segunda-feira, 17 de maio de 2021
CONSELHO ESCOLAR.
O conselho de escola é formado por professores, alunos, equipe pedagógica e pais de alunos. Ele é o responsável pelas decisões tomadas em benefício da escola, como pintura, organização, eventos, implementação de projetos, reformulação de políticas e o que mais precisar ser resolvido ou mudado. Mas será que a sua escola sabe fazer bom uso desse conselho? Pena que nem tudo é como deveria ser, o conselho, por exemplo, deveria servir como reflexão das ações e não como forma punitiva e muitas vezes de poder.
Mais alguns esclarecimentos sobre o Conselho de escola: Precisa contar com, no mínimo 20 e, no máximo, 40 participantes. O presidente do conselho deve ser o diretor da escola e o número de componentes tem de ser proporcional ao número de classes. Pais de alunos podem – e devem – tomar parte nessas decisões.
Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário