segunda-feira, 31 de maio de 2021

BRINQUEDO, BRINCADEIRA, JOGOO E RECREAÇÃO.

O brinquedo estimula a representação, •a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade, •propõe um mundo imaginário da criança e do adulto, criador do objeto lúdico. •o imaginário varia conforme a idade: para o pré -escolar e 3 anos está carregado de animismo, já de 5 a 6 anos integra predominantemente elementos da realidade. •não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos do jogo, pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. •é sempre suporte de brincadeira. É o estimulante material para fazer fluir o im aginário infantil. E a brincadeira? O que é afinal? •É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. •Dessa forma, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo. A concepção de jogo está integrada tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e estabelecida por um princípio de regras mais explícitas. Exemplos clássicos seriam: Jogo de Mímica, de Cartas, de Tabuleiro, de Construção, de Faz-de-Conta etc. Uma particularidade importante do jogo é o seu emprego tanto por crianças quanto por adultos, enquanto que o brinquedo tem uma agregação mais exclusiva com o universo infantil O jogo na escola •Ajuda no desenvolvimento de regras na escola; •Permite à criança a percepção da passagem do jogo para o trabalho. •considera a memória lúdi ca da comunidade em que o estudante estiver inserido, •Ir além: oferecendo-lhes o conhecimento de jogos das diversas regiões brasileiras e até de outros países/ culturas. É necessário estabelecer ações que ajudem os estudantes a relacionarem os jogos com sua cultura de origem. Recreação é uma forma de passar o tempo para obter distração, ou seja, relaxamento mental ou físico. Diferente do lazer, ela exige empenho em atividades de forma a obter diversão. Jogos, Dinâmicas e Brincadeiras de roda, cinema, praia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário