que será encaminhado para a CBV.
    Espera-se atitudes exemplares da entidade e do Minas Tênis Clube para que o fato lamentável nunca mais volte a ocorrer.
    É inadmissível ver isso acontecer em pleno século XXI. O ser humano ainda não aprendeu a respeitar o seu igual. Não aceita opções sexuais e religiosas. Vê diferenças na cor. É intolerante. Que mundo é esse? Até onde iremos com tamanha discriminação?
    Muitos jogadores lamentaram o fato, via Twitter, e demonstraram solidariedade ao oposto Wallace.
    “Muito triste com o ocorrido ontem com o Wallace do SADA/Cruzeiro #BastaPreconceito! Estamos juntos nessa”  – Bruno Zanuto, ponta da Medley/Campinas
    “Enquanto as pessoas olharem o próximo apenas com seus olhos, o Racismo será uma realidade… mas, no dia em que os olhos usados forem os do coração, perceberá que somos todos Irmãos! Estamos juntos Wallace” – Filipe, ponta do Sada/Cruzeiro
    “Grande jogo entre Minas e Sada, ontem, parabéns aos atletas e CTs. Repudiar e lamentar o ocorrido com Wallace. MinasT.C. saberá ser exemplar”, Roberto Tietz, técnico que está na Suíça
    “Espero que meu amigo Wallace saiba que ele já é um ídolo do volei brasileiro e que esse fato é insignificante perto do que ele representa. Já estamos em 2012 galera! Chega desse preconceito! Tamo junto Wallace… Coração de ouro!” – Bruninho, levantador da Cimed/Sky
    “O pior nessa vida, e escutar pessoas sem a menor educação e respeito ao próximo!! Um atleta sofrer ofensas racistas em pleno 2012… Absurdo. Isso acontece porque meia dúzia de pé rapado metido a granfino, que freqüenta um clube de elite se acha poderoso!! Cambada de idiotas!!! Walinha vc é muito maior que isso… Vc é uma pessoa humilde de coração grandioso!! Pessoas ignorantes destroem uma sociedade! Força truta!!” – William, levantador do Sada/Cruzeiro

    NONA RODADA DO RETURNO DA SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI

    SUPERLIGA FEMININA 11/12

    MELHOR JOGADORA – Neneca (Macaé Sports) – primeira na defesa, segunda no saque e sexta no bloqueio
    MAIOR PONTUADORA – Bruna (Pinheiros), com 23 pontos
    MELHORES
    ATAQUE – Ramirez (Usiminas/Minas)
    BLOQUEIO – Tandara (Sollys/Nestlé)
    SAQUE – Mariana (Usiminas/Minas)
    DEFESA – Neneca (Macaé Sports)
    LEVANTAMENTO – Claudinha (Macaé Sports)
    RECEPÇÃO – Fernanda Garay (Vôlei Futuro)
    LÍBERO – Arlene (Banana Boat/Praia Clube)

    JÁ CLASSIFICADAS AS TRÊS PRIMEIRAS EQUIPES FARÃO OS SEGUINTES JOGOS.

    UNILEVER
    Usiminas/Minas (f)
    Pinheiros (c)
    Vôlei Futuro (f)
    Sollys/Nestlé (c)
    SOLLYS/NESTLÉ
    Pinheiros (f)
    Vôlei Futuro (c)
    Sesi (c)
    Unilever (f)
    VÔLEI FUTURO
    Sesi (c)
    Sollys/Nestlé (f)
    Unilever (c)
    São Caetano (f)

    Erva-mate combate colesterol ruim, diabetes e até emagrece

    MATÉRIA EXTRAÍDA DO SITE DO GLOBO REPÓRTER. ACHEI INTERESSANTE E QUERO REPASSAR PROS AMIGOS; COISA TÃO SIMPLES E QUE ESTÁ AO NOSSO ALCANCE

    Uma erva, muitas receitas e diferentes sabores de norte a sul do país. No Sudeste, a preferência é pelo mate gelado. Esta região consome 60% do chá industrializado no Brasil. No Sul, a erva-mate tem o doce sabor da tradição. Lá, ela é apreciada com água quente, na cuia. Você até pode tomar sozinho, mas bom mesmo é entrar em uma roda de chimarrão.
    O padre Domingos Nandi ensaia o preparo. “Não estava acostumado a tomar chimarrão porque não é da minha cultura, mas confesso que passei a gostar. Não é difícil. ‘O gosto deste amargo te faz bem, faz bem para o colesterol também’”, define.
    Saúde comprovada em laboratório. Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina estudou as propriedades e os efeitos da erva-mate durante três anos. Ao todo, 250 voluntários com problemas de colesterol e diabetes participaram da pesquisa.
    A recomendação foi a mesma para todos: beber um litro de chá feito com mate tostado, por dia, divido em três xícaras dez minutos antes, durante ou depois das principais refeições.
    “A erva-mate, junto com estes alimentos, vai inibir a absorção do colesterol. Ou seja, o organismo absorve menos gordura”, explica a pesquisadora Brunna Boaventura, da UFSC.
    Os voluntários usaram saquinhos com duas colheres de sopa de erva tostada. Quando a chaleira começa a chiar é sinal de que a água está no ponto. Ela não pode ferver. Tem que ficar em torno de 90ºC.
    A mistura deve descansar por alguns minutos. A bioquímica Cristiane Coelho fez tudo direitinho. “No começo, foi mais difícil que eu achei um pouco amargo, mas depois de um mês já estava bem adaptada. Já estava até gostando do chá”, diz.
    Depois de 40 dias, Cristiane descobriu que teve um dos melhores resultados do estudo. O colesterol dela era considerado alto: passava de 190. Ao final da pesquisa, esse número baixou para 106.
    “Foi uma queda bem grande do nível do colesterol, passou para uma taxa normal”, conta.
    O chá provocou uma queda média de 10% a 12% no colesterol ruim. “Nós encontramos voluntários que responderam bem à erva-mate e que a redução chegou a 40%”, afirma o coordenador da pesquisa, Edson Luis da Silva.
    Surpresa maior foi o efeito da erva em quem já tomava o remédio para o colesterol. “A erva-mate potencializa o efeito do remédio porque os dois têm efeitos diferentes. Enquanto o medicamento diminui a produção do colesterol pelo organismo, a erva-mate diminui a absorção do colesterol que está nos alimentos”, acrescenta Edson.
    O colesterol de Domingos estacionou nas alturas. Vinte dias depois de começar a tomar a erva-mate, a taxa caiu de 268 para 198.
    “Se fosse dobrada a medicação para o colesterol, esta diminuição ia ser de no máximo 7%. Enquanto com a erva-mate foi quatro vezes maior esta redução do colesterol ruim”, aponta Brunna.
    “Esta potencialização do medicamento provocada pela erva-mate pode levar no futuro à redução da dose do remédio para colesterol. Porém deve-se salientar que isso deve ser feito sempre com acompanhamento médico”, ressalta Edson.
    Os pesquisadores descobriram que a erva-mate tem um número de propriedades antioxidantes maior até que o chá verde.
    “Alguns resultados foram inéditos, como este, em nível celular, fazendo com que as células produzam, por exemplo, suas próprias substâncias antioxidantes”, diz o pesquisador Marcos de Oliveira Machado, da UFSC.
    Os antioxidantes combatem os radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. “É possível acreditar que, a longo prazo, ocorra uma redução das doenças crônico-degenerativas, principalmente o envelhecimento precoce, alguns tipos de cânceres e o próprio diabetes”, diz Edson.
    Os voluntários com diabetes tomaram o chá-mate durante dois meses e tiveram uma queda média de 10% na produção da glicose.
    “Reduz as complicações do diabetes, que seriam as doenças cardiovasculares, doenças renais, problemas na visão e problemas nos nervos”, afirma a pesquisadora Graziela Klein.
    “A princípio, qualquer pessoa pode tomar a erva-mate. Porém, algumas que são mais sensíveis a ela podem apresentar alguns efeitos colaterais, como, por exemplo, dor de estômago, irritação na boca, insônia e até mesmo taquicardia”, alerta o professor Edson.
    O mate é uma erva tipicamente brasileira. As maiores plantações estão no Sul do país. A produção chega a 200 mil toneladas por ano. As folhas verdinhas estão prontas para a colheita. É um processo delicado, feito de modo artesanal, galho a galho.
    De qualquer forma, verde ou tostada, no chá gelado ou no chimarrão, a erva-mate mantém as propriedades que combatem o colesterol e o diabetes. Os pesquisadores só não sabem dizer qual o tamanho da redução, já que o estudo foi feito apenas com chá-mate quente tostado, consumido sempre junto com as principais refeições.
    “A gente escolheu a tostada justamente porque ela tem uma maior aceitação pelo público”, explica a pesquisadora Brunna.
    “A verde é bem mais amarguinha, e a tostada é mais fácil de tomar, mais docinha”, opina a bibliotecária Márcia Teixeira Pinto.
    Doce foi a surpresa de Márcia quando subiu na balança dois meses depois de começar a tomar o chá. Ela conseguiu emagrecer quatro quilos só tomando o chá.
    “As substâncias presentes na erva-mate podem acelerar o metabolismo do organismo, provocando inclusive uma maior queima de gordura e, em última instância, uma diminuição do peso corpóreo”, aponta Edson.
    Este deve ser o futuro da erva-mate. Os pesquisadores estão testando cápsulas à base do extrato seco da erva. É uma forma de facilitar o consumo, já que nem todo mundo aprecia o gosto do chá.
    “Daqui a um ou dois anos a erva-mate pode ser considerada um remédio ou um suplemento alimentar. A longo prazo, considerada um alimento funcional”, afirma a pesquisadora Aline Stefanuto.

    PROGRAMA GLOBO REPORTER, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

    Testes apontam eficácia de planta no combate à asma e depressão.

    QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE ESSA MATÉRIA NÃO FOI ESCRITA POR MIM. ENCONTREI NO PROGRAMA GLOBO REPÓRTE, NO QUAL EU SOU FÃ. MATÉRIA MUITO INTERESSANTE. E COMO TEM GENTE QUE NÃO ENTRA EM SITES QUE TRAZEM INFORMAÇÕES BOAS, RESOLVÍ POSTAR, ASSIM PODE SER QUE PELO MENOS ALGUMAS PESSOAS LÊEM E FIQUE MAIS ATENADAS. HÁ TANTAS FAMÍLIAS DENTRO DO PERFIL DESAAS PESSOAS QUE PODEM SE BENEFICIAR COM SURGIMENTO DOS MEDICAMENTOS A BASE DESSA PLANTA, ENCONTRADA AQUI NO NORDESTE.

    Uma boa notícia para os pacientes com asma brota no campus da Universidade Federal da Paraíba. Há 20 anos, pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde desenvolvem um medicamento à base de uma planta muito comum no semiárido: a milona, também chamada de orelha de onça. Eles estão entusiasmados com os resultados e acreditam que a descoberta poderá revolucionar o tratamento dos doentes.
    “Essa planta tem um mecanismo de ação muito interessante do ponto de vista imunológico para a terapêutica da asma e tem um mecanismo de ação diferenciado dos medicamentos já existentes no mercado", diz Maragareth Diniz, diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFPB.
     
    A curiosidade científica surgiu do uso popular. Os moradores do interior da Paraíba, há muitas e muitas gerações, utilizam a raiz da planta no tratamento da asma e de outras doenças respiratórias. Mas os pesquisadores descobriram que as folhas contêm os princípios ativos semelhantes. Melhor para a natureza, porque ao utilizar a raiz, os moradores acabavam matando a planta, e isso não vai ser mais necessário. Além disso, as folhas possuem outra vantagem.
    São menos tóxicas do que a raiz, o que é um sinal animador para o tratamento de pacientes. Falta pouco para a milona virar remédio. Vários estudos foram realizados para comprovar a eficácia terapêutica. O extrato da planta já foi testado em animais, como determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado foi surpreendente: os pesquisadores descobriram que a planta, além de tratar os pacientes com asma, também é eficaz no combate às úlceras gástricas.
    Outra surpresa durante os testes: a milona apresentou atividade antidepressiva nos camundongos.
    “Seria interessante, porque tem casos que tem pessoas que têm asma que também estão sofrendo de depressão, então seria até uma forma de utilizar o único tratamento com as duas finalidades", avalia o Reinaldo Nóbrega de Almeida, pesquisador do Centro de Ciências da Saúde.
    Mas nada se compara ao poder da planta para o tratamento da asma. Os pesquisadores comprovaram que a milona tem duas poderosas ações: é anti-inflamatória e antialérgica - um alívio e tanto para os pacientes asmáticos, já que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e, na maioria das vezes, é desencadeada por processos alérgicos.
    "A planta diminui a produção de muco. Em um animal tratado com a planta a gente pôde ver claramente a diminuição na produção de muco", afirma Márcia Regina Piuvezam, pesquisadora do Centro de Ciências da Saúde.
    Outra descoberta: o extrato de milona produziu resultados melhores do que o uso de corticóides. "Se a gente comparar, temos aqui uma melhor resposta com a planta do que com o próprio corticoide", acrescenta a pesquisadora. Isso significa que a planta foi mais eficaz do que os produtos químicos disponíveis no mercado.
    Depois dos animais, os pesquisadores vão testar a milona nos pacientes com asma. Eles pretendem fabricar o remédio em forma de xarope para as crianças e em cápsulas para os adultos.
    A fabricação de um medicamento a partir de uma planta medicinal pode levar vários anos e passa por uma série de etapas. Enquanto desenvolvem um produto que será vendido nas farmácias, os pesquisadores testaram um jeito mais simples de usar a milona para combater a asma: em forma de sachê, pronto para virar chá. Tomando o chá, duas vezes ao dia, os pacientes melhoraram e as crises de asma diminuíram.
    Conhecedor das plantas medicinais e responsável pelo cultivo da milona nos canteiros que abastecem o centro de pesquisas, o jardineiro José Francisco dos Santos se impressionou com a milona e conhece um jeito mais simples de combater a asma.
    "O correto é ferver a água, colocar em uma xícara cheinha, botar quatro folhinhas dentro e abafar. Quando tiver morno, é só entornar. É um santo remédio", conta.
    Disso, nem os pesquisadores duvidam.