domingo, 8 de julho de 2012

100 ANOS DE FLA FLU, O CLÁSSICO MAIS CHAMOSO DO BRASIL.

Em 2 de outubro de 1911, nove jogadores do Fluminense, insatisfeitos com a direção do clube após um desentedimento sobre a escalação do time, decidiram deixar o Tricolor. E apresentaram ao Flamengo uma proposta para a criação de uma seção de futebol. Antes o Flamengo era somente um Clube de Regatas. Um clássico que começou com um gol de Calvert em 7 de julho de 1912, com um Flu 3 x 2.

Jogos: 390
Vitórias do Flamengo: 139
Vitórias do Fluminense: 123
Empates: 127

Gols do Flamengo: 568
Gols do Fluminense: 518
Curiosidades.

O primeiro Fla-Flu valendo o título do Rio de Janeiro ocorreu em 21 de dezembro de 1919. O Fla entrou em campo com a vantagem do empate. Mas o Flu levou a melhor, goleando por 4 a 0 e conquistando o tricampeonato carioca.

Júnior e Jarbas foram dois que mais diputaram o clássico, 48 partidas, atuando pelo Flamengo. Já pelo Fluminense foi castilho.

Mário Viana foi o árbitro que mais atuou, 24 partidas.

Zico foi o maior artilheiro dos clássico, 19 gols. Marcou quetro gols em uma única partida. Pirillo e Simões também fizeram história marcando numa mesma partida quatro gols.

Ézio, 12 gols em 20 jogos.

7 x 0 foi a maior goleada que o Flamengo aplicou no Fluminense em 1945. Já o time das laranjeiras aplicou 5 x1 em 1943.

Sete Clássicos foram decididos na cobrança de penaltes, com rubronegro levando vantagem, 4 x 3.

O atacante do Flamengo Júlio César mandou a bola pra fora do estádio.

Um clássico que colocou no Maracanã mais de 194 mil pessoas em 1963. Viu gênios da bola em campo como Rivelino, Zico, Júnior, Edinho, Branco, Ricardo Gomes, Renato Gaúcho, Romário, Bebeto
Despedida de Zico do Flamengo.
Gol de Barriga do Renato Gaúcho.
Cem anos depois. 08/07/2012.
FLUMINENSE-RJ 1 X FLAMENGO-RJ 0 Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ) Data: 8 de julho de 2012 (Domingo) Horário: 16h(de Brasília) Árbitro: Wagner Magalhães (RJ) Assistentes: Dibert Pedrosa (Fifa-RJ) e Rodrigo Joia (Fifa-RJ) FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wallace, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Wagner; Wellington Nem e Fred Técnico: Abel Braga FLAMENGO: Paulo Victor, Luiz Antonio, Marllon, Marcos González e Magal; Amaral, Renato Abreu, Ibson e Bottinelli (Adryan); Diego Maurício e Vagner Love Técnico: Joel Santana. O jogo não é apenas mais um pela competição, mas ganhou contornos históricos pela comemoração do centenário do clássico, que completou cem anos no sábado. No dia 7 de julho de 1912 aconteceu o primeiro encontro entre os dois times, nas Laranjeiras, e o Fluminense ganhou por 3 a 2. O tricolor das laranjeiras entrou emm campo com um favoritismo, basta olarmos as escalações. Mais nem de longe lembra os Clássicos memoráveis com tantos craques. Como Clássico é Clássico e vice versa, tudo pode acontecer. É, deu a lógica, Fluminense 1 x 0, com gol do artilhiro Fred. A curiosidade da partida foi a entrada do garoto Matheus de 17anos, filho de Bebeto. Quem não se lembra da comemoração do gol contra Halanda na Copa de 94? aquele tradicional balança nenem. Na ocasião ele celebrava a chegada desse garoto Matheus. Achei preciptado a entrada desse menino num clássico como esse. Poderia ter saido queimada. Teria sido uma tentativa de marketing?

Nenhum comentário:

Postar um comentário