sábado, 5 de julho de 2014

A lesão que tirou Neymar da Copa




A coluna vertebral é formada por diversas vértebras empilhadas umas sobre as outras como se fosse um prédio, onde cada andar é uma vértebra. A coluna vertebral protege a medula espinhal e permite a mobilidade do tronco, por isso conseguimos fazer vários movimentos nesta região.
O Neymar fraturou o processo transverso (setas) da terceira vértebra lombar (L3), conforme indicado na figura. O processo transverso é um ponto de ancoragem de músculos e ligamentos na coluna vertebral (por isso parece um espinho), portanto fique tranquilo pois ele não corre o risco de ficar paraplégico, pois este fragmento de fratura não irá machucar a medula dele.
Não será necessária cirurgia. Ele utilizará um colete de estabilização lombar e a fratura consolidará em um período de 4 a 6 semanas. Depois de consolidada a fratura ele voltará a jogar e ser o monstro que sempre foi.

Ciências da Vida

Neymar e Thiago Silva fora, deus é brasileiro? É sim, com ousadia e alegria essa Copa é nossa. É toisss



Mais uma vez, Thiago Silva e David Luiz foram simplesmente brilhantes. Uma dupla que vale por 11. Atrás e na frente. Pararam os atacantes colombianos e garantiram os gols da classificação para as semifinais (2 a 1).
Thiago Silva marcou o primeiro, após escanteio cobrado por Neymar, e David Luiz fez o segundo, numa cobrança de falta espetacular.
A dupla foi tão eficiente na retaguarda que o goleiro Julio César só sujou o uniforme no pênalti que cometeu e James Rodriguez converteu. Não precisou fazer das tripas coração para evitar o pior, como acontecera diante dos chilenos.
Neymar está fora da Copa do Mundo. O jogador sofreu uma fratura na região da coluna, na terceira vértebra lombar, depois de tomar uma pancada nas costas de Zuñiga, no jogo diante da Colômbia, nesta sexta-feira, no estádio Castelão. O camisa 10 deixou o campo de maca e depois foi levado para o Hospital São Carlos, em Fortaleza, onde foi confirmada a lesão.
"Fratura na região da coluna. Não é grave, ele vai sentir dor por certo tempo. Infelizmente, não vai ter condição de jogar. O prazo é muito curto, é uma fratura que evolui muito bem, mas precisa de algumas semanas de recuperação, algumas semanas imobilizado com essa cinta"
O lateral colombiano foi maldoso. Ergueu a perna e com o joelho acertou o nosso artilheiro. A primeira vista queria brecar a jogada. Mas não parecia disposto a causar uma lesão tão grave. A ação em si não foi tão violenta. Num jogo de futebol ocorrem entradas bem mais ríspidas, agressivas, desleais. Mas me parece fato que deliberadamente o lateral deu com o joelho nas costas do brasileiro. Neymar não merecia isso. Primeiro o colocam num time mal armado, agora essa lesão que o tira da Copa do Mundo. Boa sorte ao garoto. Outras virão e ele ainda pode ser campeão, mesmo sem entrar mais em campo.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, MUITO MAIS QUE UMA QUESTÃO MOTORA.

Será que poderia dizer que o seu objetivo é desenvolver habilidades motoras? Mas como poderia sustentar esse objetivo, se as aulas de Educação Física duram em média 45 ou 50 minutos duas vezes por semana, e as crianças, mesmo ironicamente contra a vontade da escola, se movimentam em outros ambientes por meio de estímulos e necessidades? As crianças necessitam das aulas de Educação Física para completar o seu desenvolvimento motor? Se pesquisas mostrarem que sim, seriam apenas 100 minutos por semanas suficientes?
Ou as aulas de Educação Física se justificariam pelo fato de se caracterizar como o único momento que seria permitido às crianças se movimentarem, nas cinco horas que passam confinadas dentro da escola?
Nesse sentido, o objetivo seria apenas recrear as crianças? Apenas para ocupar o tempo em atividades descontextualizadas dirigidas por adultos? Então o professor seria apenas um monitor e não um especialista na área?
Por outro lado, será que a Educação Física deveria ser responsável por selecionar atletas para abastecer o cenário olímpico nacional? E se esse é o caso, por que os esportes ensinados são apenas futsal, basquete, vôlei e handebol?
É incontestável que qualquer disciplina deva ensinar o aluno a viver em sociedade. Por isso, as ações pedagógicas devem ser voltadas para encontrar problemas para as soluções do mundo. A escola e a Educação Física devem ser vistas como uma prática primordial para o desenvolvimento do individuo num ambiente humano, cultural e social.
Sendo assim, a Educação Física só se justifica na escola se propor realizar um projeto integrado com as demais disciplinas, almejando desenvolver a consciência sobre a experiência humana e autonomia, por meio de práticas corporais.
As aulas de Educação Física não devem exclusivamente possibilitar o desenvolvimento motor, mesmo porque, não é aceitável o fato de que somente duas aulas semanais sejam suficientes para potencializar o desenvolvimento motor.
São poucas as pessoas que algum dia visitarão as quatro maiores ilhas que compõe o Japão, ou que utilizarão conscientemente um anacoluto, uma prosopopeia, ou uma oração subordinada adverbial, mas todos assistem e continuarão a assistir cada vez mais, filmes sobre futebol americano, beisebol, chorando e se emocionando com as cenas. Porém não compreendendo nada, nem de lógica do jogo, nem muito menos seu componente ideológico.

Porém, não quer dizer que a Educação Física seja mais importante que as outras disciplinas, mas mostra que ela deveria ter o mesmo grau de importância dado às outras disciplinas, já que também faz parte do processo de formação dos cidadãos.