domingo, 8 de setembro de 2013

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho de Fundamentos da Educação Física:


Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.
Atividade Física é toda forma de movimentação corporal,com gasto energético acima dos níveis de repouso.(CASPERSEN  1985).
Exercício físico é a atividade física planejada, sistematizada e repetitiva. Este sempre tem um objetivo a ser alcançado: manutenção, desenvolvimento, recuperação de um ou mais componentes da aptidão física.
Aptidão Física: Capacidade e o estado de rendimento do ser humano,assim como a disposição atual para uma determinada área de atuação.A condição de uma capacidade de rendimento psicofísica acima da média.
Esportes:  Desporto (português europeu) ou Esporte (português brasileiro)é uma atividade física ou mental (Xadrez) sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos.
Art. 3o O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:
I - desporto educacional, praticado nos sistemas de ensinos e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer;
II - desporto de participação, de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção de saúde e educação e na preservação do meio ambiente;
III - desporto de rendimento, praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações.


Saúde:  Segundo a OMS saúde é um estado de amplo bem-estar físico,mental e social então somente a ausência de doenças e fraquezas.
Regulamentação da Educação Física:
Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física.
O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.
Apenas serão inscritos nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física os seguintes profissionais:
I - os possuidores de diploma obtido em curso de Educação Física, oficialmente autorizado ou reconhecido;
II - os possuidores de diploma em Educação Física expedido por instituição de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da legislação em vigor;
III - os que, até a data do início da vigência desta lei, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, nos termos a serem estabelecidos pelo Conselho Federal de Educação Física.
Em março de 2004, são instauradas as novas diretrizes curriculares nacionais (DCN’s) para os cursos de educação Física, o que acarretou na famosa divisão curricular, surgindo nesse momento dois cursos: licenciatura e bacharelado.
Com as mudanças no mundo do mercado de trabalho, na década de 80 grupos privatistas da área idealizavam o campo não escolar como um novo campo de trabalho, tendo uma visão lucrativa e empreendedora da mesma, dessa forma entendendo a Educação Física apenas como um mercado das atividades físicas. Com essa idealização esses grupos privatistas (atual CONFEF/CREF’s) queriam a criação de um curso que viesse a suprir a demanda para a formação desse novo campo informal e precário que se “abria”. Após um tempo surge a Resolução 03/87 criando o bacharelado, que foi uma descaracterização epistemológica da área, na tentativa de assegurar o trabalho nos campos não-escolares, descaracterizando assim o  trabalho pedagógico. Depois de longas discussões, anos mais tarde em 2004 ocorre a divisão do curso de Educação Física, sendo assim, aprovada as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (07/2004). É relevante ressaltar que o sistema CONFEF/CREF’s teve grande influência para firmar essa divisão curricular, pois, seu interesse é apenas de mercado, isto é, com a formação dos bacharéis em Educação Física ele obriga que todos se filiem a ele para poder exercer a profissão.
Competências dos Profissionais de Educação Física:
Coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de Educação Física.
A História da regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil:
• Profissionais que manifestavam e/ou escreviam a respeito desta necessidade, sem contudo desenvolver ação nesse sentido;
•Década de 80 quando tramitou o projeto de lei relativo à regulamentação sendo vetado pelo Presidente da República.
•Vinculada ao processo de regulamentação aprovado pelo Congresso e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98, publicado no Diário Oficial de 02/09/98.
Crefs:
CREF1/RJ-ES; CREF2/RS; CREF3/SC; CREF4/SP; CREF5/CEMAMAPI;CREF6/MG;CREF7/DF;CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR; CREF9/PR; CREF10/PB-RN; CREF11/MS-MT; CREF12/PE-AL; CREF13/BA-SE CREF14/GO-TO.
 Principais documentos do CONFEF:
-DO PROFISSIONAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
-DO OBJETO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.
-REFERÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE NO PAÍS.
-DA PREPARAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE.
-DA INDISPENSABILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE NAS ESCOLAS.
-DA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DEQUALIDADE NOS SEUS DIVERSOS ESPAÇOS.
-AS RESPONSABILIDADES DOS GOVERNOS PARA O FOMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE.
-DAS RESPONSABILIDADES DO CONFEF/ CREFs.
Propõe normatizar a articulação das dimensões técnica e social com a dimensão ética, de forma a garantir, no desempenho do Profissional de Educação Física, a união de conhecimento científico e atitude, referendada a necessidade de um saber e de um saber fazer que venham a efetivar-se como um saber bem e um saber fazer bem.
 O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observando os preceitos.
Os princípios fundamentais:
Os princípios fundamentais exigíveis a todo estudante do Curso da Educação Física são os mesmos constantes do Código de Ética do Profissional de Educação Física, por razões óbvias, uma vez que o Estudante está sendo preparado para exercer todas as funções
Área de Atuação Bacharelado
 A atuação do bacharel em Educação Física estabelece-se na área não formal de ensino, isto é, na Educação Física não-escolar.
Intervenção profissional.
Mercado de trabalho Bacharelado O Profissional de Educação Física atua como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviços em Atividade Física, Desportiva e/ou Recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades físicas, tais como: Instituições de Administração e Prática Desportiva, Instituições de Educação, Escolas, Empresas, Centros e Laboratórios de Pesquisa, Academias, Clubes, Associações Esportivas e/ou Recreativas, Hotéis, Centros de Recreação, Centros de Lazer, Condomínios, Centros de Estética, Clínicas, Instituições e Órgãos de Saúde, "SPAs", Centros de Saúde, Hospitais, Creches, Asilos, Circos, Centros de Treinamento Desportivo, Centros de Treinamento de Lutas, Centros de Treinamento de Artes Marciais, Grêmios Desportivos, Logradouros Públicos, Praças, Parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.
Área de atuação Licenciatura: 
Educação Física estabelece-se na área formal de ensino, público ou privado.
Intervenção profissional.
Mercado de trabalho Licenciatura o profissional pode atuar em todos os níveis de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, no planejamento, implantação, implementação e avaliação de programas do componente curricular Educação Física.



EIS O TRABALHO QUE DE NATAÇÃO QUE ME ROUBOU O FINAL DE SEMANA. AS QUESTÕES OBJETIVAS E CONTEXTUALIZADAS FORAM TODAS ELABORADAS POR MIM.


                               Centro Universitário Estácio do Ceará.
                                                      Teoria e Prática da Natação.




Análise Biomecânica do Nado Craw.
Prof. Eduardo Jorge.


Mariane Bandeira Girão.


Fortaleza, 2013.


1.  A Natação vem se firmando cada vez mais em nossa sociedade. È um dos esportes mais primitivos. Através deste o homem se divertia, e em muitas vezes o ajudava na caça ou até mesmo na sua sobrevivência. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. Sobre a natação é incorreto afirmar:
(A) A natação é tão antiga quanto o homem, e este teria aprendido a sustentar-se na água por instinto de sobrevivência e por observação dos animais.
(B) Apesar do aumento do interesse das pessoas pela natação, não houve aumento significativo de escolas desta modalidade o que obrigou os profissionais desta área a buscarem outras áreas de atuação.
(C) O processo de aprendizagem da natação pode ser definido como uma mudança interna do indivíduo, ocasionando uma melhora relativa e permanente em seu desempenho, como resultados da prática.
(D) Atualmente as pessoas procuram a natação para melhorar a saúde.
(E) As propriedades da água produzem efeitos benéficos, não só ao físico, mas também ao psíquico do praticante de natação.
2. Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma que o homem dispunha para sobreviver. Os Povos antigos (assírios, egípcios, gregos, romanos e etc.) eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir dos primeiros nadadores basearam-se no instinto e na observação de animais. Com base na afirmação, marque opção correta sobre a evolução da Natação.
a. Na Grécia a Natação era para treinamento de guerreiros e estava no currículo das crianças.
b. Para Platão, o Homem que não sabia nadar não era educado.
c. Em Roma o culto a beleza , fez a natação um dos exercícios mais importante.
d. Hallorem foi o primeiro manual de natação e descreve o estilo peito.
e. No Renascimento a Natação teve seu desenvolvimento prejudicado.
3. A modalidade esportiva Natação é uma atividade importante e deve ser praticada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia devido as suas vantagens na formação dos jovens. A sua prática, para alunos iniciantes, deve priorizar a sequência pedagógica presente na alternativa:
a) Atividades educativas de todos os estilos de nado.
b) Exercícios educativos de todos os estilos e a flutuação.
c) Atividades e exercícios educativos de adaptação à água, flutuação e iniciação ao nado livre.
d) Exercícios educativos do nado livre.
e) Atividades e exercícios educativos de adaptação à água e iniciação ao nado peito.
4.  A Natação é uma atividade esportiva mais praticada no Brasil pelos benefícios que trazem para a saúde e melhoria de qualidade de vida. Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos. Sobre tais atividades, é CORRETO afirmar que:
a) melhora o condicionamento físico e os riscos de lesões são pequenos.
b) é só na água que podemos desenvolver força de resistência.
c) melhora consideravelmente o equilíbrio dos praticantes.
d) tem uma forte ação da gravidade, os exercícios têm mais resistência.
e) é uma excelente opção para os alunos que querem desenvolver a velocidade.
5. Na Natação existem fundamentos decisivos para um bom desempenho dos praticantes. Apesar de serem comuns à quase todas as provas de piscina, não são todos nadadores que realmente compreendem sua importância. Sobre os fundamentos da Natação podemos dizer que:
a) De forma geral, a propulsão de pernas na natação corresponde a cerca de 60% do deslocamento.
b) De forma geral, a propulsão de braços na natação corresponde a cerca de 60% do deslocamento.
c) A respiração consiste em adequar a forma de respirar fora do ambiente de treino e, portanto, deve-se fazer uma reeducação respiratória.
d) Coordenação geral objetiva a progressão do nado.
e) A chegada, antes da virada do nado peito, pode ser feita com as mãos ou pés, desde que sejam simultâneos.
6. O método de ensino que, em princípio, caracteriza-se pela intenção de adequar toda a complexidade do jogo, através de uma sequência de jogos pré-desportivos simplificados e acessíveis à faixa etária e à capacidade técnica do aluno, é o:
a) Método global.
b) Método global funcional.
c) Método analítico.
d) Método da confrontação.
e. Método Misto.
7.  Para o ensino da natação, assim como de qualquer outra modalidade esportiva ou forma de atividade física sistematizada, é necessário o planejamento e a adequação dos processos pedagógicos a certos princípios teóricos, voltados aos objetivos que se deseja alcançar e os meios para tal.   O processo de ensino da natação passou por muitas mudanças através do tempo, recebeu diversas influências de muitas correntes de ensino, que foram criadas até chegar a um status capaz de satisfazer as necessidades pedagógicas. Qual a concepção mais apropriada para o ensino moderno da Natação.
a. Concepção Global.
b. Concepção Analítica.
c. Concepção Mista.
d. Concepção da Confrontação.
e. Concepção Sintética.
8. A concepção Sintética traz uma definição contrária da analítica, porque é partindo do todo que se identificam as partes e consegue desenvolve-las da melhor forma (GRECO, 1998)Parte do que o aluno já sabe e, através de situações problema, jogos, brincadeiras e transformações de execuções técnicas convencionais, busca alcançar uma forma eficaz de nado, pautada na capacidade de adaptação do nadador ao estilo a ser ensinado. Em que corrente psicológica foi apoiada a concepção em questão;
  a. Associacionismo de Wilhem Wundt (1832-1920)
  b. Behaviorismo de John B. Watson (1878-1958)
  c. Gestaltismo de Wolfgang Kohler (1887-1967)
  d. Psicanálise de Sigmund Freud (1856-1939)
   e.Construtivismo de Jean Piaget (1896-1980)

9. Segundo o livro Metodologia da Natação ( Machado, 1978), a sequência pedagógica do aprendizado da Natação pode ser dividida em cinco unidades,desenvolvidas mediantes educativos e jogos lúdicos. Com base nessa informação, a alternativa que aponta a sequência correta de aprendizado é;
a. Respiração, Mergulho Elementar, Adaptação Aquática, Flutuação e Propulsão.
b. Adaptação Aquática, Flutuação, Respiração, Propulsão e Mergulho Elementar.
c. Flutuação, Respiração, Adaptação Aquática Propulsão e mergulho Elementar.
d. Respração, Flutuação, Adaptação Aquática Propulsão e mergulho Elementar.
e. Flutuação, Adaptação Aquática, , Respiração, Propulsão e Mergulho Elementar.

10. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo. A propriedade Física da água foi caracterizada por Arquimedes;
a. Tensão Superficial.
b.Densidade.
c.Termodinâmica.
d. Flutuabilidade.
e.Empuxo.

11. Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido estudado, a água. Para entendermos melhor estudar termos como flutuação, flutuabilidade, densidade tensão superficial. Aponte a alternativa que contém o termo e definição coerentes.
a. Flutuação é a qualidade ou propriedade de flutuar. Quando um corpo flutua bem, dizemos que sua flutuabilidade é positiva e quando tende a afundar sua flutuabilidade é negativa.
b. Flutuabilidade é a capacidade que um corpo tem de se manter à superfície de um líquido, sem nenhum auxílio.
c.Tensão Superficial é troca de calor entre o corpo e o meio.
d.Termodinâmica é o efeito que ocorre na camada superficial de um líquido, transformando a sua superfície numa espécie de membrana elástica evitando que corpos leves afundem.
e. Densidade é a relação entre a massa e o volume de um objeto.

12. Uma dificuldade com que se depara um sujeito nos primeiros contactos com o meio aquático relaciona-se com a respiração. A impossibilidade de utilizar o mecanismo respiratório habitual no meio aquático, especialmente quando se encontra em decúbito ventral, implica a necessidade de aquisição de novos automatismos. Sobre a respiração aquática é possível afirma;

a.  No início, a respiração era desenvolvida elevando-se a cabeça para frente e para fora, o que facilitava muito na execução do nado.
b. Fundamento que mais beneficiou a evolução da natação e seus estilos de nado.
c. Inspirar e expirar o mínimo possível constitui elemento primordial no domínio da respiração.
d. Combinar os dois movimentos respiratórios, inspiração fora d’água pela boca e expiração dentro d’água pela boca e pelo nariz simultaneamente, de acordo com a progressão na água.
e. Respiração frontal é Rotação do pescoço associado a um rolamento lateral (giro) do tronco.

13. Quando você aprende a nadar, uma das maiores dificuldades é a respiração. A partir do momento em que você melhora a técnica, a respiração se torna mecânica e fácil de ser realizada, além de aumentar o rendimento do nadador (se for feita de maneira correta). Assinale a alternativa correta com a sequência pedagógica da respiração para um melhor aprendizado do aluno.
a.Educação Respiratória, Respiração Frontal, Respiração Lateral e Respiração Bilateral.
b.Respiração Frontal,Respiração Bilateral, Educação Respiratória e Respiração Lateral.
c. Educação Respiratória, Respiração Lateral, Respiração Frontal e Respiração Bilateral.
d. Respiração Lateral,Respiração Bilateral, Educação Respiratória e Respiração Frontal.
e. Educação Respiratória, Respiração Frontal, Respiração Bilateral e Respiração Lateral.

14. A respiração aquática irá comandar todas as ações do aprendiz durante as lições
seguintes, pois é o ponto mais importante da coordenação no meio líquido e o mais
crítico da aprendizagem, principalmente por não corresponder ao nosso habitat, que é a
terra e não a água. Faça uma análise correta das quatro fases da sequência da respiração com um educativo correspondente.

I. Educação Respiratória.
II. Respiração Frontal.
III. Respiração Lateral.
IV. Respiração Bilateral.

A. Dentro d'água - Abaixar e levantar, submergindo a cabeça, inspirando fora
(pela boca) e expirando dentro d'água (pela boca/nariz). Aos poucos o aprendiz irá
controlar o ritmo respiratório.
B. A Carreta - Dois a dois, um companheiro segurando o outro pelas mãos,
estando este último estendido em decúbito ventral. O primeiro puxa o segundo, que
vai executando a respiração frontal, isto é, elevando a cabeça à frente para tomar ar
e baixando-a.
C. De pé, inspirar com a cabeça voltada para um lado, expirar dentro d’água,
contando mentalmente até 3 e executar em seguida a inspiração do lado oposto.
D. Em pé, com o rosto na água, efetuar a expiração e em seguida inspiração
lateral (qualquer lado).

a. I-A,II-B,III-C,IV-D.
b. I-D,II,C-III-B,IV-A.
c. I-A,II-B,III-D,IV-C.
d.I-B,II-C,III-A,IV-D.
e. I-C,II-D,III-A,IV-B.

15. É muito importante que o professor de Natação para crianças ou adultos iniciantes adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações e os medos dos alunos. Vale lembrar que além dos movimentos característicos do esporte já serem uma novidade, há ainda o fator agravante de ser a Natação um esporte realizado no meio líquido, onde as leis físicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia fora d’água. Assim, NUNCA deve-se iniciar o processo de aprendizagem da Natação pelo aprendizado dos estilos formais. O devemos aplicar  na primeira aula é;
a. Explicações prévias sobre a profundidade e outras dimensões da piscina, temperatura da água, locais de saída e sucção da água dentro da piscina, etc.
b. Passeio pela piscina.
c. Propulsão mais deslizamento supinado da borda para a piscina, submerso.
d. Abrir o olho na água:Duas mãos na borda , rosto na água; sem mãos na borda; dois-a-dois; enxergar o próprio pé, contar quantos dedos o colega pôs.
e. Respiração básica: Fazer a técnica fora d’água; segurar com as duas mãos na borda e colocar o rosto na água (de pé), o mesmo sem mãos na borda; saltitar e ao comando abaixar a cabeça e soltar o ar; soltar o ar com as duas mãos na borda e batendo pernas.

16. Entende-se por adaptação ao meio aquático, “o processo que envolve a iniciação à natação, recorrendo ao domínio do corpo na água, com base nos objetivos de cinco domínios:

I- Equilíbrio.
II- Virada.
III- Respiração.
IV- Mergulho Elementar.
V- Propulsão.
VI- Salto.
VII- Coordenação.
VIII- Imersão.

Estão corretos somente os itens;

a. I,II,IV,V VI.
b. I,III,V,VI,VIII.
c. II,III,V,VI,VIII.
d. I,II,III,IV,V.
e. III,V,VI,VII,VIII.

17.  A Natação é considerada um esporte peculiar e suas características são bem distintas com relação aos outros, devido o meio onde é praticado. Segundo Costill et al. (1995) a água é 1000 vezes mais densa que o ar e, assim, quando o corpo se desloca em uma determinada direção, o mesmo recebe uma resistência que é oposta ao movimento chamada de;
a. Viscosidade.
b. Arrasto.
c. Empuxo.
d. Tensão Superficial.
e. Fluxo laminar e Turbilento.

18. A água consiste de moléculas que tendem a flutuar em correntes regulares até que algum corpo interrompa o movimento. Essas duas correntes foram definidas por Costill et al. (1995) como fluxo laminar e turbulento, onde o laminar oferece menor resistência ao avanço quando comparado ao turbulento. A medida que o nadador avança, as correntes saem do estado laminar e se transformam em correntes turbulentas. As correntes turbulentas criadas pelos nadadores recebem influências de três fatores, que estão expressas na alternativa;
a. Inércia, princípio fundamental da dinâmica e na ação e reação.
b. o formato corporal dos nadadores, a orientação de seu corpo na água e a velocidade dos movimentos corporais.
c. Viscosidade, arrasto e pele de tubarão.
d. Impulsão, propulsão e deslize.
e. Força, movimento e aceleração.

19. Arrasto é a força que resiste o movimento de um corpo através de um fluido (líquido ou gasoso) Costill et al. (1995) e Maglischo (1999, 2003) descrevem três tipos de arrastos: Arrasto de Forma, Arrasto de Onda e Arrasto Friccional. Assinale a alternativa que descreve o arrasto friccional.
a. Causado pela fricção entre a pele e as moléculas de água que entram em contato com os nadadores à medida que se deslocam. No deslocamento, moléculas de água acompanham o corpo, batem em outras moléculas rompendo o fluxo laminar até uma certa distância da pele.
b. É a causado pelas ondas (turbulência) geradas pelos nadadores
na superfície da água. A forma mais comum de arrasto de onda é a criada pelas ondas de proa (frente) que fazem pressão contra os corpos dos nadadores e diminuem sua velocidade de progressão.
c. Causado pelo porte e pela forma dos corpos dos nadadores em seu deslocamento propulsivo na água. Para reduzir o arrasto, o corpo deve ficar o
mais horizontal possível em relação à água, sem diminuição da força propulsiva.
d. Os líquidos possuem uma propriedade chamada viscosidade, que se refere ao atrito interno. A Viscosidade caracteriza-se pelas forças de atrito que impedem o fluido de se mover ou escorregar.
e. A diferença de massa pode resultar em força de reação diferente.

19. O polêmico maiô LZR Racer, que vestiu 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais em 2008, é feito com tecido ultrafino que repele a água e comprime os músculos. Assim, o nadador desliza com mais eficiência e menos esforço. Esses super maiô diminui;
a. Arrasto de Forma.
b. Arrasto de Onda.
c. Arrasto Friccional.
d. Viscosidade.
e. Fluxo Laminar e turbulento.

20. A propulsão pode ser definida como o equilíbrio entre as forças propulsivas e resistivas, buscando maximizar o efeito das forças propulsivas e minimizar o efeito das forças resistivas para otimizar o deslocamento no meio aquático. È incorreto afirmar que;
a. A propulsão do nadador depende do trabalho de movimentos coordenados de pernas e braços.
b. Um corpo imerso se desloca melhor que na superfície da água, porque a resistência frontal é menor e o fluido escorre igualmente pelo o corpo.
c. A posição do corpo deve ser a mais horizontal possível em relação à água.
d. Representa dos braços 20 a 30% da propulsão de nado e das pernas 70 a 80%.
e. A propulsão dos braços possui duas fases: uma Aquática também chamada de fase praropulsiva ou positiva e outra Aérea – fase não propulsiva, negativa ou de recuperação.
21.Quando uma pessoa está a flutuar, a soma das forças que agem sobre ela em qualquer direção dever ser igual a zero. Essas forças são o peso da pessoa com um sentido vertical para baixo e a força da água com sentido vertical para cima, denominada empuxo. Sobre flutuabilidade é correto afirmar;
a. Se o peso do corpo for maior que a força de empuxo ele flutuará.
b. Se o peso do corpo for menor que a força de empuxo ele afundara.
c. Se o corpo de uma pessoa conte uma elevada quantidade de gordura, que é muito leve, ele afundará.
d. Quanto maior a quantidade de ar nos pulmões,maior é capacidade de flutuar.
e. As mulheres, devido sua maiores proporções de gordura, tem maior probabilidade de afundar que os homens.
 22. O nado livre, comumente conhecido como nado crawl, é um estilo da natação competitiva e de natação utilitária, como, por exemplo, para o desenvolvimento de aptidão física e saúde. Para a sua prática, o nadador deve executar batidas de pernas, braçadas e respirações de forma coordenada, a fim de proporcionar o seu eficiente deslocamento. A respeito desses três componentes sincronizados do nado crawl, julgue os itens a seguir.
a. Na pernada descendente, a articulação do tornozelo deve estar flexionada.
b. A braçada possui três fases: a aérea, a subaquática e a de propulsão.
c. Para o movimento respiratório, a cabeça deve ser levantada pela hiperextensão do pescoço, coincidindo com a mais alta posição do ombro durante a ação dos braços.
d. O trabalho das pernas é um movimento alternado na direção horizontal, iniciando um, antes que o outro termine, de modo que as ações não percam a continuidade e possam fundir-se a ponto de parecer um único movimento.
e. Para o movimento respiratório, a cabeça deve ser levantada pela flexição do pescoço, coincidindo com a mais alta posição do ombro durante a ação dos braços.
23. 14. Segundo Navarro (1995) a posição do corpo deverá adotar uma posição hidrodinâmica: elevado,estendido, alinhado, descontraído e natural. Associe o erro com os pontos a serem corrigidos na prática danatação:
ERROS
I Cabeça escondida ou elevada
II Posição baixa das pernas
III Posição encolhida
IV Nado plano: oscilações laterais
PONTOS RELACIONADOS
Deslizamentos e arrastes
Pernada mais rolamento
Mirar para frente e para baixo
Exercícios de pernadas
A sequência que corresponde o erro e o ponto a ser treinado é:
a. II, IV, I e III.
b. I, II, III e IV.
c. II, I, III e IV.
d. III, IV, II e I.
e. III, IV, I e II.
24. Como parte complementar do "Ensino de Nadar", devemos colocar
atividades que possam fazer com que o aluno mergulhe da borda da piscina de
uma forma simples e cuidadosa, a isto chamamos de mergulhos elementares. As opções abaixo contém cuidados que o aluno deverá ter ao executar o mergulho, exceto em;
a. Manter a cabeça encaixada entre os braços.
b. Ao sair do bloco, o alunos deverá afastar os braços pra que a cabeça entre em contato com a água primeiro.
c. Entrar com pouca força de impulso.
d. Direcionar as mãos para frente e para dentro da água.
e. Nunca deixar que os joelhos se flexionem após o impulso.
















Análise Biomecânica do Nado Craw.
   Segundo Marcelo Garcia Massaud em sua obra 4 nados aprendizado e aprimoramento, o estilo craw, o nadador em decúbito ventral assume postura plana e horizontal na superfície da água, com o corpo estendido. Cabeça, ombro, tronco e pernas situam-se o mais próximo possível da superfície, o que evita aumento nas forças de atrito, o que dificulta a progressão.A movimentação dos membros superiores,conhecida por braçada, corresponde a uma circundação antero-posterior, sendo caracterizada, basicamente, em dois momentos importantes: a recuperação, fase aérea, que compreende o momento entre a saída e a entrada dos membros superiores na água; e a propulsão, fase subaquática, responsável pela progressão do nadador.
No início da recuperação, o cotovelo é a primeira parte do corpo a romper a superfície da água. Essa movimentação, quando realizada corretamente, garante entrada eficiente dos membros superiores na água. Nessa seqüência, os dedos são os primeiros a tocar a superfície aquática seguidos pela mão, antebraço, braço e ombro. Quando tais segmentos entram na água, inicia-se a fase propulsiva da braçada, que se divide em duas partes: tração, que objetiva puxar a massa líquida;e o empurre ou impulso,realizado pela extensão progressiva do membro superior, m conjunto responde pelo deslocamento do nadador à frente.A ação básica dos membros inferiores, conhecida como pernada, é composta por movimentos alternados ascendentes e descendentes, no plano vertical. Destina-se essencialmente à estabilização e à manutenção do equilíbrio, e não à manifestação de força propulsiva (Counsilman, 1984), mas nem por isso destina-se menor atenção a seus movimentos,que se concentram na articulação do quadril. Devido à posição ventral, com imersão da cabeça e ação alternada dos membros superiores, a respiração ocorre deforma lateral, correspondendo ao membro superior que se encontra na fase de recuperação, podendo ainda iniciar-seno final da fase propulsiva. À medida que este vai retornando para o interior da água, a cabeça retoma sua posição inicial,quando será efetuada a expiração.
      Para Wagner Domingos Gomes, autor do livro Natação uma alternativa metadológica, o craw é o nado mais rápido para as competições devido ao movimento contínuo de braços e pernas. Em nosso país é geralmente o primeiro nado a ser ensinado. O autor aconselha só iniciar o seu aprendizado após uma boa adaptação ao meio aquático.
Posição Inicial do Nado
Em decúbito ventral, com água na altura da testa, braços esticados à frente com a palma das mãos ligeiramente voltadas para fora e pernas esticadas para trás.
Braçada
Puxar a água para baixo e para fora, para dentro e para trás formando um desenho parecido com uma interrogação. Terminar a braçada na altura da coxa, recuperar o braço com o cotovelo alto de forma relaxada e executando o rolamento de ombros.
Fases da Braçada
Análise ortodoxa Moderna1 - entrada 1 - apoio2 - deslize 2 - tração3 - apoio 3 - empurrão4 - tração 4 - recuperação5 - dominação6 - empurrão7 - finalização8 - recuperação9 - ataque
Fases da Pernada
A perna bate verticalmente de forma alternada, tendo duas fases: a descendente, mais forte e a ascendente, mais fraca. Na fase descendente a perna inicia semi-flexionada e termina esticada com os pés ligeiramente voltados para dentro. Na fase ascendente a perna sobe esticada terminando semi-flexionada. O trabalho de perna inicia na articulação coxo-femural.
 Coordenação do Nado
O nado crawl pode ser de dois tempos, que imprime um ritmo de duas pernadas para cada ciclo de braçada; de quatro tempos, que imprime um ritmo de quatro pernadas para cada ciclo de braçada e o de seis tempos,imprimindo um ritmo de seis pernadas para cada ciclo de braçada. Os braços trabalham de forma alternada, um entrando na água e o outro saindo. A respiração é lateral e se dá no momento da finalização da braçada e início da recuperação. Ela pode ser para um dos lados (unilateral) ou para os dois lados(bilateral).
Educativos de Perna dentro D'Água
1 - Caso a borda seja próximo ao nível da água, bater as pernas segurando na borda. 2 - Deslizar em decúbito ventral com os braços esticados e unidos à frente,rosto dentro d'água, bater as pernas a partir do deslize.3 - Braços ao longo do corpo, bater as pernas com o rosto dentro d'água.4 - Um braço esticado à frente e o outro ao longo do corpo, bater as pernas.5 - Segurando a prancha trabalhar a braçada bilateral executando a respiração bilateral.6 - Tronco inclinado para frente, executar a braçada completa, respirando a cada três braçadas.7 - Pullbuoy entre as pernas, trabalhar a braçada respirando para um dos lados.8 - Repetir o exercício anterior, respirando a cada três braçadas.
Braço, Respiração e Pernada
1 - Segurando a prancha com a mão esquerda, trabalhando as pernas,executar a braçada com o braço direito respirando para direita (repetir o exercício para o outro lado).  2 - Segurando a prancha com a mão esquerda, trabalhar o braço direito com respiração (repetir três vezes), trocar a mão que segura a prancha e trabalhar o braço esquerdo com respiração (repetir três vezes).3 - Segurando a prancha com as duas mãos e trabalhando as pernas, executara braçada direita respirando para direita, parar a mão direita na prancha econtar quatro pernadas. Executar a braçada esquerda respirando para esquerda, parar a mão esquerda na prancha e contar quatro pernadas para repetir o ciclo.4 - Repetir o exercício anterior sem prancha. O braço ficará esticado sem segurar a prancha.5 - Braço esquerdo parado e esticado junto ao corpo, executar a braçada direita respirando para direita.  6 - Repetir o exercício anterior para o outro lado.7 - Braço esquerdo parado e esticado junto ao corpo, executar a braçada direita e respirar para esquerda. A cabeça deverá virar para respirar no momento em que a mão direita entrar na água e estiver na fase do deslize(repetir para o outro lado).
Coordenação do Nado Crawl
1 - Um braço esticado à frente e o outro ao longo do corpo. Contar seis pernadas executar a braçada com o braço que está à frente, recuperando ao mesmo tempo o outro braço (este exercício pode ser executado variando o número de pernadas).2 - O braço esquerdo esticado à frente e o direito ao longo do corpo. Pegar o ar para a direita rolando o ombro, olhar para o fundo e soltar o ar, pegar o ar novamente e quando olhar para o fundo executar a puxada com o braço esquerdo e recuperar o direito ao mesmo tempo.




    Cristine Kreuscher em seu blog descreve a técnica do Crawl ao observarmos um nadador de frente, lado ou pelo alto notamos: uma atitude plana e horizontal;ombros, costas, pernas e pés na mesma linha e alguns centímetros abaixo da superfície da água; qualquer desnível na posição do corpo, aumenta o atrito com a água;este atrito é causado pelo abaixamento das pernas provocado pela elevação da cabeça, sendo muito cansativo para o nadador;Ao invés de elevar a cabeça deve-se girá-la para respirar; o rolamento que o nadador faz,aumenta a eficiência do nado e auxilia diretamente no movimento das pernas e dos braços,deve ser feito igual para ambos os lados. Neste rolamento o quadril, rola menos que os ombros e as nádegas permanecem abaixo do nível da água.
   Pernas são menos propulsoras e mais equilibradoras do nado; ação alternada e contínua no plano vertical; cria propulsão,equilibra o nado e mantém o corpo na horizontal;Pés estendidos, como de um bailarino;pernas não devem ser rígidas.
   Braços são responsáveis pela propulsão do nado; ação alternada e contínua; a ação dos braços é dividida em duas fases: fase propulsiva (abaixo da superfície da água) e fase de recuperação (acima da superfície)
Fase Propulsiva. Agarre: base desta fase, logo que a mão entra na água, se move para baixo e para traz ;dedos unidos e mão plana;punho ligeiramente flexionado. Tração: Segue o agarre até que a mão chegue na linha do ombro; é o momento de criar a propulsão , para isto tem que haver pressão suficiente criada na superfície da mão e no antebraço;palma da mão voltada para traz;cotovelos flexionados e elevados; nesta etapa se inicia o rolamento corporal. Empurre: Acontece para fora e pra tras;transição suave e imperceptível; acontece no plano do ombro e termina na linha da cintura.
Fase de Recuperação. Desmanchamento: mãos e braços precisam ser elevados; esta ação acontece quando o corpo rola pra o lado oposto; o cotovelo sai primeiro; mão próxima da coxa. Recuperação:Acima da água;não contribui para a propulsão;se executada incorretamente pode prejudicar o nado no global;movimento suave, eficiente e confortável;flexibilidade do ombro é fundamental;quanto maior a liberdade de rotação do ombro, melhor será o desempenho; cotovelo alto, punho ;mão e dedos relaxados
Entrada: Mão entra primeiro;cotovelos elevados.
Respiração. Lateral pela boca e pelo nariz;feita para o lado em que o braço recupera;cabeça vira na mesma direção do rolamento corporal;a velocidade da água cria uma onda e uma cavidade em torno da cabeça que facilita a respiração;expiração dentro da água e de forma explosiva.
Coordenação dos movimentos de braços e pernas
6 batidas de pernas por uma braçada nos 100m (velocistas)
4 batidas de pernas por uma braçada nos 200m (meio fundistas)
2 batidas de pernas por uma braçada nos 800m (fundistas)
Saídas
Objetivo: Impulsionar o nadador a frente o mais rápido possível e com maior impulso.
   O Vôo deve ser o mais prolongado possível em seguida vem o atrito com a água;o corpo fica numa posição estendida; a cabeça flexionada entre os braços;a entrada na água começa pela ponta dos dedos;uma leve inclinação do corpo na entrada para favorecer o deslizamento ; a batida inicial deve começar com a diminuição do deslizamento.
    Para ter uma boa saída: Reação rápida;capacidade de gerar uma potência instantânea máxima;conhecimento e apreciação da mecânica adequada do corpo, juntamente com a capacidade de executá-la;compreensão dos princípios gerais de aerodinâmica relacionados ao movimento da água.
Tipos de saídas
Clássica ou convencional; nesta saída há um aproveitamento muito grande do impulso, devido ao movimento de rotação dos braços para traz. Com isto, o nadador demora mais a entrar na água, a velocidade será então somente na horizontal. Erros comuns: na saída erros na postura, braços para traz ou para frente,cabeça muito baixa ou muito elevada,corpo muito flexionado, pernas estendidas ou exageradamente flexionadas, quadris muito baixos,ombros muito elevados; não efetuar a circundução dos braços; falta de coordenação dos movimentos de braços e de pernas para uma boa impulsão;saltar para baixo, entrando na água muito próximo da borda; saltar para cima.
Agarre:é a mais usada, pois ganha mais tempo; cerca de um quarto de segundos sobre a outra. Desequilíbro pela flexão dos braços e lançamento;desequilíbrio/vôo/queda/deslize;entrada rasa;o início das atividades dentro da água dependerá do estilo a ser executado e da regra específica;no crawl começa mais cedo que os demais estilos;deslize com mais ou menos 60cm de profundidade;posição totalmente estendida; a velocidade do deslize é maior que a velocidade do nado, devido ao impulso gerado na saída;o impulso da saída deve ser usado em benefício do nadador; qualquer tentativa de começar o nada antes, diminui o deslize.
erros mais comuns:Não segurar na plataforma de saída;posição de postura errada: pernas muito fletidas e quadris baixos,cabeça alta olhando pra frente, pernas estendidas;soltar as mãos da plataforma antes do corpo estar projetado à frente; impulsionar antes das pernas estarem paralelas à água;antes de impulsão, não abaixar a cabeça e puxar os braços fletidos; não estender as pernas durante o vôo , entrando na água carpado.
Viradas
Uma boa virada depende de:
   Uma boa aproximação da parede;um toque ou ponto de rotação bem calculado;transição veloz do movimento linear para o rotatório;um impulso e deslizamento equilibrado;início correto dos movimentos iniciais.
Aproximação: veloz em direção a parede;velocidade linear transformada em velocidade rotatória (virada olímpica) ; avaliação completa do momento da virada.
Toque: No crawl não é necessário o toque das mãos e sim qualquer parte do corpo ; no crawl é beneficiada (cambalhota da virada olímpica)
Rotação: Deve ser rápida; corpo contraído;ação das mãos e braços para baixo;ângulo completo de 180 graus deve ser atingido antes do impulso;cabeça baixa entre os braços.
Deslize: Corpo estendido; profundidade mais ou menos 45 cm
Movimentos Iniciais: não devem acontecer muito rápido; ocorre na velocidade máxima do deslize.
Tipos de Viradas
Simples (grampo)- Uma mão toca a parede e a outra permanece atraz; girar o corpo colocando os pés na parede;pernas flexionadas;lançar o braço da parede para cima da cabeça;dar o impulso com os braços a frente e estendidos.
Olímpica:o nadador aproxima-se da borda faz um mergulho em direção oposta , girando o tronco para que fique com o tronco voltado para baixo, impulsiona as pernas na na parede e desliza em direção a outra borda com os braços estendidos a frente.
Erros comuns nas viradas. Simples: tocar a borda com ambas as mãos;dar impulso na borda com os pés muito abaixo ou acima em relação ao plano do corpo; dar impulso na borda com pernas estendidas e sem estar com os dois braços estendidos à frente da cabeça; no giro, mudar a direção, ficar de frente para a piscina.
Olímpica: Dar uma braçada a mais ou a menos, antes de efetuar a virada; iniciar o lançamento das pernas flexionadas na borda, para o impulso; dar impulso na borda com as pernas estendidas; dar impulso na borda sem estar com os braços estendidos à frente da cabeça; dar impulso na borda com os pés muito acima ou muito abaixo do nível do corpo.
Chegada. Erros mais comuns: chegar, sem estar olhando para a borda; tocar a borda sem pressioná-la;chegar de frente para a borda.

Referências Bibliográficas:
MACHADO, David Camargo. Metodologia da natação. 2. ed. São Paulo,EPU/EDUSP, 1978.
GOMES, Wagner Domingos. Natação uma alternativa metadológica. 1.ed.  Rio de Janeiro - Editora Sprint – 1995.
MASSAUD, Marcelo Garcia. 4 nados aprendizado e aprimoramento. 3.ed. Rio de Janeiro – Editora Sprint – 1999.
< cristinekreuscher.tripod.com/id2.html‎> Acesso em: 08 set. 2013; 12:58.