Na época do Regime Militar, os Professores Esportivos eram quase sempre, ex-atletas ou militares, que tinham vivência nessa área.Vinham dotados apenas de experiências práticas e pouca base teórica. Nesse período imperou o modelo esportiva/competititvista com metodologia a fim de criar homens forte,para dispultar olímpiadas e fosse para guerra quando preciso. Era necessário ter como pré-requisito os fundamentos técnicos do jogo.O modelo era vertical, mecãnico. O professor manda, o Aluno obedece. Fazer sem saber pra quê.
Os lemas de incentivo surgiam a todo instante.
Foram criadas as mais diversas frases de efeito, por exemplo:
- "Brasil: Ame-o ou deixe-o!", era usada por adultos e crianças, ostentada em objetos e nas janelas dos automóveis.
- "Brasil:AME-O", muitas empresas de transportes de valores utilizavam-na ostentada em seus veículos.
- "Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil".
Fotos copiada e colada UniSite Notícias.
Essa foto demontra muito bem o tipo de treinamento no período. Carinha das crianças de dor e não por etarem curtindo uma atividade prazeirosa.
Na atual conjutura esportiva a metodologia é crítica,em que a compreensão do que se faz se torna mais importante do que como se faz. Aluno-Atleta autonomo e crítico.
Para exercer bem seu papel de professor, o profissional deve possuir qualidades como;
- Compreensão da realidade com qual trabalha.
- Comprometimento Político no que se acredita, não partidário.
- Possuir competência técno-profissional sólido e atualizado.
Sobre as práticas inovadora, o ensino do esporte é realizado de forma lúdica, feito com amor e liberdade. Antes de qualquer ensinamento o aluno precisa aprender a gostar do que faz
Além disso o profissional deve vir munido de algumas normas de conduta.
- Permaente formação pedagógica,orientada por especialista na área da pedagogia, além de formação técnica
- Planejar aulas com antecendência.
- O professor deve participar ativamente da aula.
- Promover rodas no´inícios e nos finais de cada aula.
- Realizar avaliações periódicas.
- Realizar atividade de acordo com a faixa etária.
- Modificar regras e variar o jogo.
- Diversificar as atividades lúdicas.
- Administrar conflitos durante as aulas, aproveitando para contrução de regras coletivas.
Foto copiada e colada do Blog Educacional. Demonstra bem atividade interativa, dinâmica,e inclusiva.
Diante deste cenário fica evidenciado o agir do Educador Físico com responsabilidade social, participando das diversas possibilidades de intervenção junto à população. O profissional assume sua parcela de contribuição para que as crianças, adolescentes, adultos e idosos desenvolvam para uma adoção de um estilo de vida ativo e saudável.
Fontes: Fascículo um e sete do curso Olimpíada e Cidadania.
www.confef.org.br
www.wikipedia.com.br
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o educador fisico tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais saudável e com maior consciência corporal em todos os sentidos e em todas as idades.A evolução da educação fisica é evidente, benéfica e absolutamente importante.
ResponderExcluirMuito importante essa olhada social que você expós aqui no blog .Esta ótimo,parabéns..