Vodu são-paulino. A demissão de Ney Franco aconteceu há 24 dias, mas ele ainda brilha no soberano São Paulo. Amigo de fé e irmão camarada de Paulo Autuori, o capitão, artilheiro, cartola e goleiro Rogério Ceni transformou o ‘ex-professor' em boneco de vodu e mandou bala nas alfinetadas: agora existe liderança, um cara justo, um verdadeiro comandante, um grande profissional que tenta resgatar algo que o Tricolor perdeu. Nada falou sobre os cinco jogos sem vitória de Autuori, com direito a quatro derrotas consecutivas. Muito menos sobre as 12 partidas sem vencer, um recorde histórico. Ou justificou seu bico calado por tanto tempo (Ney Franco ficou um ano no clube). Optou por mudar o foco.
Dona Fifi. Não está nada fácil a vida de Thiago Silva no Paris Saint-Germain. Para esquecer o tilintar das moedas do Barcelona, ele receberá 12 milhões de euros (R$ 35 milhões) por ano no clube francês. Até 2018.
Zapping. O modorrento Corinthians x São Paulo rendeu apenas 17 pontos ao ibope da plim-plim na grande Pauliceia entregue ao bangue-bangue. Foi a pior audiência dos cinco Majestosos neste ano. No Paulistinha, 19 (primeira fase) e 23 (semifinal); na Recopa, 28 e 30 pontos. Na Band, o ‘oxo' do Pacaembu obteve seis. Na Cidade Maravilhosa das balas perdidas, Grêmio x Fluminense cravou 16 pontos - a emissora paulista marcou dois. Sábado, pela segundona, a plim-plim conseguiu 12 pontos com Guaratinguetá x Palmeiras, dois a mais que na partida Figueirense x Palmeiras, a pior do futebol nesta temporada. Cada ponto em SP equivale a 62 mil domicílios ligados; no RJ, 38 mil.
Gilete press. De Ancelmo Gois, no ‘Globo': "No sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, Ronaldo, o Fenômeno, vai desfilar ao lado de Fuleco, a mascote da competição. Será no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, no litoral baiano." Tudo a ver.
Tititi d'Aline. Das 50 modalidades olímpicas e paraolímpicas, apenas 20 têm patrocínio. E só três empresas privadas investem pesado nos esportes.
Você sabia que... o Fluminense terá de desembolsar R$ 2 milhões com a demissão da comissão técnica comandada por Abel?
Bola de ouro. César Cielo. O homem-peixe brasileiro faturou mais uma medalha dourada em Mundiais, a quinta desde 2009. Desta vez, ele voou nos 50m borboleta em Barcelona.
Bola de latão. Ferrari. A escuderia vive momentos de paz e amor: o espanhol Fernando Alonso detonou o desempenho da equipe, afirmando que apenas lhe resta rezar nos momentos de folga, enquanto Massa... só amassa os carros.
Bola de lixo. Prefeitura de São Caetano. Deve sete dos 10 meses de salários prometidos ao campeão olímpico de ginástica, Arthur Zanetti.
Bola sete. "Precisamos trabalhar mais na defesa adversária. Nossos atacantes ajudam muito na marcação, talvez tenhamos de ajudar na parte ofensiva, permitindo que não venham o tempo todo nos ajudar, para ter mais perna para atacar" (de Paulo André, sofre o poder de fogo do Corinthians - acorda Tite!).
Dúvida pertinente. O que esperar do soberano São Paulo contra o Bayern?
O que você achou?
jose.r.malia@espn.com