quinta-feira, 3 de junho de 2021

04 – PEB III – LÍNGUA PORTUGUESA – PROVA 01 DIDICA. VIANA 2019. PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Questão 21 Segundo Libâneo (1993), o plano de aula é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar em uma determinada aula, visando alcançar os objetivos propostos. Sobre o plano de aula e as etapas que o constituem, analise as assertivas e marque a correta. I – Justificativa: O motivo pelo qual irá se trabalhar determinado assunto. II – Metodologia: A forma como irá ser trabalhado o assunto. III – Objetivos Específicos: O que os alunos irão alcançar com esse assunto. IV – Etapas previstas: Previsão do tempo, onde o professor poderá organizar tudo o que irá trabalhar em pequenas etapas. V – Avaliação: Todo o material que o professor irá utilizar para fazer a avaliação. a) Somente I, II e IV estão corretas. b) Somente II e IV estão corretas. c) Somente, II, III e V estão corretas. d) Somente I, III e IV estão corretas. Um plano de aula deve conter as seguintes etapas: 1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado; 2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto; 3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema; 4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho; 5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas; 6 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula; 7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc. 8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações. Cada um desses aspectos irá depender das intenções do professor, sendo que este poderá fazer combinados prévios com os alunos, sobre cada um deles. Questão 22 Para uma seleção justa todos devem fazer o mesmo exame: por favor, subam nesta árvore. Sobre o Planejamento Escolar, é INCORRETO: a) Na construção do planejamento o professor tem como checar mais precisamente as características de sua turma bem como suas dificuldades. b) Planejar é uma ação dispensável à vida pessoal e também a profissional seja da área da educação ou das demais áreas. Indispensável. c) Cada aula é uma situação didática especifica e singular, onde objetivos e conteúdos são desenvolvidos com métodos de realização da instrução e do ensino, de maneira a proporcionar aos alunos conhecimentos e habilidades. d) Para desenvolver a função didática, o professor é responsável pelo planejamento, organização, direção e avaliação das atividades que compõem o processo ensino aprendizagem. Questão 23 O ensino é um processo caracterizado pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em relação ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e com isso, a aplicação à sua vida prática. Por isso, é correto afirmar, que o processo de ensino é: a) Projetivo e parcial. b) Modular e conjugal. c) Coletivo e imparcial. d) Intencional e sistemático. A educação escolar é um processo sistemático e intencional de interação com a realidade, implica a elaboração e realização de um programa de experiências pedagógicas, o currículo. ... um conjunto de objetivos a serem alcançados e as experiências escolares que desdobram em torno do conhecimento Questão 24 Tanto a Didática como a Metodologia estudam os métodos de ensino, no entanto, o que as diferem são os pontos de vista que cada um possibilita. Analise as afirmativas e marque a opção CORRETA. (...F..) A metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os com juízo de valor. (..V...) A didática faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. (...V..) Podemos ser metodológicos sem sermos didáticos. Mas não podemos ser didádico sem sermos metodológico (...F..) Metodologia é o “para que este ensino será utilizado” e Didática é “como o ensino será aplicado”. O exanador iInverteu a) V, V, F, V. b) F, F, V, V. c) F, V, V, F. d) V, F, F, V. A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. Podemos dizer que a metodologia nos dá juízos de realidades, e a Didática nos dá juízo de valor. Questão 25 A avaliação é um processo de ensino e aprendizagem, que deve ser realizada de forma continua e sistemática, onde não devemos priorizar somente resultados, mas investigar, interrogar e buscar identificar conhecimentos e dificuldades de cada aluno. De acordo com os estudos de Bloom (1993), a avaliação apresenta três tipos de funções, que são: a) Analítica, Controladora e Classificatória. b) Somativa, Formativa e Evolutiva. c) Classificatória, Analisadora e Compulsiva. d) Atitudinal, Gradativa e Evolutiva. A avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente. A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. Questão 26 Bullying é uma prática de atos de violência sejam físicos ou psicológicos, que são cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima. Sobre as consequências deste ato, é correto afirmar: a) Os autores, ainda crianças, que praticam o Bullying tem pouca probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos violentos. Tem maior chance. b) Nem todos que sofrem o Bullying, são capazes de ficar com sequelas. Somente aqueles que possuem baixa autoestima sofrem com tal ato. Todos sofrem, inclusive quem presencia. c) Troca de colégio e abandono de estudos pode acontecer como forma de solucionar o medo e a falta de amigos que o alvo possa vim a sentir. Abandonar os estudos nunca é a solução. d) As testemunhas, apesar de não sofrerem as agressões, diretamente, podem se sentir incomodadas e inseguras sobre o que fazer para ajudar. Questão 27 A equipe pedagógica se reúne e discute sobre o desempenho dos discentes, além de elaborarem estratégias de ensino, adequação da organização curricular e outros aspectos referentes ao processo de ensino-aprendizagem. A esse processo chamamos de: a) Conselho de professores. b) Conselho pedagógico. c) Conselho escolar. d) Conselho de classe. O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar. É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O conselho de classe tem três responsabilidades principais: Planejamento estratégico: participação no desenvolvimento e monitoramento do Projeto Político Pedagógico (PPP), avaliação do nível de aprendizado dos alunos (seja de forma individual ou coletiva), acompanhamento do trabalho dos professores frente aos objetivos propostos no plano, mensuração do sucesso das estratégias em prática no ano letivo, entre outros; Desenvolvimento e revisão de políticas: desenvolvimento, revisão e atualização de políticas que refletem os valores de uma escola e apoiam a ampla orientação da escola descrita em seu PPP; Finanças: supervisionar o desenvolvimento do orçamento anual da escola e garantir que a relação custo x benefício da utilização dos recursos é positiva e gera benefícios para a comunidade escolar. Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. ... Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância. Neste sentido, cabe aos conselhos escolares: deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola; participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisar e aprovar o Calendário Escolar no início de cada ano letivo; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e; mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação. O artigo 31.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, define o conselho pedagógico como o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do agrupamento de escolas, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente. Ao conselho pedagógico compete: a) Elaborar a proposta de projeto educativo a submeter, pelo diretor, ao conselho geral; b) Apresentar propostas para a elaboração do regulamento interno e dos planos anual e plurianual de atividade e emitir parecer sobre os respetivos projetos; c) Emitir parecer sobre as propostas de celebração de contratos de autonomia; d) Elaborar e aprovar o plano de formação e de atualização do pessoal docente; Questão 28 Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança. ( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial. ( 2 ) Zona de desenvolvimento real. ( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal. (.....) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas. (.....) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar. (.....) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha. A ordem CORRETA está inserida na alternativa: a) 1, 2, 3. b) 2, 1, 3. c) 3, 2, 1. d) 3, 1, 2.
Questão 29 Itens fundamentais que o processo de avaliação formativa e permanente propõe: a) Verificar aprendizagem e obter notas. b) Obter notas para aprovação ou reprovação e analisar desempenhos. c) Possibilitar o diagnóstico como ponto de partida para o trabalho, considerando os objetivos propostos. A partir do diagnóstico no início do ano alcançar o objetivo proposto. d) Obter resultados a partir de projetos de conteúdos específicos. Questão 30 A formação cultural da criança está em primeiro plano relacionada ao seu convívio familiar e secundariamente a sua formação educacional. É na educação infantil que a criança começa a criar a base fundamental para seu desenvolvimento. Analise as assertivas abaixo sobre o tema mencionado, e assinale a opção CORRETA. I – É no ambiente escolar que a criança deve ser observada por profissionais gabaritados, os quais poderão detectar possíveis dificuldades para que possam ser trabalhadas a tempo e não virem a ser um problema em suas futuras aprendizagens. II – As práticas de educação e cuidados voltadas à criança pequena se destinam a possibilitar a ela a integração entre os aspetos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. III – A identificação precoce das necessidades individuais abre portas para o desenvolvimento das potencialidades da criança de uma forma mais ampla. a) Somente I e II estão corretas. b) Somente II e III estão corretas. c) Somente I e III estão corretas. d) Todas as opções estão corretas.

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