quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Origem da Natação

Conceito: Capacidade que o Homem tem de deslocar em meio líquido. Sua prática atua em três grandes esferas, Natação como Esporte, Natação recreativa e Natação como Promoção de Saúde. Como atividade recreativa, a natação é muito difundida. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir.Embora os estilos de natação também sejam utilizados no lazer, é muito comum que os nadadores recreativos utilizem estilos menos técnicos, geralmente mantendo a cabeça fora de água.

Origem: O Homem Pré-Histórico já se utilizava da natação pra sua sobrevivência, quando saiam para pescar.
 A natação popular vem desde a Grécia e Roma, quando os soldados exerciam essa prática de exercício, por causa dos movimentos completos, simples e divertidos, podendo ajudá-los na recuperação terapêutica e atrofia muscular.
Na época, o homem que não sabia nadar era tido como individuo sem educação.

   A natação moderna,como esporte,começa no fim do século XIX, na Europa em torneios isolados e campeonatos nacionais. A partir de 1900, a França organiza provas com participação de Países como, Inglaterra, Austria, Belgica, Alemanha, Austrália, Suécia e Holanda.
É praticada em campeonatos mundiais a cada quatro anos.
  Essa modalidade enquanto desporto tem início no Japão, no século XVIII, mas é Londres no ano de 1837,que se consolida, com o surgimento de cursos e provas organizadas pela National Swimming Association.

   Em 1896, a natação fez parte da primeira Olimpíada da era moderna,na Grécia e em 1908 as provas passaram a ser disputada em piscinas.
  No Brasil a modalidade foi instituída em 1897, quando
clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram a União de Regatas Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro, renomeado mais tarde como Conselho Superior de Regatas e, por fim, Federação Brasileira das Sociedades de Remo. Desde então a Natação só tem evoluído em nosso país.

Referências: http://www.portasaofrancisco.com.br/
                   http://www.wikipedia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário