quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Papel do Educador Físico Atual na Sociedade.

   A Educação Física sempre esteve atrelada ao modelo de Governo do nosso País. Podemos perceber em momentos distintos da nossa história, principalmente no Regime Militar.
   Na época do Regime Militar, os Professores Esportivos eram quase sempre, ex-atletas ou militares, que tinham vivência nessa área.Vinham dotados apenas de experiências práticas e pouca base teórica. Nesse período imperou o modelo esportiva/competititvista com metodologia a fim de criar homens forte,para dispultar olímpiadas e fosse para guerra quando preciso. Era necessário ter como pré-requisito os fundamentos técnicos do jogo.O modelo era vertical, mecãnico. O professor manda, o Aluno obedece. Fazer sem saber pra quê.
  
Os lemas de incentivo surgiam a todo instante.
Foram criadas as mais diversas frases de efeito, por exemplo:
  • "Brasil: Ame-o ou deixe-o!", era usada por adultos e crianças, ostentada em objetos e nas janelas dos automóveis.
  • "Brasil:AME-O", muitas empresas de transportes de valores utilizavam-na ostentada em seus veículos.
  • "Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil"

Fotos copiada e colada UniSite Notícias.
Essa foto demontra muito bem o tipo de treinamento no período. Carinha das crianças de dor e não por etarem curtindo uma atividade prazeirosa.

  Na atual conjutura esportiva a metodologia é crítica,em que a compreensão do que se faz se torna mais importante do que como se faz. Aluno-Atleta autonomo e crítico.
   Para exercer bem seu papel de professor, o profissional deve possuir qualidades como;
 - Compreensão da realidade com qual trabalha.
 - Comprometimento Político no que se acredita, não partidário.
 - Possuir competência técno-profissional sólido e atualizado.

 Sobre as práticas inovadora, o ensino do esporte é realizado de forma lúdica, feito com amor e liberdade. Antes de qualquer ensinamento o aluno precisa aprender a gostar do que faz

   Além disso o profissional deve vir munido de algumas normas de conduta.
 - Permaente formação pedagógica,orientada por especialista na área da pedagogia, além de formação técnica
 - Planejar aulas com antecendência.
 - O professor deve participar ativamente da aula.
 - Promover rodas no´inícios e nos finais de cada aula.
 - Realizar avaliações periódicas.
 - Realizar atividade de acordo com a faixa etária.
 - Modificar regras e variar o jogo.
 - Diversificar as atividades lúdicas.
 - Administrar conflitos durante as aulas, aproveitando para contrução de regras coletivas.
Foto copiada e colada do Blog Educacional. Demonstra bem atividade interativa, dinâmica,e inclusiva.

Diante deste cenário fica evidenciado o agir do Educador Físico com responsabilidade social, participando das diversas possibilidades de intervenção junto à população. O profissional assume sua parcela de contribuição para que as crianças, adolescentes, adultos e idosos desenvolvam para uma adoção de um estilo de vida ativo e saudável.
Fontes: Fascículo um e sete do curso Olimpíada e Cidadania.
                www.confef.org.br
                www.wikipedia.com.br
            
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Um comentário:

  1. o educador fisico tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais saudável e com maior consciência corporal em todos os sentidos e em todas as idades.A evolução da educação fisica é evidente, benéfica e absolutamente importante.
    Muito importante essa olhada social que você expós aqui no blog .Esta ótimo,parabéns..

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