sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Fascite Plantar.

Sente dor na sola do pé ? Cuidado, pode ser
a temida Fascíte Plantar
Você toca o chão ao se levantar e sente aquela dorzinha na sola dos pés. A sensação de ter pisado em um alfinete ou e tomar um pequeno choque elétrico é o primeiro sinal da fascite plantar, inflamação ocasionada por microtraumatismos de repetição na espessa estrutura fibrosa que vai do osso do calcanhar até a base dos dedos, chamada fáscia plantar. A dor, evidente pela manhã, pode aparecer também depois de um tempo sentado ou breves descansos. A fascíte plantar ocorre quando a pele grossa que liga o calcanhar ao dedão do pé fica irritada, inflamada ou dolorosa. A patologia tem como uma das causas microtraumas repetidos na fáscia na tuberosidade plantar medial do calcâneo. Assim, a cada passo dado pelo paciente, a fáscia é tensionada gerando micro rupturas, inflamação e dor.
Alguns fatores que causam a fascite plantar:
- Alterações no arco do pé (pé plano e pé cavo são muito mais vulnerável à lesão)
- Tipo de pé e pisada;
- Desequilíbrios musculares e articular do pé;
- Excesso de peso;
- Calçados inadequados e desconfortáveis;
- Corridas de longa distância;
- Sobrecarga, erro de treinamento para corridas e esportes
- Longas caminhadas sem preparação;
- Trabalhar muito período de tempo em pé;

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Importância de Brincar

O brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança.
É através do brincar que ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação... O brincar potencializa o desenvolvimento, já que assim a criança aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Valorizamos muito o brincar, reconhecemos sua importância no desenvolvimento da criança e, por isso, estamos preparando um espaço totalmente voltado para isso. 

Bambolim