sábado, 15 de maio de 2021

METODOLOGIA X DIDÁDICA.

A metodologia estabelece as relações entre o novo conhecimento e os que o aprendiz já possui. Possibilita a abordagem do conteúdo a partir de uma referência filosófica e metodológica propriamente dita, valorizando a construção do conhecimento e as relações entre professor e aluno, os objetivos e fins da educação, sem perder de vista o contexto socioeconômico e político. Portanto, a metodologia não pode ser confundida com as técnicas de ensino, pois é muito mais do que isso. Ela supõe o uso das técnicas, mas não se resume só a isso. A opção por uma metodologia tradicional e autoritária ou crítica e questionadora revela a postura política do educador, isto é, a sua visão de mundo, de sociedade, seus valores, enfim como concebe o seu trabalho com o professor e cidadão e a serviço de quem e para quê coloca o seu trabalho. Embora seja tão importante tal opção nem sempre é/está consciente ou clara para o profissional da educação. A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A didática é responsável pela organização dos processos que serão desenvolvidos junto ao aprendiz de modo a facilitar a aprendizagem, ou seja, ela prevê o caminho a ser feito para a apresentação, discussão, reflexão e compreensão de um conteúdo. Portanto, a didática implica o planejamento da ação pedagógica. Ela faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. ela envolve reflexão sobre a função social do ensino, os determinantes sócio-econômico-políticos, a relação com os outros campos do saber, enfim, compreender a realidade vivida e os desafios postos para a educação no contexto histórico-social em que se insere a escola, os alunos, os professores, etc. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. Para Luckesi (1987), a didática deve assumir um papel significativo na formação do educador e, dessa forma, não pode reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos para se desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, e sim, deve ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade. Conclui-se que a Metodologia nos dá juízos de realidade, e a Didática nos dá juízos de valor. Juízos de realidade são juízos descritivos e constitativos. Exemplos: • Dois mais dois são quatro. • Acham-se presentes na sala 50 alunos. Juízos de valor são juízos que estabelecem valores ou normas. Exemplos: • A democracia é a melhor forma de governo. • Os velhos merecem nosso respeito. A partir dessa diferenciação, podemos inferir que podemos ser metodologistas sem sermos didáticos, mas não podemos ser didáticos sem sermos metodologistas, pois não podemos julgar sem conhecer.

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