Trabalho
de Fundamentos da Educação Física:
Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas
e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do
movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos
praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.
Atividade
Física é toda forma de movimentação corporal,com gasto
energético acima dos níveis de repouso.(CASPERSEN 1985).
Exercício
físico é a atividade física planejada, sistematizada e
repetitiva. Este sempre tem um objetivo a ser alcançado: manutenção,
desenvolvimento, recuperação de um ou mais componentes da aptidão física.
Aptidão
Física: Capacidade e o estado de rendimento do
ser humano,assim como a disposição atual para uma determinada área de atuação.A
condição de uma capacidade de rendimento psicofísica acima da média.
Esportes:
Desporto (português europeu) ou Esporte
(português brasileiro)é uma atividade física ou mental (Xadrez) sujeita a
determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades
motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade
entre opostos.
Art. 3o O desporto pode ser reconhecido em
qualquer das seguintes manifestações:
I - desporto educacional,
praticado nos sistemas de ensinos e
em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a
hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o
desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da
cidadania e a prática do lazer;
II - desporto de participação,
de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a
finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida
social, na promoção de saúde e
educação e na preservação do meio ambiente;
III - desporto de rendimento,
praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva,
nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar
pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações.
Saúde:
Segundo a OMS saúde é um estado de amplo
bem-estar físico,mental e social então somente a ausência de doenças e fraquezas.
Regulamentação
da Educação Física:
Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998. Dispõe
sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria Conselho Federal
e os Conselhos Regionais de Educação Física.
O exercício das atividades de Educação Física e a
designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais
regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.
Apenas serão inscritos nos quadros dos Conselhos
Regionais de Educação Física os seguintes profissionais:
I - os possuidores de diploma obtido em curso de
Educação Física, oficialmente autorizado ou reconhecido;
II - os possuidores de diploma em Educação Física
expedido por instituição de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da
legislação em vigor;
III - os que, até a data do início da vigência desta
lei, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos Profissionais de
Educação Física, nos termos a serem estabelecidos pelo Conselho Federal de
Educação Física.
Em março de 2004, são
instauradas as novas diretrizes curriculares nacionais (DCN’s) para os cursos de educação Física, o que
acarretou na famosa divisão curricular, surgindo nesse momento dois cursos: licenciatura
e bacharelado.
Com as mudanças no
mundo do mercado de trabalho, na década de 80 grupos privatistas da área
idealizavam o campo não escolar como um novo campo de trabalho, tendo uma visão
lucrativa e empreendedora da mesma, dessa forma entendendo a Educação Física
apenas como um mercado das atividades físicas. Com essa idealização esses
grupos privatistas (atual CONFEF/CREF’s) queriam a criação de um curso que viesse a
suprir a demanda para a formação desse novo campo informal e precário que se
“abria”. Após um tempo surge a Resolução 03/87 criando o bacharelado, que foi
uma descaracterização epistemológica da área, na tentativa de assegurar o
trabalho nos campos não-escolares, descaracterizando assim o trabalho
pedagógico. Depois de longas discussões, anos mais tarde em 2004 ocorre a
divisão do curso de Educação Física, sendo assim, aprovada as novas Diretrizes
Curriculares Nacionais (07/2004). É relevante ressaltar que o sistema
CONFEF/CREF’s teve grande influência para firmar essa divisão curricular, pois,
seu interesse é apenas de mercado, isto é, com a formação dos bacharéis em
Educação Física ele obriga que todos se filiem a ele para poder exercer a
profissão.
Competências
dos Profissionais de Educação Física:
Coordenar, planejar, programar, supervisionar,
dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos
e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria,
realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares
e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos,
todos nas áreas de Educação Física.
A
História da regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil:
• Profissionais que manifestavam e/ou escreviam a
respeito desta necessidade, sem contudo desenvolver ação nesse sentido;
•Década de 80 quando tramitou o projeto de lei
relativo à regulamentação sendo vetado pelo Presidente da República.
•Vinculada ao processo de regulamentação aprovado
pelo Congresso e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98, publicado
no Diário Oficial de 02/09/98.
Crefs:
CREF1/RJ-ES; CREF2/RS; CREF3/SC; CREF4/SP;
CREF5/CEMAMAPI;CREF6/MG;CREF7/DF;CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR; CREF9/PR;
CREF10/PB-RN; CREF11/MS-MT; CREF12/PE-AL; CREF13/BA-SE CREF14/GO-TO.
Principais documentos do CONFEF:
-DO PROFISSIONAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
-DO OBJETO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.
-REFERÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE
NO PAÍS.
-DA PREPARAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO
FÍSICA DE QUALIDADE.
-DA INDISPENSABILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE
QUALIDADE NAS ESCOLAS.
-DA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DEQUALIDADE NOS
SEUS DIVERSOS ESPAÇOS.
-AS RESPONSABILIDADES DOS GOVERNOS PARA O FOMENTO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE.
-DAS
RESPONSABILIDADES DO CONFEF/ CREFs.
Propõe normatizar a articulação das dimensões
técnica e social com a dimensão ética, de forma a garantir, no desempenho do
Profissional de Educação Física, a união de conhecimento científico e atitude,
referendada a necessidade de um saber e de um saber fazer que venham a
efetivar-se como um saber bem e um saber fazer bem.
O
Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas
diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos,
lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e
acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento
corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e
outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que
favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a
capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e
condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do
bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do
movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da
compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da
autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da
cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observando os
preceitos.
Os
princípios fundamentais:
Os princípios fundamentais exigíveis a todo
estudante do Curso da Educação Física são os mesmos constantes do Código de
Ética do Profissional de Educação Física, por razões óbvias, uma vez que o
Estudante está sendo preparado para exercer todas as funções
Área
de Atuação Bacharelado
A atuação do
bacharel em Educação Física estabelece-se na área não formal de ensino, isto é,
na Educação Física não-escolar.
Intervenção
profissional.
Mercado de trabalho Bacharelado O Profissional de
Educação Física atua como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e
Privados de prestação de serviços em Atividade Física, Desportiva e/ou
Recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades
físicas, tais como: Instituições de Administração e Prática Desportiva,
Instituições de Educação, Escolas, Empresas, Centros e Laboratórios de
Pesquisa, Academias, Clubes, Associações Esportivas e/ou Recreativas, Hotéis,
Centros de Recreação, Centros de Lazer, Condomínios, Centros de Estética,
Clínicas, Instituições e Órgãos de Saúde, "SPAs", Centros de Saúde,
Hospitais, Creches, Asilos, Circos, Centros de Treinamento Desportivo, Centros
de Treinamento de Lutas, Centros de Treinamento de Artes Marciais, Grêmios
Desportivos, Logradouros Públicos, Praças, Parques, na natureza e outros onde
estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.
Área
de atuação Licenciatura:
Educação Física estabelece-se na área formal de
ensino, público ou privado.
Intervenção
profissional.
Mercado de trabalho Licenciatura o profissional pode
atuar em todos os níveis de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental,
Ensino Médio e Ensino Superior, no planejamento, implantação, implementação e
avaliação de programas do componente curricular Educação Física.
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