segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FUTEBOL BRASILEIRO DEIXOU DE SER UM ESPETÁCULO E PASSOU SER UMA RINHA DE GALO


No ultimo final de semana o futebol cearense protagonizou os noticiários locais. Não pelo jogo em si, mas pela violência, em campo, nas arquibacadas e ns ruas. Destruiram o ptrimônio pulblico, o PV. Bringas com policiais, e entre torcedores. E na estatísca teve uma morte.
A ação das torcidas organizadas há muito ultrapassou o limite da civilidade. A situação de São Paulo é mais grave, até pelo tamanho das torcidas. Por isso, mesmo regiões distantes dos estádios ficam reféns dessas gangues. Trechos de várias cidades brasileiras estão sujeitos à violência desses baderneiros em dia de futebol e a população fica sitiada. Na capital cearense, o clássico Ceará e Fortaleza foi marcado por ocorrências antes, durante e depois do jogo. Guardas municipais foram baleados por torcedores em um terminal de ônibus, pessoas consumindo drogas, praticando furtos e brigando na arquibancada acabaram na delegacia. Objetos foram lançados contra os carros na BR-116. No ultimo final de semana não foi diferente. Violência no jogo do Ceará no sábado, e no jogo do fortaleza no domingo, nesse a vioência foi bem mais grave. Teve até morte.
É preciso medidas radicais Policiais devem se infiltrar nas organizadas para identificar os baderneiros. É preciso fazer interceptações telefônicas para rastrear as comunicações de quem marca esses encontros pela internet, providencia as armas, as drogas e comete outros delitos.  É necessário promover uma prisão em massa por formação de quadrilha, tráfico de entorpecentes e espancamento. Tem de ser assim porque as torcidas organizadas estão se transformando em criminosos organizados.  Os clubes de futebol também devem ser cobrados, pois as organizadas têm regalias. Existem agremiações que distribuem ingressos de graça para as facções ou disponibilizam a venda para elas em guichês exclusivos. Além disso, há membros de torcidas organizadas que participam de conselhos deliberativos de times. Oproblema é bem mais sério do que parece. E a polícia também não contribui.
Penso que poderia estudar o que foi feito na inglaterra para resolver problemas entre brigas de torcedores rivais. a Scotland Yard criou um gabinete só para vigiar e punir os hooligans, os torcedores violentos daquele país, que foram proibidos de viajar para outras localidades da Europa. “Lá, eles foram cadastrados; clubes perderam pontos quando a torcida deles provocou conflitos; e chefes de torcidas, que também fazem tráfico de drogas, foram responsabilizados criminalmente”, enumera o professor. Os hooligans não foram extintos, mas estão sob controle da polícia e da Justiça. Na Itália, a polícia fiscaliza e prende quem combina brigas pela internet.
Pensou-se em jogos com torcida única. As ultimas experiências mostraram que nã deram muito certo. O ultimo clássico entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, somente a torcida azul entrou no estádio e de nada adiantou. Os vandalos jogaram objetos no campo e houve também confrontos com a polícia. O que é pior a rapousa perdeu seis mandos de campo.
É uma pena que o nosso principal espet´culo tenha se transformado numa rinha de galo. É violência dentro de campo, provocações, jogadores colocando a torcida contra o árbitro e exitando brigas. E o futebol que é bom,,, pobre de n´´os amantes do futebol.