quinta-feira, 3 de junho de 2021
04 – PEB III – LÍNGUA PORTUGUESA – PROVA 01 DIDICA. VIANA 2019. PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Questão 21
Segundo Libâneo (1993), o plano de aula é um
instrumento que sistematiza todos os conhecimentos,
atividades e procedimentos que se pretende realizar
em uma determinada aula, visando alcançar os
objetivos propostos. Sobre o plano de aula e as etapas
que o constituem, analise as assertivas e marque a
correta.
I – Justificativa: O motivo pelo qual irá se trabalhar
determinado assunto.
II – Metodologia: A forma como irá ser trabalhado o
assunto.
III – Objetivos Específicos: O que os alunos irão
alcançar com esse assunto.
IV – Etapas previstas: Previsão do tempo, onde o
professor poderá organizar tudo o que irá trabalhar
em pequenas etapas.
V – Avaliação: Todo o material que o professor irá
utilizar para fazer a avaliação.
a) Somente I, II e IV estão corretas.
b) Somente II e IV estão corretas.
c) Somente, II, III e V estão corretas.
d) Somente I, III e IV estão corretas.
Um plano de aula deve conter as seguintes etapas:
1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado;
2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto;
3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema;
4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho;
5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas;
6 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula;
7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc.
8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.
Cada um desses aspectos irá depender das intenções do professor, sendo que este poderá fazer combinados prévios com os alunos, sobre cada um deles.
Questão 22
Para uma seleção justa todos devem fazer o mesmo
exame: por favor, subam nesta árvore.
Sobre o Planejamento Escolar, é INCORRETO:
a) Na construção do planejamento o professor tem
como checar mais precisamente as características de
sua turma bem como suas dificuldades.
b) Planejar é uma ação dispensável à vida pessoal e
também a profissional seja da área da educação ou das
demais áreas.
Indispensável.
c) Cada aula é uma situação didática especifica e
singular, onde objetivos e conteúdos são
desenvolvidos com métodos de realização da
instrução e do ensino, de maneira a proporcionar aos
alunos conhecimentos e habilidades.
d) Para desenvolver a função didática, o professor é
responsável pelo planejamento, organização, direção
e avaliação das atividades que compõem o processo
ensino aprendizagem.
Questão 23
O ensino é um processo caracterizado pelo
desenvolvimento e transformação progressiva das
capacidades intelectuais dos alunos em relação ao
domínio dos conhecimentos e habilidades, e com isso,
a aplicação à sua vida prática. Por isso, é correto
afirmar, que o processo de ensino é:
a) Projetivo e parcial.
b) Modular e conjugal.
c) Coletivo e imparcial.
d) Intencional e sistemático.
A educação escolar é um processo sistemático e intencional de interação com a realidade, implica a elaboração e realização de um programa de experiências pedagógicas, o currículo. ... um conjunto de objetivos a serem alcançados e as experiências escolares que desdobram em torno do conhecimento
Questão 24
Tanto a Didática como a Metodologia estudam os
métodos de ensino, no entanto, o que as diferem são
os pontos de vista que cada um possibilita. Analise as
afirmativas e marque a opção CORRETA.
(...F..) A metodologia estuda os métodos de ensino,
classificando-os e descrevendo-os com juízo de valor.
(..V...) A didática faz um julgamento ou uma crítica do
valor dos métodos de ensino.
(...V..) Podemos ser metodológicos sem sermos
didáticos.
Mas não podemos ser didádico sem sermos metodológico
(...F..) Metodologia é o “para que este ensino será
utilizado” e Didática é “como o ensino será aplicado”.
O exanador iInverteu
a) V, V, F, V.
b) F, F, V, V.
c) F, V, V, F.
d) V, F, F, V.
A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. Podemos dizer que a metodologia nos dá juízos de realidades, e a Didática nos dá juízo de valor.
Questão 25
A avaliação é um processo de ensino e aprendizagem,
que deve ser realizada de forma continua e
sistemática, onde não devemos priorizar somente
resultados, mas investigar, interrogar e buscar
identificar conhecimentos e dificuldades de cada
aluno. De acordo com os estudos de Bloom (1993), a
avaliação apresenta três tipos de funções, que são:
a) Analítica, Controladora e Classificatória.
b) Somativa, Formativa e Evolutiva.
c) Classificatória, Analisadora e Compulsiva.
d) Atitudinal, Gradativa e Evolutiva.
A avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.
A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.
A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
Questão 26
Bullying é uma prática de atos de violência sejam
físicos ou psicológicos, que são cometidos por um ou
mais agressores contra uma determinada vítima.
Sobre as consequências deste ato, é correto afirmar:
a) Os autores, ainda crianças, que praticam o Bullying
tem pouca probabilidade de se tornarem adultos com
comportamentos violentos.
Tem maior chance.
b) Nem todos que sofrem o Bullying, são capazes de
ficar com sequelas. Somente aqueles que possuem
baixa autoestima sofrem com tal ato.
Todos sofrem, inclusive quem presencia.
c) Troca de colégio e abandono de estudos pode
acontecer como forma de solucionar o medo e a falta
de amigos que o alvo possa vim a sentir.
Abandonar os estudos nunca é a solução.
d) As testemunhas, apesar de não sofrerem as
agressões, diretamente, podem se sentir incomodadas
e inseguras sobre o que fazer para ajudar.
Questão 27
A equipe pedagógica se reúne e discute sobre o
desempenho dos discentes, além de elaborarem
estratégias de ensino, adequação da organização
curricular e outros aspectos referentes ao processo de
ensino-aprendizagem. A esse processo chamamos de:
a) Conselho de professores.
b) Conselho pedagógico.
c) Conselho escolar.
d) Conselho de classe.
O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar.
É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
O conselho de classe tem três responsabilidades principais:
Planejamento estratégico: participação no desenvolvimento e monitoramento do Projeto Político Pedagógico (PPP), avaliação do nível de aprendizado dos alunos (seja de forma individual ou coletiva), acompanhamento do trabalho dos professores frente aos objetivos propostos no plano, mensuração do sucesso das estratégias em prática no ano letivo, entre outros;
Desenvolvimento e revisão de políticas: desenvolvimento, revisão e atualização de políticas que refletem os valores de uma escola e apoiam a ampla orientação da escola descrita em seu PPP;
Finanças: supervisionar o desenvolvimento do orçamento anual da escola e garantir que a relação custo x benefício da utilização dos recursos é positiva e gera benefícios para a comunidade escolar.
Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. ... Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância.
Neste sentido, cabe aos conselhos escolares:
deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola;
participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico;
analisar e aprovar o Calendário Escolar no início de cada ano letivo;
analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões;
acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e;
mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.
O artigo 31.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, define o conselho pedagógico como o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do agrupamento de escolas, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente.
Ao conselho pedagógico compete:
a) Elaborar a proposta de projeto educativo a submeter, pelo diretor, ao conselho geral;
b) Apresentar propostas para a elaboração do regulamento interno e dos planos anual e plurianual de atividade e emitir parecer sobre os respetivos projetos;
c) Emitir parecer sobre as propostas de celebração de contratos de autonomia;
d) Elaborar e aprovar o plano de formação e de atualização do pessoal docente;
Questão 28
Segundo Vygotsky existem três momentos
importantes da aprendizagem da criança.
( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial.
( 2 ) Zona de desenvolvimento real.
( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.
(.....) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras
pessoas.
(.....) Tudo que a criança ainda não domina, mas que
se espera que ela seja capaz de realizar.
(.....) Tudo que a criança já é capaz de realizar
sozinha.
A ordem CORRETA está inserida na alternativa:
a) 1, 2, 3. b) 2, 1, 3. c) 3, 2, 1. d) 3, 1, 2.
Questão 29
Itens fundamentais que o processo de avaliação
formativa e permanente propõe:
a) Verificar aprendizagem e obter notas.
b) Obter notas para aprovação ou reprovação e
analisar desempenhos.
c) Possibilitar o diagnóstico como ponto de partida
para o trabalho, considerando os objetivos propostos.
A partir do diagnóstico no início do ano alcançar o objetivo proposto.
d) Obter resultados a partir de projetos de conteúdos
específicos.
Questão 30
A formação cultural da criança está em primeiro
plano relacionada ao seu convívio familiar e
secundariamente a sua formação educacional. É na
educação infantil que a criança começa a criar a base
fundamental para seu desenvolvimento. Analise as
assertivas abaixo sobre o tema mencionado, e assinale
a opção CORRETA.
I – É no ambiente escolar que a criança deve ser
observada por profissionais gabaritados, os quais
poderão detectar possíveis dificuldades para que
possam ser trabalhadas a tempo e não virem a ser um
problema em suas futuras aprendizagens.
II – As práticas de educação e cuidados voltadas à
criança pequena se destinam a possibilitar a ela a
integração entre os aspetos físicos, emocionais,
afetivos, cognitivos e sociais.
III – A identificação precoce das necessidades
individuais abre portas para o desenvolvimento das
potencialidades da criança de uma forma mais ampla.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II e III estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Todas as opções estão corretas.
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