A Educação Física vem passando por transformações nos ultimos anos, no reconhecimento crescente da importância da prática de atividades físicas, bem como, na formação de educador físico e sua intervenção no campo social.
Esse blog foi criado pela necessidade de resumir a evolução do esporte, já que nosso país está vivenciando a décadeda do esporte. Brasil entrou de vez no roteiro mundial dos maiores eventos esportivos. Iniciou com a realização dos Jogos Pan-Americanos em 2007 no Rio de Janeiro, a Copa de 2014 que se realizará em doze cidades escolhidas pela FIFA, e a Olímpiada de 2016 na cidade do Rio. Janeiro.
Esses megaeventos esportivos prometem modificar toda estrutura física no esporte no nosso país.E apresentam um enorme desfio aos profissionais da área, que é o agir com responsabilidade social,, sobretudo na formação da juventude.
Usarei esse espaço também pra falar de três das atividades que trabalho no momento, Educação Física Escolar, Natação e Hidroginástica. Histórico, materiais usados, benéficios e fotos irão apaerecer no blog. Não deixarei de fora o esporte que gosto tanto de acompanhar e assistir, o futebol. Comentários e Temas Polêmicos farão parte desse trabalho.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Papel do Educador Físico Atual na Sociedade.
A Educação Física sempre esteve atrelada ao modelo de Governo do nosso País. Podemos perceber em momentos distintos da nossa história, principalmente no Regime Militar.
Na época do Regime Militar, os Professores Esportivos eram quase sempre, ex-atletas ou militares, que tinham vivência nessa área.Vinham dotados apenas de experiências práticas e pouca base teórica. Nesse período imperou o modelo esportiva/competititvista com metodologia a fim de criar homens forte,para dispultar olímpiadas e fosse para guerra quando preciso. Era necessário ter como pré-requisito os fundamentos técnicos do jogo.O modelo era vertical, mecãnico. O professor manda, o Aluno obedece. Fazer sem saber pra quê.
Os lemas de incentivo surgiam a todo instante.
Foram criadas as mais diversas frases de efeito, por exemplo:
Fotos copiada e colada UniSite Notícias.
Essa foto demontra muito bem o tipo de treinamento no período. Carinha das crianças de dor e não por etarem curtindo uma atividade prazeirosa.
Na atual conjutura esportiva a metodologia é crítica,em que a compreensão do que se faz se torna mais importante do que como se faz. Aluno-Atleta autonomo e crítico.
Para exercer bem seu papel de professor, o profissional deve possuir qualidades como;
- Compreensão da realidade com qual trabalha.
- Comprometimento Político no que se acredita, não partidário.
- Possuir competência técno-profissional sólido e atualizado.
Sobre as práticas inovadora, o ensino do esporte é realizado de forma lúdica, feito com amor e liberdade. Antes de qualquer ensinamento o aluno precisa aprender a gostar do que faz
Além disso o profissional deve vir munido de algumas normas de conduta.
- Permaente formação pedagógica,orientada por especialista na área da pedagogia, além de formação técnica
- Planejar aulas com antecendência.
- O professor deve participar ativamente da aula.
- Promover rodas no´inícios e nos finais de cada aula.
- Realizar avaliações periódicas.
- Realizar atividade de acordo com a faixa etária.
- Modificar regras e variar o jogo.
- Diversificar as atividades lúdicas.
- Administrar conflitos durante as aulas, aproveitando para contrução de regras coletivas.
Foto copiada e colada do Blog Educacional. Demonstra bem atividade interativa, dinâmica,e inclusiva.
Diante deste cenário fica evidenciado o agir do Educador Físico com responsabilidade social, participando das diversas possibilidades de intervenção junto à população. O profissional assume sua parcela de contribuição para que as crianças, adolescentes, adultos e idosos desenvolvam para uma adoção de um estilo de vida ativo e saudável.
Fontes: Fascículo um e sete do curso Olimpíada e Cidadania.
www.confef.org.br
www.wikipedia.com.br
.
Na época do Regime Militar, os Professores Esportivos eram quase sempre, ex-atletas ou militares, que tinham vivência nessa área.Vinham dotados apenas de experiências práticas e pouca base teórica. Nesse período imperou o modelo esportiva/competititvista com metodologia a fim de criar homens forte,para dispultar olímpiadas e fosse para guerra quando preciso. Era necessário ter como pré-requisito os fundamentos técnicos do jogo.O modelo era vertical, mecãnico. O professor manda, o Aluno obedece. Fazer sem saber pra quê.
Os lemas de incentivo surgiam a todo instante.
Foram criadas as mais diversas frases de efeito, por exemplo:
- "Brasil: Ame-o ou deixe-o!", era usada por adultos e crianças, ostentada em objetos e nas janelas dos automóveis.
- "Brasil:AME-O", muitas empresas de transportes de valores utilizavam-na ostentada em seus veículos.
- "Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil".
Fotos copiada e colada UniSite Notícias.
Essa foto demontra muito bem o tipo de treinamento no período. Carinha das crianças de dor e não por etarem curtindo uma atividade prazeirosa.
Na atual conjutura esportiva a metodologia é crítica,em que a compreensão do que se faz se torna mais importante do que como se faz. Aluno-Atleta autonomo e crítico.
Para exercer bem seu papel de professor, o profissional deve possuir qualidades como;
- Compreensão da realidade com qual trabalha.
- Comprometimento Político no que se acredita, não partidário.
- Possuir competência técno-profissional sólido e atualizado.
Sobre as práticas inovadora, o ensino do esporte é realizado de forma lúdica, feito com amor e liberdade. Antes de qualquer ensinamento o aluno precisa aprender a gostar do que faz
Além disso o profissional deve vir munido de algumas normas de conduta.
- Permaente formação pedagógica,orientada por especialista na área da pedagogia, além de formação técnica
- Planejar aulas com antecendência.
- O professor deve participar ativamente da aula.
- Promover rodas no´inícios e nos finais de cada aula.
- Realizar avaliações periódicas.
- Realizar atividade de acordo com a faixa etária.
- Modificar regras e variar o jogo.
- Diversificar as atividades lúdicas.
- Administrar conflitos durante as aulas, aproveitando para contrução de regras coletivas.
Foto copiada e colada do Blog Educacional. Demonstra bem atividade interativa, dinâmica,e inclusiva.
Diante deste cenário fica evidenciado o agir do Educador Físico com responsabilidade social, participando das diversas possibilidades de intervenção junto à população. O profissional assume sua parcela de contribuição para que as crianças, adolescentes, adultos e idosos desenvolvam para uma adoção de um estilo de vida ativo e saudável.
Fontes: Fascículo um e sete do curso Olimpíada e Cidadania.
www.confef.org.br
www.wikipedia.com.br
.
O PODER DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS.
Introdução.
Quem nunca usou o coletivo e deparou com um daqueles rapazes de uma instituição que cuida de dependentes químicos, vendendo kit pra angariar fundos pras casas de recuperação?
Muita gente se pergunta; Será que o dinheiro é pra esse fim mesmo?
Você se pega pensando; De novo esses rapazes? E eles são tão educados e ensaiados. Pedem até desculpas, por estarem atrapalhando nossa viagem.
Um dia me peguei pensando. O que eu posso fazer pra ajudar, além de R$ 2,00 pra compra desses kits?
Primeiro entrei no site que se encontra no panfleto que compõe o kit. Acessei. Liguei. E senti a veracidade. Assim quando ouvir alguém questionar o programa, eu poderei dizer, tem sim um trabalho bacana por trás daqueles rapazes que estão ali lutando pela vida.
Segundo pensei como eu poderia ajudar. Como trabalho com Educação Física fiz pesquisas de como exercícios físicos ajudariam na recuperação dos adictos em recuperação. E a pesquisa foi satisfatória.
Vale ressaltar que ainda não iniciei os trabalhos porque precisamos conhecer a filosofia da instituição. Entender o processo de recuperação. E principalmente entender o físico e a cabeça do paciente. Ai demora um pouquinho.
Benefícios.
Melhora Condicionamento cárdio- respiratório, Coordenação,Auto-estima.Grande bem estar ,Socialização,Prevenção de várias doenças.
Aumento dos níveis de Serotoninanas áreas de humor, e síntese e liberação de Endorfinas,
Taxa basal, Flexibilidade,Tônus
muscular,Agilidade,VO2 máximo,Ventilação. pulmonar.
Diminuição Depressão,Compulsão,Estresse,Freqüência cardíaca em repouso.Pressão arterial ,Gordura corporal.
O tratamento médico da dependência química é complicado, normalmente multidisciplinar e individualizado caso a caso. Por se tratar de uma doença crônica, os resultados do tratamento são semelhantes aos de outras doenças crônicas, como por exemplo, a asma, hipertensão, diabetes e outras.
Além da conduta médica, outras devem ser adotadas, como a prática de exercícios físicos, por exemplo. Mesmo sem um embasamento cientificamente estruturado, o condicionamento físico do dependente químico e do alcoolista sempre objetivou a eliminação das toxinas, a busca de um melhor relacionamento social, o estímulo para o lazer através da caminhadas e jogos, o resgate da auto-estima e a melhoria das condições músculoesqueléticas e cardiocirculatórias.
Corpo = Físico | Alma = Psíquico | Espírito = Social |
Esporte Lazer Natação Academia Terapia Ocupacional Caminhada Diversão Boa Alimentação Medicação (alguns casos) Assiduidade | Terapia Terapia em grupo Atendimento psicológico | Estudos bíblicos Palestras Natação Celebração Auto Estima Fé, Amor, Paz |
De modo geral, após o tratamento da dependência, as recaídas são freqüentes. Nos primeiros seis meses 50% voltam ao vício e nos primeiro ano 90%. Mas, essas altas taxas de recaída da dependência não invalidam as iniciativas de tratamento e um dos fatores mais importantes para o sucesso do tratamento é a motivação e a conscientização da natureza patológica da dependência. Por isso é importante que o dependente não deixe de praticar atividade física.
CAMINHOS PARA A RECUPERAÇÃO
Aceitação de Co-dependência.: para iniciar sua recuperação o co-dependente precisará aceitar a realidade da co-dependência, precisará aceitar também que não é onipotente, que não pode controlar muitas das situações de sua vida.
Tolerância da Dor.
Aceitação da realidade de co-dependência desperta sentimentos doloridos, e para aliviar a dor o co-dependente tem formas distintas: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
Percepção de um conflito Emocional Interno: Batalha Interior.
Se faz importante aceitar que é natural odiar a quem se ama, esse ódio desperta um conflito interno, para recuperar-se o co-dependente deverá aceitar a responsabilidade pessoal desse conflito, admitindo-o como natural.
Mudanças de atitudes. É muito difícil para o co-dependente mudar, porque ao aceitar o que está ruim, tem a impressão de que controla a situação problema.
Aceitação de Co-dependência.: para iniciar sua recuperação o co-dependente precisará aceitar a realidade da co-dependência, precisará aceitar também que não é onipotente, que não pode controlar muitas das situações de sua vida.
Tolerância da Dor.
Aceitação da realidade de co-dependência desperta sentimentos doloridos, e para aliviar a dor o co-dependente tem formas distintas: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
Percepção de um conflito Emocional Interno: Batalha Interior.
Se faz importante aceitar que é natural odiar a quem se ama, esse ódio desperta um conflito interno, para recuperar-se o co-dependente deverá aceitar a responsabilidade pessoal desse conflito, admitindo-o como natural.
Mudanças de atitudes. É muito difícil para o co-dependente mudar, porque ao aceitar o que está ruim, tem a impressão de que controla a situação problema.
Conclusão.Com uma boa dose de determinação , fé, acompanhamento Médico, e educador físico pra auxiliar nas atividades físicas o dependente pode controlar sua dependência.
Ajudem com a compra dos kits.
E eu vou estudar e me aprofundar no tema pra ver no que posso ajudar. Posso ajuda com natação e com hidro. Vou levar a fundo essa idéia.
CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO COM ALUNAS DE HIDROGINÁSTICA.
HIDROGINÁSTICA COM TIA MARI.
HIDROGINÁTICA NA ACADEMIA AEC COM TIA MARI.
SEGUNDAS E QUARTAS, DAS 06:40HS ÀS 10:00HS E DE 15:20HS ÀS 20:OOHS.
Pode ser praticada por um grupo amplo de pessoas, Homens, Mulhures, Adultos, Idosos, Lesionados, Atletas(recuperação muscular e treinamento), Magros, Pessoas acima do peso, desde que seja com muita responsabilidade e com Profissional da Área.
Contribui para o aumento da resistência do sistema cardiorespiratório.
Gasto Calórico entre 200kcal/hora a 400kcal/hora.
Tonifica os Músculos.
Com aulas bem divertida, melhora o humor e diminui o estresse, contribuindo para o bem-estar geral.
Socialização.
Melhora a Resistência e a Força Muscular, bem como a flexibilidade das Articulações.
Na água , o peso do corpo diminui em 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
Melhora da velocidade de andar.
Melhora do Equilíbrio.
Mwlhora da Ingestão Alimentar.
Melhora a Mobolidade.
Melhora os Reflexos.
Diminui a Depressão.
Essas fotos retratam bem a questão da socialização.
As pessoas perguntam, tenho artrose, posso fazer aula de hidro? Outras perguntam, tenho dores no joelho, posso fazer aula?
R. Sim, Diminuindo a velocidade, a inttensidade, o contato e impacto, poderão fazer a aula naturalmente.
Materiais usados.
Halteres: são utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercício.
Espaguetes: é um flutuador versátil, usado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados para pernas e glúteo.
Coletes: também flutuador , feito de espuma flexível, ajustável à cintura.
Step; trabalha exercícios de perna.
Prancha. Para exercícios resistidos, devido maior contato com a água.
Aula de hidro com prancha.
Aula de hidro com halter.
Aula de hidro com Macarrão.
Aula divertida proporcionando total bem-estar.
Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica:
A prática da Hidroginástica. César Augusto Delgado.
Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade.
SEGUNDAS E QUARTAS, DAS 06:40HS ÀS 10:00HS E DE 15:20HS ÀS 20:OOHS.
Benefícios da Hidroginástica:
Pode ser praticada por um grupo amplo de pessoas, Homens, Mulhures, Adultos, Idosos, Lesionados, Atletas(recuperação muscular e treinamento), Magros, Pessoas acima do peso, desde que seja com muita responsabilidade e com Profissional da Área.
Contribui para o aumento da resistência do sistema cardiorespiratório.
Gasto Calórico entre 200kcal/hora a 400kcal/hora.
Tonifica os Músculos.
Com aulas bem divertida, melhora o humor e diminui o estresse, contribuindo para o bem-estar geral.
Socialização.
Melhora a Resistência e a Força Muscular, bem como a flexibilidade das Articulações.
Na água , o peso do corpo diminui em 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
Melhora da velocidade de andar.
Melhora do Equilíbrio.
Mwlhora da Ingestão Alimentar.
Melhora a Mobolidade.
Melhora os Reflexos.
Diminui a Depressão.
As pessoas perguntam, tenho artrose, posso fazer aula de hidro? Outras perguntam, tenho dores no joelho, posso fazer aula?
R. Sim, Diminuindo a velocidade, a inttensidade, o contato e impacto, poderão fazer a aula naturalmente.
Materiais usados.
Halteres: são utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercício.
Espaguetes: é um flutuador versátil, usado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados para pernas e glúteo.
Coletes: também flutuador , feito de espuma flexível, ajustável à cintura.
Step; trabalha exercícios de perna.
Prancha. Para exercícios resistidos, devido maior contato com a água.
Aula de hidro com prancha.
Aula de hidro com halter.
Aula de hidro com Macarrão.
Aula divertida proporcionando total bem-estar.
Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica:
- Proucure um ´Mádico e faça Exames, antes de iniciar a prática.
- Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie.
- Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.
- Não converse muito durante as aulas.
- A música tem um papel importantissimo para uma boa aula. Mas cuidado, com a autura, e a letra. Lembre-se que temos idosas, e pessoas mais consevadoras no Grupo.
A prática da Hidroginástica. César Augusto Delgado.
Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade.
TIA MARI NA ESCOLA.
Benefícios da Recreação Escolar.
Melhoria e/ou aumento do condicionamento físicoMelhoria e/ou aumento da flexibilidadeMelhoria e/ou aumento da maturidade óssea Melhoria e/ou aumento da comunicação e expressão (falada e escrita)Melhoria e/ou aumento de percepções (visual, auditiva, falada, atenção)Melhoria e/ou aumento da coordenação motora (global e fina)Melhoria e/ou aumento do convívio social Melhoria e/ou aumento de conhecimentos gerais e/ou específicos
aprimoramento do processo de relação entre as pessoas, tornando o indivíduo mais espontâneo e capaz de aceitar desafios, facilitando assim sua socialização.
FUTSAL NA ESCOLA.
O futsal na escola deve ter uma formação básica, desenvolvendo as habilidades físico-mentais: consciência corporal, coordenação, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilíbrio, percepção espaço-temporal e descontração.
FUNDAMENTOS DO FUTSAL.
Domínio da Bola.
Passe.
Condução.
Recepção.
Chute.
Cabeceio.
Manhã Esportiva na Escola.
Os Alnnos chegam ansiosos, na expactativa do jogo. Um grande laço de União e Interação é construído.
ALONGAMENTO DO PAPAI.
Pais e alunos juntos aprendendo alongamento básico. Esse momento de União Pai e Filho é muito importante pro desenvolvimento emocional da criança.
Olha a postura!
Melhoria e/ou aumento do condicionamento físicoMelhoria e/ou aumento da flexibilidadeMelhoria e/ou aumento da maturidade óssea Melhoria e/ou aumento da comunicação e expressão (falada e escrita)Melhoria e/ou aumento de percepções (visual, auditiva, falada, atenção)Melhoria e/ou aumento da coordenação motora (global e fina)Melhoria e/ou aumento do convívio social Melhoria e/ou aumento de conhecimentos gerais e/ou específicos
aprimoramento do processo de relação entre as pessoas, tornando o indivíduo mais espontâneo e capaz de aceitar desafios, facilitando assim sua socialização.
FUTSAL NA ESCOLA.
O futsal na escola deve ter uma formação básica, desenvolvendo as habilidades físico-mentais: consciência corporal, coordenação, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilíbrio, percepção espaço-temporal e descontração.
FUNDAMENTOS DO FUTSAL.
Domínio da Bola.
Passe.
Condução.
Recepção.
Chute.
Cabeceio.
O ideal é deixar a criança exercitar os fundamentos
com total liberdade, pois um fundamento é a seqüência do outro e com certeza
ela terá mais criatividade e mais prazer em executar os fundamentos. Vivenciar
os fundamentos de forma lúdica em sua totalidade é o essencial para a
iniciação. A atividade precisa ser prazerosa para que a criança participe com
motivação.
Quando a criança sente-se desmotivada e sem interesse pelas atividades, o
professor tem que rever os seus métodos de trabalho, com certeza está
havendo falta de criatividade e sensibilidade por parte do professor. O
professor não precisa se preocupar em criar equipes competitivas, mas sim em
introduzir a criança e o adolescente gradativamente no Futsal. O ideal é ir
proporcionando ao aluno atividades mais lúdicas sem cobrar com muita ênfase
as regras do jogo, deixar o aluno bem a vontade é o segredo, pois ele terá otempo certo para colocá-las em prática. Se porventura, algum aluno tiver
dificuldade em algum fundamento, o professor deverá procurar saber
(investigar), qual é a causa daquela deficiência e posteriormente trabalhar com
cautela e calma para sanar tal deficiência com educativos corretos para o caso.Manhã Esportiva na Escola.
Os Alnnos chegam ansiosos, na expactativa do jogo. Um grande laço de União e Interação é construído.
ALONGAMENTO DO PAPAI.
Pais e alunos juntos aprendendo alongamento básico. Esse momento de União Pai e Filho é muito importante pro desenvolvimento emocional da criança.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Tia Mari, Tia da Piscina.
É Assim que alguns Alunos me chamam no meu trabalho. Quer saber? Amo ser chamada de Tia, Amo de ser chamada de Tiia da Piscina. Eles gostam quando chego. Eu sou a Tia que vai tirá-los um pouco da Rotina. Não vou tirá-los por tirar. Vou trabalhar com eles a coordenação, o deslocamento em meio líquido, a socialização, e uma série de outras coisas. Muitas vezes trabalho até com a questão do medo. É muito gratificante ver a evolução dos meus meninos. Vê-los superar seus limites. As primeiras Bolhinhas. As primeiras Pernadas e Braçadas. Nossa, me encanta!
Aprendendo a virada do Craw.
Na Academia AEC, também há momentos de Socialização. Alunos de Turmas Diversas se reunem numa confraternização. Momentos como esses marcam muito. Eles pedem sempre para ter mais encontros como esses.
Minhas Pupilas. Hoje mais crescidas e mandando ver.
Primeiro pulo da turminha de 15:20 da AEC.
Turminha do Tempo Integral do CMB.
Fico muito bem só em vê-los Felizes. Turminha do Tempo Integral Infantil do CMB.
Meus Alunos, Meus Amigos.
Orgulho da Tia.
Aprendendo a Saída do Craw.
Na Academia AEC, também há momentos de Socialização. Alunos de Turmas Diversas se reunem numa confraternização. Momentos como esses marcam muito. Eles pedem sempre para ter mais encontros como esses.
Troca de Presentes.
Planete Água.
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Música de Guilherme Arantes.
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