domingo, 8 de setembro de 2013

EIS O TRABALHO QUE DE NATAÇÃO QUE ME ROUBOU O FINAL DE SEMANA. AS QUESTÕES OBJETIVAS E CONTEXTUALIZADAS FORAM TODAS ELABORADAS POR MIM.


                               Centro Universitário Estácio do Ceará.
                                                      Teoria e Prática da Natação.




Análise Biomecânica do Nado Craw.
Prof. Eduardo Jorge.


Mariane Bandeira Girão.


Fortaleza, 2013.


1.  A Natação vem se firmando cada vez mais em nossa sociedade. È um dos esportes mais primitivos. Através deste o homem se divertia, e em muitas vezes o ajudava na caça ou até mesmo na sua sobrevivência. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. Sobre a natação é incorreto afirmar:
(A) A natação é tão antiga quanto o homem, e este teria aprendido a sustentar-se na água por instinto de sobrevivência e por observação dos animais.
(B) Apesar do aumento do interesse das pessoas pela natação, não houve aumento significativo de escolas desta modalidade o que obrigou os profissionais desta área a buscarem outras áreas de atuação.
(C) O processo de aprendizagem da natação pode ser definido como uma mudança interna do indivíduo, ocasionando uma melhora relativa e permanente em seu desempenho, como resultados da prática.
(D) Atualmente as pessoas procuram a natação para melhorar a saúde.
(E) As propriedades da água produzem efeitos benéficos, não só ao físico, mas também ao psíquico do praticante de natação.
2. Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma que o homem dispunha para sobreviver. Os Povos antigos (assírios, egípcios, gregos, romanos e etc.) eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir dos primeiros nadadores basearam-se no instinto e na observação de animais. Com base na afirmação, marque opção correta sobre a evolução da Natação.
a. Na Grécia a Natação era para treinamento de guerreiros e estava no currículo das crianças.
b. Para Platão, o Homem que não sabia nadar não era educado.
c. Em Roma o culto a beleza , fez a natação um dos exercícios mais importante.
d. Hallorem foi o primeiro manual de natação e descreve o estilo peito.
e. No Renascimento a Natação teve seu desenvolvimento prejudicado.
3. A modalidade esportiva Natação é uma atividade importante e deve ser praticada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia devido as suas vantagens na formação dos jovens. A sua prática, para alunos iniciantes, deve priorizar a sequência pedagógica presente na alternativa:
a) Atividades educativas de todos os estilos de nado.
b) Exercícios educativos de todos os estilos e a flutuação.
c) Atividades e exercícios educativos de adaptação à água, flutuação e iniciação ao nado livre.
d) Exercícios educativos do nado livre.
e) Atividades e exercícios educativos de adaptação à água e iniciação ao nado peito.
4.  A Natação é uma atividade esportiva mais praticada no Brasil pelos benefícios que trazem para a saúde e melhoria de qualidade de vida. Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos. Sobre tais atividades, é CORRETO afirmar que:
a) melhora o condicionamento físico e os riscos de lesões são pequenos.
b) é só na água que podemos desenvolver força de resistência.
c) melhora consideravelmente o equilíbrio dos praticantes.
d) tem uma forte ação da gravidade, os exercícios têm mais resistência.
e) é uma excelente opção para os alunos que querem desenvolver a velocidade.
5. Na Natação existem fundamentos decisivos para um bom desempenho dos praticantes. Apesar de serem comuns à quase todas as provas de piscina, não são todos nadadores que realmente compreendem sua importância. Sobre os fundamentos da Natação podemos dizer que:
a) De forma geral, a propulsão de pernas na natação corresponde a cerca de 60% do deslocamento.
b) De forma geral, a propulsão de braços na natação corresponde a cerca de 60% do deslocamento.
c) A respiração consiste em adequar a forma de respirar fora do ambiente de treino e, portanto, deve-se fazer uma reeducação respiratória.
d) Coordenação geral objetiva a progressão do nado.
e) A chegada, antes da virada do nado peito, pode ser feita com as mãos ou pés, desde que sejam simultâneos.
6. O método de ensino que, em princípio, caracteriza-se pela intenção de adequar toda a complexidade do jogo, através de uma sequência de jogos pré-desportivos simplificados e acessíveis à faixa etária e à capacidade técnica do aluno, é o:
a) Método global.
b) Método global funcional.
c) Método analítico.
d) Método da confrontação.
e. Método Misto.
7.  Para o ensino da natação, assim como de qualquer outra modalidade esportiva ou forma de atividade física sistematizada, é necessário o planejamento e a adequação dos processos pedagógicos a certos princípios teóricos, voltados aos objetivos que se deseja alcançar e os meios para tal.   O processo de ensino da natação passou por muitas mudanças através do tempo, recebeu diversas influências de muitas correntes de ensino, que foram criadas até chegar a um status capaz de satisfazer as necessidades pedagógicas. Qual a concepção mais apropriada para o ensino moderno da Natação.
a. Concepção Global.
b. Concepção Analítica.
c. Concepção Mista.
d. Concepção da Confrontação.
e. Concepção Sintética.
8. A concepção Sintética traz uma definição contrária da analítica, porque é partindo do todo que se identificam as partes e consegue desenvolve-las da melhor forma (GRECO, 1998)Parte do que o aluno já sabe e, através de situações problema, jogos, brincadeiras e transformações de execuções técnicas convencionais, busca alcançar uma forma eficaz de nado, pautada na capacidade de adaptação do nadador ao estilo a ser ensinado. Em que corrente psicológica foi apoiada a concepção em questão;
  a. Associacionismo de Wilhem Wundt (1832-1920)
  b. Behaviorismo de John B. Watson (1878-1958)
  c. Gestaltismo de Wolfgang Kohler (1887-1967)
  d. Psicanálise de Sigmund Freud (1856-1939)
   e.Construtivismo de Jean Piaget (1896-1980)

9. Segundo o livro Metodologia da Natação ( Machado, 1978), a sequência pedagógica do aprendizado da Natação pode ser dividida em cinco unidades,desenvolvidas mediantes educativos e jogos lúdicos. Com base nessa informação, a alternativa que aponta a sequência correta de aprendizado é;
a. Respiração, Mergulho Elementar, Adaptação Aquática, Flutuação e Propulsão.
b. Adaptação Aquática, Flutuação, Respiração, Propulsão e Mergulho Elementar.
c. Flutuação, Respiração, Adaptação Aquática Propulsão e mergulho Elementar.
d. Respração, Flutuação, Adaptação Aquática Propulsão e mergulho Elementar.
e. Flutuação, Adaptação Aquática, , Respiração, Propulsão e Mergulho Elementar.

10. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo. A propriedade Física da água foi caracterizada por Arquimedes;
a. Tensão Superficial.
b.Densidade.
c.Termodinâmica.
d. Flutuabilidade.
e.Empuxo.

11. Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido estudado, a água. Para entendermos melhor estudar termos como flutuação, flutuabilidade, densidade tensão superficial. Aponte a alternativa que contém o termo e definição coerentes.
a. Flutuação é a qualidade ou propriedade de flutuar. Quando um corpo flutua bem, dizemos que sua flutuabilidade é positiva e quando tende a afundar sua flutuabilidade é negativa.
b. Flutuabilidade é a capacidade que um corpo tem de se manter à superfície de um líquido, sem nenhum auxílio.
c.Tensão Superficial é troca de calor entre o corpo e o meio.
d.Termodinâmica é o efeito que ocorre na camada superficial de um líquido, transformando a sua superfície numa espécie de membrana elástica evitando que corpos leves afundem.
e. Densidade é a relação entre a massa e o volume de um objeto.

12. Uma dificuldade com que se depara um sujeito nos primeiros contactos com o meio aquático relaciona-se com a respiração. A impossibilidade de utilizar o mecanismo respiratório habitual no meio aquático, especialmente quando se encontra em decúbito ventral, implica a necessidade de aquisição de novos automatismos. Sobre a respiração aquática é possível afirma;

a.  No início, a respiração era desenvolvida elevando-se a cabeça para frente e para fora, o que facilitava muito na execução do nado.
b. Fundamento que mais beneficiou a evolução da natação e seus estilos de nado.
c. Inspirar e expirar o mínimo possível constitui elemento primordial no domínio da respiração.
d. Combinar os dois movimentos respiratórios, inspiração fora d’água pela boca e expiração dentro d’água pela boca e pelo nariz simultaneamente, de acordo com a progressão na água.
e. Respiração frontal é Rotação do pescoço associado a um rolamento lateral (giro) do tronco.

13. Quando você aprende a nadar, uma das maiores dificuldades é a respiração. A partir do momento em que você melhora a técnica, a respiração se torna mecânica e fácil de ser realizada, além de aumentar o rendimento do nadador (se for feita de maneira correta). Assinale a alternativa correta com a sequência pedagógica da respiração para um melhor aprendizado do aluno.
a.Educação Respiratória, Respiração Frontal, Respiração Lateral e Respiração Bilateral.
b.Respiração Frontal,Respiração Bilateral, Educação Respiratória e Respiração Lateral.
c. Educação Respiratória, Respiração Lateral, Respiração Frontal e Respiração Bilateral.
d. Respiração Lateral,Respiração Bilateral, Educação Respiratória e Respiração Frontal.
e. Educação Respiratória, Respiração Frontal, Respiração Bilateral e Respiração Lateral.

14. A respiração aquática irá comandar todas as ações do aprendiz durante as lições
seguintes, pois é o ponto mais importante da coordenação no meio líquido e o mais
crítico da aprendizagem, principalmente por não corresponder ao nosso habitat, que é a
terra e não a água. Faça uma análise correta das quatro fases da sequência da respiração com um educativo correspondente.

I. Educação Respiratória.
II. Respiração Frontal.
III. Respiração Lateral.
IV. Respiração Bilateral.

A. Dentro d'água - Abaixar e levantar, submergindo a cabeça, inspirando fora
(pela boca) e expirando dentro d'água (pela boca/nariz). Aos poucos o aprendiz irá
controlar o ritmo respiratório.
B. A Carreta - Dois a dois, um companheiro segurando o outro pelas mãos,
estando este último estendido em decúbito ventral. O primeiro puxa o segundo, que
vai executando a respiração frontal, isto é, elevando a cabeça à frente para tomar ar
e baixando-a.
C. De pé, inspirar com a cabeça voltada para um lado, expirar dentro d’água,
contando mentalmente até 3 e executar em seguida a inspiração do lado oposto.
D. Em pé, com o rosto na água, efetuar a expiração e em seguida inspiração
lateral (qualquer lado).

a. I-A,II-B,III-C,IV-D.
b. I-D,II,C-III-B,IV-A.
c. I-A,II-B,III-D,IV-C.
d.I-B,II-C,III-A,IV-D.
e. I-C,II-D,III-A,IV-B.

15. É muito importante que o professor de Natação para crianças ou adultos iniciantes adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações e os medos dos alunos. Vale lembrar que além dos movimentos característicos do esporte já serem uma novidade, há ainda o fator agravante de ser a Natação um esporte realizado no meio líquido, onde as leis físicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia fora d’água. Assim, NUNCA deve-se iniciar o processo de aprendizagem da Natação pelo aprendizado dos estilos formais. O devemos aplicar  na primeira aula é;
a. Explicações prévias sobre a profundidade e outras dimensões da piscina, temperatura da água, locais de saída e sucção da água dentro da piscina, etc.
b. Passeio pela piscina.
c. Propulsão mais deslizamento supinado da borda para a piscina, submerso.
d. Abrir o olho na água:Duas mãos na borda , rosto na água; sem mãos na borda; dois-a-dois; enxergar o próprio pé, contar quantos dedos o colega pôs.
e. Respiração básica: Fazer a técnica fora d’água; segurar com as duas mãos na borda e colocar o rosto na água (de pé), o mesmo sem mãos na borda; saltitar e ao comando abaixar a cabeça e soltar o ar; soltar o ar com as duas mãos na borda e batendo pernas.

16. Entende-se por adaptação ao meio aquático, “o processo que envolve a iniciação à natação, recorrendo ao domínio do corpo na água, com base nos objetivos de cinco domínios:

I- Equilíbrio.
II- Virada.
III- Respiração.
IV- Mergulho Elementar.
V- Propulsão.
VI- Salto.
VII- Coordenação.
VIII- Imersão.

Estão corretos somente os itens;

a. I,II,IV,V VI.
b. I,III,V,VI,VIII.
c. II,III,V,VI,VIII.
d. I,II,III,IV,V.
e. III,V,VI,VII,VIII.

17.  A Natação é considerada um esporte peculiar e suas características são bem distintas com relação aos outros, devido o meio onde é praticado. Segundo Costill et al. (1995) a água é 1000 vezes mais densa que o ar e, assim, quando o corpo se desloca em uma determinada direção, o mesmo recebe uma resistência que é oposta ao movimento chamada de;
a. Viscosidade.
b. Arrasto.
c. Empuxo.
d. Tensão Superficial.
e. Fluxo laminar e Turbilento.

18. A água consiste de moléculas que tendem a flutuar em correntes regulares até que algum corpo interrompa o movimento. Essas duas correntes foram definidas por Costill et al. (1995) como fluxo laminar e turbulento, onde o laminar oferece menor resistência ao avanço quando comparado ao turbulento. A medida que o nadador avança, as correntes saem do estado laminar e se transformam em correntes turbulentas. As correntes turbulentas criadas pelos nadadores recebem influências de três fatores, que estão expressas na alternativa;
a. Inércia, princípio fundamental da dinâmica e na ação e reação.
b. o formato corporal dos nadadores, a orientação de seu corpo na água e a velocidade dos movimentos corporais.
c. Viscosidade, arrasto e pele de tubarão.
d. Impulsão, propulsão e deslize.
e. Força, movimento e aceleração.

19. Arrasto é a força que resiste o movimento de um corpo através de um fluido (líquido ou gasoso) Costill et al. (1995) e Maglischo (1999, 2003) descrevem três tipos de arrastos: Arrasto de Forma, Arrasto de Onda e Arrasto Friccional. Assinale a alternativa que descreve o arrasto friccional.
a. Causado pela fricção entre a pele e as moléculas de água que entram em contato com os nadadores à medida que se deslocam. No deslocamento, moléculas de água acompanham o corpo, batem em outras moléculas rompendo o fluxo laminar até uma certa distância da pele.
b. É a causado pelas ondas (turbulência) geradas pelos nadadores
na superfície da água. A forma mais comum de arrasto de onda é a criada pelas ondas de proa (frente) que fazem pressão contra os corpos dos nadadores e diminuem sua velocidade de progressão.
c. Causado pelo porte e pela forma dos corpos dos nadadores em seu deslocamento propulsivo na água. Para reduzir o arrasto, o corpo deve ficar o
mais horizontal possível em relação à água, sem diminuição da força propulsiva.
d. Os líquidos possuem uma propriedade chamada viscosidade, que se refere ao atrito interno. A Viscosidade caracteriza-se pelas forças de atrito que impedem o fluido de se mover ou escorregar.
e. A diferença de massa pode resultar em força de reação diferente.

19. O polêmico maiô LZR Racer, que vestiu 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais em 2008, é feito com tecido ultrafino que repele a água e comprime os músculos. Assim, o nadador desliza com mais eficiência e menos esforço. Esses super maiô diminui;
a. Arrasto de Forma.
b. Arrasto de Onda.
c. Arrasto Friccional.
d. Viscosidade.
e. Fluxo Laminar e turbulento.

20. A propulsão pode ser definida como o equilíbrio entre as forças propulsivas e resistivas, buscando maximizar o efeito das forças propulsivas e minimizar o efeito das forças resistivas para otimizar o deslocamento no meio aquático. È incorreto afirmar que;
a. A propulsão do nadador depende do trabalho de movimentos coordenados de pernas e braços.
b. Um corpo imerso se desloca melhor que na superfície da água, porque a resistência frontal é menor e o fluido escorre igualmente pelo o corpo.
c. A posição do corpo deve ser a mais horizontal possível em relação à água.
d. Representa dos braços 20 a 30% da propulsão de nado e das pernas 70 a 80%.
e. A propulsão dos braços possui duas fases: uma Aquática também chamada de fase praropulsiva ou positiva e outra Aérea – fase não propulsiva, negativa ou de recuperação.
21.Quando uma pessoa está a flutuar, a soma das forças que agem sobre ela em qualquer direção dever ser igual a zero. Essas forças são o peso da pessoa com um sentido vertical para baixo e a força da água com sentido vertical para cima, denominada empuxo. Sobre flutuabilidade é correto afirmar;
a. Se o peso do corpo for maior que a força de empuxo ele flutuará.
b. Se o peso do corpo for menor que a força de empuxo ele afundara.
c. Se o corpo de uma pessoa conte uma elevada quantidade de gordura, que é muito leve, ele afundará.
d. Quanto maior a quantidade de ar nos pulmões,maior é capacidade de flutuar.
e. As mulheres, devido sua maiores proporções de gordura, tem maior probabilidade de afundar que os homens.
 22. O nado livre, comumente conhecido como nado crawl, é um estilo da natação competitiva e de natação utilitária, como, por exemplo, para o desenvolvimento de aptidão física e saúde. Para a sua prática, o nadador deve executar batidas de pernas, braçadas e respirações de forma coordenada, a fim de proporcionar o seu eficiente deslocamento. A respeito desses três componentes sincronizados do nado crawl, julgue os itens a seguir.
a. Na pernada descendente, a articulação do tornozelo deve estar flexionada.
b. A braçada possui três fases: a aérea, a subaquática e a de propulsão.
c. Para o movimento respiratório, a cabeça deve ser levantada pela hiperextensão do pescoço, coincidindo com a mais alta posição do ombro durante a ação dos braços.
d. O trabalho das pernas é um movimento alternado na direção horizontal, iniciando um, antes que o outro termine, de modo que as ações não percam a continuidade e possam fundir-se a ponto de parecer um único movimento.
e. Para o movimento respiratório, a cabeça deve ser levantada pela flexição do pescoço, coincidindo com a mais alta posição do ombro durante a ação dos braços.
23. 14. Segundo Navarro (1995) a posição do corpo deverá adotar uma posição hidrodinâmica: elevado,estendido, alinhado, descontraído e natural. Associe o erro com os pontos a serem corrigidos na prática danatação:
ERROS
I Cabeça escondida ou elevada
II Posição baixa das pernas
III Posição encolhida
IV Nado plano: oscilações laterais
PONTOS RELACIONADOS
Deslizamentos e arrastes
Pernada mais rolamento
Mirar para frente e para baixo
Exercícios de pernadas
A sequência que corresponde o erro e o ponto a ser treinado é:
a. II, IV, I e III.
b. I, II, III e IV.
c. II, I, III e IV.
d. III, IV, II e I.
e. III, IV, I e II.
24. Como parte complementar do "Ensino de Nadar", devemos colocar
atividades que possam fazer com que o aluno mergulhe da borda da piscina de
uma forma simples e cuidadosa, a isto chamamos de mergulhos elementares. As opções abaixo contém cuidados que o aluno deverá ter ao executar o mergulho, exceto em;
a. Manter a cabeça encaixada entre os braços.
b. Ao sair do bloco, o alunos deverá afastar os braços pra que a cabeça entre em contato com a água primeiro.
c. Entrar com pouca força de impulso.
d. Direcionar as mãos para frente e para dentro da água.
e. Nunca deixar que os joelhos se flexionem após o impulso.
















Análise Biomecânica do Nado Craw.
   Segundo Marcelo Garcia Massaud em sua obra 4 nados aprendizado e aprimoramento, o estilo craw, o nadador em decúbito ventral assume postura plana e horizontal na superfície da água, com o corpo estendido. Cabeça, ombro, tronco e pernas situam-se o mais próximo possível da superfície, o que evita aumento nas forças de atrito, o que dificulta a progressão.A movimentação dos membros superiores,conhecida por braçada, corresponde a uma circundação antero-posterior, sendo caracterizada, basicamente, em dois momentos importantes: a recuperação, fase aérea, que compreende o momento entre a saída e a entrada dos membros superiores na água; e a propulsão, fase subaquática, responsável pela progressão do nadador.
No início da recuperação, o cotovelo é a primeira parte do corpo a romper a superfície da água. Essa movimentação, quando realizada corretamente, garante entrada eficiente dos membros superiores na água. Nessa seqüência, os dedos são os primeiros a tocar a superfície aquática seguidos pela mão, antebraço, braço e ombro. Quando tais segmentos entram na água, inicia-se a fase propulsiva da braçada, que se divide em duas partes: tração, que objetiva puxar a massa líquida;e o empurre ou impulso,realizado pela extensão progressiva do membro superior, m conjunto responde pelo deslocamento do nadador à frente.A ação básica dos membros inferiores, conhecida como pernada, é composta por movimentos alternados ascendentes e descendentes, no plano vertical. Destina-se essencialmente à estabilização e à manutenção do equilíbrio, e não à manifestação de força propulsiva (Counsilman, 1984), mas nem por isso destina-se menor atenção a seus movimentos,que se concentram na articulação do quadril. Devido à posição ventral, com imersão da cabeça e ação alternada dos membros superiores, a respiração ocorre deforma lateral, correspondendo ao membro superior que se encontra na fase de recuperação, podendo ainda iniciar-seno final da fase propulsiva. À medida que este vai retornando para o interior da água, a cabeça retoma sua posição inicial,quando será efetuada a expiração.
      Para Wagner Domingos Gomes, autor do livro Natação uma alternativa metadológica, o craw é o nado mais rápido para as competições devido ao movimento contínuo de braços e pernas. Em nosso país é geralmente o primeiro nado a ser ensinado. O autor aconselha só iniciar o seu aprendizado após uma boa adaptação ao meio aquático.
Posição Inicial do Nado
Em decúbito ventral, com água na altura da testa, braços esticados à frente com a palma das mãos ligeiramente voltadas para fora e pernas esticadas para trás.
Braçada
Puxar a água para baixo e para fora, para dentro e para trás formando um desenho parecido com uma interrogação. Terminar a braçada na altura da coxa, recuperar o braço com o cotovelo alto de forma relaxada e executando o rolamento de ombros.
Fases da Braçada
Análise ortodoxa Moderna1 - entrada 1 - apoio2 - deslize 2 - tração3 - apoio 3 - empurrão4 - tração 4 - recuperação5 - dominação6 - empurrão7 - finalização8 - recuperação9 - ataque
Fases da Pernada
A perna bate verticalmente de forma alternada, tendo duas fases: a descendente, mais forte e a ascendente, mais fraca. Na fase descendente a perna inicia semi-flexionada e termina esticada com os pés ligeiramente voltados para dentro. Na fase ascendente a perna sobe esticada terminando semi-flexionada. O trabalho de perna inicia na articulação coxo-femural.
 Coordenação do Nado
O nado crawl pode ser de dois tempos, que imprime um ritmo de duas pernadas para cada ciclo de braçada; de quatro tempos, que imprime um ritmo de quatro pernadas para cada ciclo de braçada e o de seis tempos,imprimindo um ritmo de seis pernadas para cada ciclo de braçada. Os braços trabalham de forma alternada, um entrando na água e o outro saindo. A respiração é lateral e se dá no momento da finalização da braçada e início da recuperação. Ela pode ser para um dos lados (unilateral) ou para os dois lados(bilateral).
Educativos de Perna dentro D'Água
1 - Caso a borda seja próximo ao nível da água, bater as pernas segurando na borda. 2 - Deslizar em decúbito ventral com os braços esticados e unidos à frente,rosto dentro d'água, bater as pernas a partir do deslize.3 - Braços ao longo do corpo, bater as pernas com o rosto dentro d'água.4 - Um braço esticado à frente e o outro ao longo do corpo, bater as pernas.5 - Segurando a prancha trabalhar a braçada bilateral executando a respiração bilateral.6 - Tronco inclinado para frente, executar a braçada completa, respirando a cada três braçadas.7 - Pullbuoy entre as pernas, trabalhar a braçada respirando para um dos lados.8 - Repetir o exercício anterior, respirando a cada três braçadas.
Braço, Respiração e Pernada
1 - Segurando a prancha com a mão esquerda, trabalhando as pernas,executar a braçada com o braço direito respirando para direita (repetir o exercício para o outro lado).  2 - Segurando a prancha com a mão esquerda, trabalhar o braço direito com respiração (repetir três vezes), trocar a mão que segura a prancha e trabalhar o braço esquerdo com respiração (repetir três vezes).3 - Segurando a prancha com as duas mãos e trabalhando as pernas, executara braçada direita respirando para direita, parar a mão direita na prancha econtar quatro pernadas. Executar a braçada esquerda respirando para esquerda, parar a mão esquerda na prancha e contar quatro pernadas para repetir o ciclo.4 - Repetir o exercício anterior sem prancha. O braço ficará esticado sem segurar a prancha.5 - Braço esquerdo parado e esticado junto ao corpo, executar a braçada direita respirando para direita.  6 - Repetir o exercício anterior para o outro lado.7 - Braço esquerdo parado e esticado junto ao corpo, executar a braçada direita e respirar para esquerda. A cabeça deverá virar para respirar no momento em que a mão direita entrar na água e estiver na fase do deslize(repetir para o outro lado).
Coordenação do Nado Crawl
1 - Um braço esticado à frente e o outro ao longo do corpo. Contar seis pernadas executar a braçada com o braço que está à frente, recuperando ao mesmo tempo o outro braço (este exercício pode ser executado variando o número de pernadas).2 - O braço esquerdo esticado à frente e o direito ao longo do corpo. Pegar o ar para a direita rolando o ombro, olhar para o fundo e soltar o ar, pegar o ar novamente e quando olhar para o fundo executar a puxada com o braço esquerdo e recuperar o direito ao mesmo tempo.




    Cristine Kreuscher em seu blog descreve a técnica do Crawl ao observarmos um nadador de frente, lado ou pelo alto notamos: uma atitude plana e horizontal;ombros, costas, pernas e pés na mesma linha e alguns centímetros abaixo da superfície da água; qualquer desnível na posição do corpo, aumenta o atrito com a água;este atrito é causado pelo abaixamento das pernas provocado pela elevação da cabeça, sendo muito cansativo para o nadador;Ao invés de elevar a cabeça deve-se girá-la para respirar; o rolamento que o nadador faz,aumenta a eficiência do nado e auxilia diretamente no movimento das pernas e dos braços,deve ser feito igual para ambos os lados. Neste rolamento o quadril, rola menos que os ombros e as nádegas permanecem abaixo do nível da água.
   Pernas são menos propulsoras e mais equilibradoras do nado; ação alternada e contínua no plano vertical; cria propulsão,equilibra o nado e mantém o corpo na horizontal;Pés estendidos, como de um bailarino;pernas não devem ser rígidas.
   Braços são responsáveis pela propulsão do nado; ação alternada e contínua; a ação dos braços é dividida em duas fases: fase propulsiva (abaixo da superfície da água) e fase de recuperação (acima da superfície)
Fase Propulsiva. Agarre: base desta fase, logo que a mão entra na água, se move para baixo e para traz ;dedos unidos e mão plana;punho ligeiramente flexionado. Tração: Segue o agarre até que a mão chegue na linha do ombro; é o momento de criar a propulsão , para isto tem que haver pressão suficiente criada na superfície da mão e no antebraço;palma da mão voltada para traz;cotovelos flexionados e elevados; nesta etapa se inicia o rolamento corporal. Empurre: Acontece para fora e pra tras;transição suave e imperceptível; acontece no plano do ombro e termina na linha da cintura.
Fase de Recuperação. Desmanchamento: mãos e braços precisam ser elevados; esta ação acontece quando o corpo rola pra o lado oposto; o cotovelo sai primeiro; mão próxima da coxa. Recuperação:Acima da água;não contribui para a propulsão;se executada incorretamente pode prejudicar o nado no global;movimento suave, eficiente e confortável;flexibilidade do ombro é fundamental;quanto maior a liberdade de rotação do ombro, melhor será o desempenho; cotovelo alto, punho ;mão e dedos relaxados
Entrada: Mão entra primeiro;cotovelos elevados.
Respiração. Lateral pela boca e pelo nariz;feita para o lado em que o braço recupera;cabeça vira na mesma direção do rolamento corporal;a velocidade da água cria uma onda e uma cavidade em torno da cabeça que facilita a respiração;expiração dentro da água e de forma explosiva.
Coordenação dos movimentos de braços e pernas
6 batidas de pernas por uma braçada nos 100m (velocistas)
4 batidas de pernas por uma braçada nos 200m (meio fundistas)
2 batidas de pernas por uma braçada nos 800m (fundistas)
Saídas
Objetivo: Impulsionar o nadador a frente o mais rápido possível e com maior impulso.
   O Vôo deve ser o mais prolongado possível em seguida vem o atrito com a água;o corpo fica numa posição estendida; a cabeça flexionada entre os braços;a entrada na água começa pela ponta dos dedos;uma leve inclinação do corpo na entrada para favorecer o deslizamento ; a batida inicial deve começar com a diminuição do deslizamento.
    Para ter uma boa saída: Reação rápida;capacidade de gerar uma potência instantânea máxima;conhecimento e apreciação da mecânica adequada do corpo, juntamente com a capacidade de executá-la;compreensão dos princípios gerais de aerodinâmica relacionados ao movimento da água.
Tipos de saídas
Clássica ou convencional; nesta saída há um aproveitamento muito grande do impulso, devido ao movimento de rotação dos braços para traz. Com isto, o nadador demora mais a entrar na água, a velocidade será então somente na horizontal. Erros comuns: na saída erros na postura, braços para traz ou para frente,cabeça muito baixa ou muito elevada,corpo muito flexionado, pernas estendidas ou exageradamente flexionadas, quadris muito baixos,ombros muito elevados; não efetuar a circundução dos braços; falta de coordenação dos movimentos de braços e de pernas para uma boa impulsão;saltar para baixo, entrando na água muito próximo da borda; saltar para cima.
Agarre:é a mais usada, pois ganha mais tempo; cerca de um quarto de segundos sobre a outra. Desequilíbro pela flexão dos braços e lançamento;desequilíbrio/vôo/queda/deslize;entrada rasa;o início das atividades dentro da água dependerá do estilo a ser executado e da regra específica;no crawl começa mais cedo que os demais estilos;deslize com mais ou menos 60cm de profundidade;posição totalmente estendida; a velocidade do deslize é maior que a velocidade do nado, devido ao impulso gerado na saída;o impulso da saída deve ser usado em benefício do nadador; qualquer tentativa de começar o nada antes, diminui o deslize.
erros mais comuns:Não segurar na plataforma de saída;posição de postura errada: pernas muito fletidas e quadris baixos,cabeça alta olhando pra frente, pernas estendidas;soltar as mãos da plataforma antes do corpo estar projetado à frente; impulsionar antes das pernas estarem paralelas à água;antes de impulsão, não abaixar a cabeça e puxar os braços fletidos; não estender as pernas durante o vôo , entrando na água carpado.
Viradas
Uma boa virada depende de:
   Uma boa aproximação da parede;um toque ou ponto de rotação bem calculado;transição veloz do movimento linear para o rotatório;um impulso e deslizamento equilibrado;início correto dos movimentos iniciais.
Aproximação: veloz em direção a parede;velocidade linear transformada em velocidade rotatória (virada olímpica) ; avaliação completa do momento da virada.
Toque: No crawl não é necessário o toque das mãos e sim qualquer parte do corpo ; no crawl é beneficiada (cambalhota da virada olímpica)
Rotação: Deve ser rápida; corpo contraído;ação das mãos e braços para baixo;ângulo completo de 180 graus deve ser atingido antes do impulso;cabeça baixa entre os braços.
Deslize: Corpo estendido; profundidade mais ou menos 45 cm
Movimentos Iniciais: não devem acontecer muito rápido; ocorre na velocidade máxima do deslize.
Tipos de Viradas
Simples (grampo)- Uma mão toca a parede e a outra permanece atraz; girar o corpo colocando os pés na parede;pernas flexionadas;lançar o braço da parede para cima da cabeça;dar o impulso com os braços a frente e estendidos.
Olímpica:o nadador aproxima-se da borda faz um mergulho em direção oposta , girando o tronco para que fique com o tronco voltado para baixo, impulsiona as pernas na na parede e desliza em direção a outra borda com os braços estendidos a frente.
Erros comuns nas viradas. Simples: tocar a borda com ambas as mãos;dar impulso na borda com os pés muito abaixo ou acima em relação ao plano do corpo; dar impulso na borda com pernas estendidas e sem estar com os dois braços estendidos à frente da cabeça; no giro, mudar a direção, ficar de frente para a piscina.
Olímpica: Dar uma braçada a mais ou a menos, antes de efetuar a virada; iniciar o lançamento das pernas flexionadas na borda, para o impulso; dar impulso na borda com as pernas estendidas; dar impulso na borda sem estar com os braços estendidos à frente da cabeça; dar impulso na borda com os pés muito acima ou muito abaixo do nível do corpo.
Chegada. Erros mais comuns: chegar, sem estar olhando para a borda; tocar a borda sem pressioná-la;chegar de frente para a borda.

Referências Bibliográficas:
MACHADO, David Camargo. Metodologia da natação. 2. ed. São Paulo,EPU/EDUSP, 1978.
GOMES, Wagner Domingos. Natação uma alternativa metadológica. 1.ed.  Rio de Janeiro - Editora Sprint – 1995.
MASSAUD, Marcelo Garcia. 4 nados aprendizado e aprimoramento. 3.ed. Rio de Janeiro – Editora Sprint – 1999.
< cristinekreuscher.tripod.com/id2.html‎> Acesso em: 08 set. 2013; 12:58.






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