quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O que é pior, esse embrolho todo pode prejudicar o desempenho de Neymar na Copa do Mundo. E projeto de craque pode se tornar Mercenário.

Presidente do Santos durante a maior parte da permanência de Neymar no clube, Luis Álvaro de Oliveira, licenciado do cargo desde o início de 2013, meses antes da transferência do atacante para o Barcelona, contrariou o pai do jogador e à Rádio ESPN disse desconhecer a existência de um contrato de 10 milhões de dólares oferecido a Neymar para garantir sua ida ao time espanhol.

Neymar, o pai, convocou a imprensa nesta terça-feira para explicar os detalhes da negociação do seu filho com o Barça. O acordo é alvo de investigações da justiça espanhola, que questiona os valores da transação divulgados pelo clube europeus.

Segundo Luis Álvaro, o tutor e responsável pelo ex-craque santista era "insaciável" e fez de tudo paralucrar o máximo possível durante a permanência do atleta no Brasil e no momento de sua saída. 

"As declarações do pai do Neymar são equivocadas, é pra tirar o foco do fato de que ele fez um excelente negocio pro filho dele, recebendo uma montanha de dinheiro. Só vou relembrar que em 2012, o Chelsea veio pra cima do Santos oferecendo 30 milhões de euros, um pouco abaixo da multa de 35 milhões. O pai do Neymar pediu que eu fosse a uma reunião com ele e com o presidente do Chelsea pra dizer que o jogador ia ficar e pra minha surpresa, no meio da reunião, mudou de posição e queria forçar que eu deveria liberar o filho", disse o dirigente afastado.

"Um ano depois começa de novo o assédio, agora de Real e Barça. O pai do Neymar fez uma pressão brutal para que eu vendesse o Neymar para o Barça alegando, sem mostrar nada, que tinha um cheque de 10 milhões de euros que ele depositaria no dia seguinte se eu topasse vender o Neymar. Eu disse, ‘o cheque se você quiser depositar o problema é seu e do Barcelona, o Santos não quer vender'. Com a pressão do pai, reformulamos o contrato, diminuímos em uma ano a duração, diminuímos os direitos do Santos em direitos de imagem, aumentamos o salário, fornecemos bônus, desde camarote exclusivo até condições de treinamento para atender contratos publicitários. Mas o pai do Neymar era insaciável, ele queria ganhar dinheiro até promovendo a reforma do gramado do centro de treinamento da Vila Belmiro, o que a gente negou."


O que é pior, esse embrolho todo pode prejudicar o desempenho de Neymar na Copa do Mundo. E projeto de craque pode se tornar Mercenário.
"Ele está usando esse argumento agora para dizer que o Santos sabia que ele tinha recebido 10 milhões de adiantamento, o que rigorosamente é mentira. Ele está querendo desviar o foco porque está sendo vigiado pela justiça espanhola e pelo fisco brasileiro, provavelmente para saber se esse dinheiro que entrou pagou os impostos devidos. O Santos não tem absolutamente nada a ver com isso", encerrou Luis Álvaro.Fora do dia a dia da Vila, o cartola não quis opinar sobre uma possível representaçção do Santos na Fifa por assédio da parte do Barça.Pressionado pelas notícias sobre irregularidades na compra de Neymar, Sandro Rossel renunciou ao cargo de presidente do Barcelona na semana passada e em seguida o clube catalão apresentou detalhes do contrato da transferência, admitido que o atleta havia custado 86,2 milhões de euros e não 57 milhões, como se declarava até então.O Santos teria recebido 17 milhões, Neymar 40 milhões e a diferença seriam prêmios e bônus - salário, nas palavras de Neymar pai - pagos ao jogador.Depois das declarações do presidente licenciado do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, de não ter conhecimento do adiantamento de 10 milhões de euros a Neymar, o pai do craque resolveu se manifestar e divulgou a carta de autorização do Santos para que o jogador negociasse com qualquer clube do mundo.O documento data de 8 de novembro de 2011, como o pai de Neymar disse no Bate Bola de terça-feira. Na entrevista do presidente licenciado, Luis Alvaro, à rádio ESPN, ele afirmou ter dado autorização, mas não disse que havia um documento por escrito. "Ele me perguntou se eu o autorizava a conversar com outros clubes e respondi que não tinha como proibir. Você pode conversar com quem quiser", eu disse, respondeu Luis Alvaro.A tendência neste momento é o Sonda tentar processar Neymar para participar do total da venda, estimado em 86 milhões de euros. O Santos não admite ter conhecimento do adiantamento de 10 milhões de euros, mas não deve fazer mais nada. Acha relativa a questão do assédio, até mesmo por ter autorizado o negócio, como o documento comprova.Se alguém quiser processar Neymar não terá sucesso. As empresas do craque fizeram diversos contratos de natureza diferentes, que descaracterizam qualquer tipo de assédio.Neymar ganhou bastante no negócio. Basicamente o que mereceu e trabalhou para receber.