segunda-feira, 17 de maio de 2021

VYGOTSKY.

Os seres humanos nascem “mergulhados na cultura”, e esta será uma das principais influências no desenvolvimento. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito como meio a partir de uma mediação. O sujeito é interativo e adquire conhecimentos a partir de relações intra e i nterpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo de no mina do MEDIAÇÃO .
Vygotsky distinguiu dois tipos de elementos mediadores: Instrumento é o elemento interposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho ampliando as possibilidades de transformação da natureza. A invenção e o uso dos signos co mo meios auxiliares pa ra solucionar Signos: A invenção e o uso dos signos como meio auxiliares para solucionar um dado problema psicológico (lembrar, comparar coisas, relatar, escolher etc). São análogos à invenção dos instrumentos, só que agora no campo psicológico.
Vygotsky é um marxista e tenta desenvolver uma Psicologia com estas características” • Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, o u seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. • Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas Ativamente, trocando experiência e ideias. • A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimentos. • A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. • Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita. • A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. • Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (Z DP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. • Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. • O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo o momento. • O professor pode faze r isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno. • Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento e m grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos • Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios. • Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats A psicologia histórico-cultural, nascida e desenvolvida no interior da revolução, estava comprometida com as soluções dos problemas que se apresentavam no momento em questão, problemas esses que se referiam à construção de uma nova sociedade (socialista) e de um novo homem, formado com base nos valores dessa nova sociedade. A tarefa que se apresentava, prioritariamente, para a psicologia soviética era a de buscar uma nova reflexão científica sobre a natureza do psiquismo humano, reflexão essa que considerasse o homem como um ser eminentemente: A Contemporâneo. B Racional. C Emocional. D Histórico. “De acordo com a psicologia histórico-cultural, a aprendizagem não deve orientar-se pelas demandas espontâneas do sujeito e nem deve manter-se à espera de uma maturidade biológica que possibilite aprender. Ao contrário, o ensino deve tomar como ponto de partida a zona de desenvolvimento próximo e transformá-la em desenvolvimento real, qualificando a aprendizagem como aquela que vai possibilitar a efetivação das funções psicológicas superiores como funções internalizadas, ou seja, funções intrapsíquicas que assim se constituíram a partir de funções interpsíquicas.” (Vigotski, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10.ed. São Paulo: Ícone, 2006. p.103-17. 2006, p.114). O texto apresenta uma elaboração teórica de Vigotski. A leitura atenta autoriza concluir que o conceito de bom ensino é aquele que A espera a maturação biológica. B se antecipa ao desenvolvimento. C respeita as demandas espontâneas. D controla o desenvolvimento intrapsíquico. E foca nas funções psicológicas superiores. O processo de aprendizagem foi sendo ressignificado no contexto educacional. O ensino necessitou de novas abordagens, no sentido de formação de sujeitos partícipes na construção de conhecimentos. As teorias de aprendizagem contribuem para as reflexões dos processos de ensino e aprendizagem, e, enquanto professores, precisa-se compreender as correntes teóricas para efetivar a aprendizagem qualitativa. A teoria sócio-cultural, que dentre os teóricos se destaca Lev S. Vygotsky, tem como um dos seus preceitos a mediação. A mediação, para Vygotsky, é definida como: A O momento exato em que o adulto/professor intervém na aprendizagem da criança. Pode também ser um colega da sala. B O conjunto de instrumentos utilizados para facilitar as aprendizagens. O professor precisa ficar atento às estruturas semióticas e proporcionar os signos adequados para a efetivação da construção dos conhecimentos. C O emprego de instrumentos e signos que representa a unidade essencial de construção da consciência humana, entendida como contato social consigo mesmo e, por isso, constituída de uma estrutura semiótica (estrutura de signos) com origem na cultura. D Situações de produções culturais, tanto coletivas quanto individuais. A importância da mediação do professor nesses momentos de produções culturais é essencial, pois o contato social com as diferentes culturas, representa a estrutura dos signos e significados.

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