evento que informou sobre os detalhes da competição deste ano.A secretarias do Esporte e de
Educação se reuniram com gestores municipais, técnicos e professores na tarde desta quinta-feira (01), no Auditório Blanchard Girão da Sesporte, onde foi realizado o Lançamento dos Jogos Escolares do Ceará 2013. As disputas começam no próximo dia 9 para alunos de 12 a 14 anos de Fortaleza, em busca da vaga na Etapa Estadual que começa no dia 12. Cerca de 200 atletas vão representar o Ceará na etapa nacional da competição, de 5 a 14 de setembro, em Natal.
O secretário adjunto de Esportes do Estado, Eugênio Rabelo, ressaltou a prática esportiva para a juventude. “O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão social que existe. A gente tem tudo pra fazer esses jogos serem um grande sucesso no Ceará”, acredita.
Fernando Marques, coordenador de esportes, deu mais detalhes sobre a competição. “Os jogos começam primeiramente na fase regional que reúne as melhores equipes para a Etapa Estadual e é lá que nós descobrimos os talentos e selecionamos os representantes do Ceará na fase nacional”, explicou o coordenador que frisou ainda que os Jogos de 2012 envolveram quase 20 mil alunos, entre etapas regionais e estaduais.
As inscrições para os Jogos Escolares do Ceará já se encontram abertas no site da Secretaria do Esporte. Neste ano, os Jogos terão disputas em 15 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.
Os Jogos Escolares acontecem anualmente proporcionando aos alunos das escolas cearenses oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma
saudável e inclusiva. Os jogos reúnem em torno de 20 mil alunos da rede pública e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes cearenses.
Jogos Escolares do Ceará Organizados pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, os Jogos Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.
Regulamento Geral 2013
Jogos Escolares do Ceará
12 a 14 anos e 15 a 17 anosSUMÁRIO
Capítulos Temas Páginas
CAPITULO I Finalidade 3
CAPITULO II Justificativa 3
CAPITULO III Objetivos 3
CAPITULO IV Fomento e Promoção 3
CAPITULO V Responsabilidades 4
CAPITULO VI Candidatura a Sede Etapa Regional 5
CAPITULO VII Regionalização 5
CAPITULO VIII Poderes 7
CAPITULO IX Modalidades 8
CAPITULO X Inscrições e Participação 9
CAPITULO XI Congresso Técnico 11
CAPITULO XII Premiação e Cerimônia de Abertura 11
CAPITULO XIII Normas Técnicas 12
CAPITULO XIV Forma de Competição 13
CAPITULO XV Arbitragem 14
CAPITULO XVI Denuncias e Julgamento 14
CAPITULO XVII Disposições Gerais 16
CAPITULO XVIII Regulamentos Específicos. 17
Atletismo 17
Badminton 19
Basquetebol 20
Ciclismo 22
Futsal 25
Ginástica Rítmica 27
Handebol 35
Judô 38
Karatê 40
Luta Olímpica 41
Natação 44
Tênis de Mesa 47
Voleibol 48
Volei de Praia 50
Xadrez 52CAPÍTULO I
FINALIDADE
Artigo 1º - Os Jogos Escolares do Ceará tem por finalidade, promover ampla
mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social
e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas dentro da escola além
de identificar e desenvolver talentos esportivos.
CAPÍTULO II
JUSTIFICATIVA
Artigo 2º - Ao educar o jovem através da prática desportiva escolar estamos cada vez
mais difundindo e reforçando a construção da cidadania, de um mundo melhor e mais
pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão
mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play (jogo limpo). Através das
atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos,
socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.
CAPÍTULO III
OBJETIVOS
Artigo 3º - Os Jogos Escolares do Ceará têm por objetivos:
a) Fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino;
b) Possibilitar a identificação de talentos desportivos nas Instituições de Ensino;
c) Desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes;
d) Contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social,
autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania
através do esporte;
e) Garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer, mais oportunidade de
acesso à sua prática na escola.
CAPÍTULO IV
FOMENTO E PROMOÇÃO
Artigo 4º - Os Jogos Escolares do Ceará são fomentadas e custeadas com recursos
do Governo do Estado e promovidos pela Secretaria do Esporte e Secretaria da
Educação, e serão consideradas etapas seletivas para Jogos Escolares da Juventude
2013 – Etapa Nacional:
a) Inter-Classes – Deverão ser realizadas pelas unidades escolares;
b) Inter-Colegial (Municipal) – Deverão ser realizadas pelos municípios, com excessão
de Fortaleza, que é considerada como uma Etapa Regional;
c) Fases Regionais – Deverão ser realizada pela SESPORTE / SEDUC e entidade
executora, sendo considerada seletiva para a Etapa Estadual;
d) Fases Estaduais – Deverão ser realizadas pela SESPORTE / SEDUC e entidade
executora, sendo considerada seletiva para as Etapas Nacionais.CAPÍTULO V
RESPONSABILIDADES
Artigo 5º – Caberão as instituições envolvidas:
Governo do Estado – SESPORTE / SEDUC e Entidade Executora
1. Planejar, gerenciar e fiscalizar a competição;
2. Arbitragem, coordenadores e pessoal técnico;
3. Transporte para reuniões técnicas e arbitragens;
4. Premiação para todas as etapas;
5. Divulgação da Competição.
6. Alimentação das Etapas (regional e estadual);
7. Confecção de Camisas para etapa estadual;
8. Confecção de agasalhos para etapa nacional;
9. Transporte interno etapa estadual;
10. Transporte para a etapa nacional
11. Locais para hospedar (escolas) os alunos na etapa estadual.
Município sede etapa regional
1. Infra-estrutura esportiva (01 quadra para cada modalidade coletiva) em boas
condições de uso para desenvolver as modalidades;
2. Locais para hospedar (escolas) os alunos em boas condições de uso para os
municípios visitantes;
3. Salas de apoio para realização do Congresso Técnico, reuniões técnicas,
palestras, cursos e instalação da Secretaria Geral dos jogos,
4. Aparelhagem completa para produzir som de boa qualidade, apresentar a pira
Olímpica e a tocha para o fogo simbólico, apresentar a Coordenação Geral, texto da
locução a ser lido no Cerimonial de Abertura, para verificação e aprovação prévia.
5. Hospedagem e alimentação para técnicos e equipe de arbitragens (25
pessoas) em hotel ou pousada, num período que compreenda 24h antes e 24h
depois do início da competição;
6. Compor uma equipe local para atuar em conjunto com a Coordenação Geral,
sendo composta por:
- 01 Coordenador Local;
- 01 Responsável por cada local de competição;
- 01 Responsável por cada local de hospedagem.
7. Compor uma equipe de limpeza e manutenção dos locais de hospedagem e
competição.
Município participante
1. Transporte dos alunos para etapa regional e estadual;
2. Transporte interno na etapa regional;
3. Responsabilidade sobre qualquer dano causado nas instalações esportivas
e/ou locais de alojamento.
Escolas
1. Inscrições das equipes;
2. Transporte das equipes para o local de competição;
3. Uniforme das equipes, de acordo com as regras de cada modalidade.CAPÍTULO VI
CANDIDATURA A SEDE – ETAPA REGIONAL
Artigo 6º – Para candidatar-se à sede das fases regionais dos Jogos Escolares os
municípios interessados deverão adotar os seguintes procedimentos:
a) Enviar à Secretaria do Esporte, ofício do Prefeito Municipal e material de
apresentação do município sede em um relatório de suas instalações esportivas. Ter
conhecimento e comprometer-se a cumprir o estabelecido neste regulamento.
b) Para cada modalidade coletiva, o município deverá apresentar infra-estrutura
esportiva com dimensões oficiais, equipamentos e materiais técnicos (balizas, traves,
postes, redes, cestas, tabelas de basquetebol e outros) em perfeitas condições de
uso, que atenda as condições técnicas necessárias, atestada pela Coordenação dos
jogos.
c) Para cada modalidade individual, o município deverá apresentar infraestrutura esportiva adequada, que atenda as condições técnicas necessárias,
atestada pela Coordenação dos jogos.
d) O município deverá apresentar áreas e salas de apoio para realização do
Congresso Técnico, reuniões técnicas, palestras, cursos e instalação da Secretaria
Geral dos jogos, contendo: um computador com conexão a internet, impressora com
cartuchos e/ou tonners para recarga, e maquina de reprografia.
e) Nomear uma equipe local, de acordo com o Art. 5, - Do Município Sede da
Etapa Regional, item 5, para atuar conjunto com a Coordenação.
f) Instalar aparelhagem completa para produzir som de boa qualidade, para
cerimônia de abertura, apresentar a pira Olímpica e a tocha para o fogo simbólico,
apresentar a Coordenação Geral, texto da locução a ser lido no Cerimonial de
Abertura, para verificação e aprovação prévia.
g) Hospedagem – o município sede deverá apresentar uma infra-estrutura
(escolas) em boas condições de uso para hospedar as delegações dos municípios
visitantes, infraestrutura de banheiro, chuveiros, cozinha, freezer, e ser responsável
pela manutenção da limpeza dos locais.
h) O município sede será responsável pela hospedagem e alimentação da
coordenação geral e da equipe de arbitragem em hotel ou pousada, no período de 24
horas antes do início da competição até 24 horas depois do seu final, bem como
gandulas e pessoal de limpeza.
CAPÍTULO VII
REGIONALIZAÇÃO
Artigo 7º – A Competição será realizada em duas categorias: 12-14 anos e 15-17
anos, nas 08 (oito) regiões do interior e na região de Fortaleza classificando-se o
campeão regional das modalidades coletivas e individuas, para a etapa estadual.
Parágrafo Primeiro – Na fase regional de Fortaleza, nas modalidades
coletivas, os jogos passam a ser realizados da seguinte forma: entre as
escolas privadas e entre as escolas públicas.