domingo, 8 de setembro de 2013

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho de Fundamentos da Educação Física:


Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.
Atividade Física é toda forma de movimentação corporal,com gasto energético acima dos níveis de repouso.(CASPERSEN  1985).
Exercício físico é a atividade física planejada, sistematizada e repetitiva. Este sempre tem um objetivo a ser alcançado: manutenção, desenvolvimento, recuperação de um ou mais componentes da aptidão física.
Aptidão Física: Capacidade e o estado de rendimento do ser humano,assim como a disposição atual para uma determinada área de atuação.A condição de uma capacidade de rendimento psicofísica acima da média.
Esportes:  Desporto (português europeu) ou Esporte (português brasileiro)é uma atividade física ou mental (Xadrez) sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos.
Art. 3o O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:
I - desporto educacional, praticado nos sistemas de ensinos e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer;
II - desporto de participação, de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção de saúde e educação e na preservação do meio ambiente;
III - desporto de rendimento, praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações.


Saúde:  Segundo a OMS saúde é um estado de amplo bem-estar físico,mental e social então somente a ausência de doenças e fraquezas.
Regulamentação da Educação Física:
Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física.
O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.
Apenas serão inscritos nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física os seguintes profissionais:
I - os possuidores de diploma obtido em curso de Educação Física, oficialmente autorizado ou reconhecido;
II - os possuidores de diploma em Educação Física expedido por instituição de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da legislação em vigor;
III - os que, até a data do início da vigência desta lei, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, nos termos a serem estabelecidos pelo Conselho Federal de Educação Física.
Em março de 2004, são instauradas as novas diretrizes curriculares nacionais (DCN’s) para os cursos de educação Física, o que acarretou na famosa divisão curricular, surgindo nesse momento dois cursos: licenciatura e bacharelado.
Com as mudanças no mundo do mercado de trabalho, na década de 80 grupos privatistas da área idealizavam o campo não escolar como um novo campo de trabalho, tendo uma visão lucrativa e empreendedora da mesma, dessa forma entendendo a Educação Física apenas como um mercado das atividades físicas. Com essa idealização esses grupos privatistas (atual CONFEF/CREF’s) queriam a criação de um curso que viesse a suprir a demanda para a formação desse novo campo informal e precário que se “abria”. Após um tempo surge a Resolução 03/87 criando o bacharelado, que foi uma descaracterização epistemológica da área, na tentativa de assegurar o trabalho nos campos não-escolares, descaracterizando assim o  trabalho pedagógico. Depois de longas discussões, anos mais tarde em 2004 ocorre a divisão do curso de Educação Física, sendo assim, aprovada as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (07/2004). É relevante ressaltar que o sistema CONFEF/CREF’s teve grande influência para firmar essa divisão curricular, pois, seu interesse é apenas de mercado, isto é, com a formação dos bacharéis em Educação Física ele obriga que todos se filiem a ele para poder exercer a profissão.
Competências dos Profissionais de Educação Física:
Coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de Educação Física.
A História da regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil:
• Profissionais que manifestavam e/ou escreviam a respeito desta necessidade, sem contudo desenvolver ação nesse sentido;
•Década de 80 quando tramitou o projeto de lei relativo à regulamentação sendo vetado pelo Presidente da República.
•Vinculada ao processo de regulamentação aprovado pelo Congresso e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98, publicado no Diário Oficial de 02/09/98.
Crefs:
CREF1/RJ-ES; CREF2/RS; CREF3/SC; CREF4/SP; CREF5/CEMAMAPI;CREF6/MG;CREF7/DF;CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR; CREF9/PR; CREF10/PB-RN; CREF11/MS-MT; CREF12/PE-AL; CREF13/BA-SE CREF14/GO-TO.
 Principais documentos do CONFEF:
-DO PROFISSIONAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
-DO OBJETO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.
-REFERÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE NO PAÍS.
-DA PREPARAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE.
-DA INDISPENSABILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE NAS ESCOLAS.
-DA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DEQUALIDADE NOS SEUS DIVERSOS ESPAÇOS.
-AS RESPONSABILIDADES DOS GOVERNOS PARA O FOMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE.
-DAS RESPONSABILIDADES DO CONFEF/ CREFs.
Propõe normatizar a articulação das dimensões técnica e social com a dimensão ética, de forma a garantir, no desempenho do Profissional de Educação Física, a união de conhecimento científico e atitude, referendada a necessidade de um saber e de um saber fazer que venham a efetivar-se como um saber bem e um saber fazer bem.
 O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observando os preceitos.
Os princípios fundamentais:
Os princípios fundamentais exigíveis a todo estudante do Curso da Educação Física são os mesmos constantes do Código de Ética do Profissional de Educação Física, por razões óbvias, uma vez que o Estudante está sendo preparado para exercer todas as funções
Área de Atuação Bacharelado
 A atuação do bacharel em Educação Física estabelece-se na área não formal de ensino, isto é, na Educação Física não-escolar.
Intervenção profissional.
Mercado de trabalho Bacharelado O Profissional de Educação Física atua como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviços em Atividade Física, Desportiva e/ou Recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades físicas, tais como: Instituições de Administração e Prática Desportiva, Instituições de Educação, Escolas, Empresas, Centros e Laboratórios de Pesquisa, Academias, Clubes, Associações Esportivas e/ou Recreativas, Hotéis, Centros de Recreação, Centros de Lazer, Condomínios, Centros de Estética, Clínicas, Instituições e Órgãos de Saúde, "SPAs", Centros de Saúde, Hospitais, Creches, Asilos, Circos, Centros de Treinamento Desportivo, Centros de Treinamento de Lutas, Centros de Treinamento de Artes Marciais, Grêmios Desportivos, Logradouros Públicos, Praças, Parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.
Área de atuação Licenciatura: 
Educação Física estabelece-se na área formal de ensino, público ou privado.
Intervenção profissional.
Mercado de trabalho Licenciatura o profissional pode atuar em todos os níveis de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, no planejamento, implantação, implementação e avaliação de programas do componente curricular Educação Física.



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