terça-feira, 18 de maio de 2021

WALLON.

Henry Wallon (1989) sustenta a teoria de estreito entrelaçamento entre afetividade e cognição, e traz uma nova forma de conceber a emotividade, a inteligência e a gênese humana. Para o autor, o que possibilita o acesso da criança ao mundo simbólico são as manifestações afetivas que vão intermediar suas relações com o mundo através dos adultos e declara que, “nutrir a inteligência no primeiro ano de vida é nutrir o afeto”. A relação que caracteriza o ensinar e o aprender transcorre a partir de vínculos entre as pessoas e inicia-se no âmbito familiar. A base desta relação vincular é afetiva, pois é através de uma forma de comunicação emocional que o bebê mobiliza o adulto, garantindo assim os cuidados que necessita. Portanto, é o vínculo afetivo estabelecido entre o adulto e a criança que sustenta a etapa inicial do processo de aprendizagem. Wallon explica que a emoção é social e epidêmica e a mãe é afetada pelo choro do bebê. A criança sobrevive graças à mobilização do outro pela emoção. A afetividade não é apenas uma das dimensões da pessoa: é também uma fase de desenvolvimento, a mais primitiva. A história da construção da pessoa se dará por uma sucessão pendular de movimentos dominantemente afetivos ou dominantemente cognitivos - não paralelos, mas integrados, isso significa que a afetividade depende, para evoluir, de conquistas realizadas no plano da inteligência. Para Wallon, a afetividade é fator fundamental na constituição do sujeito. É entendida como instrumento de sobrevivência do ser humano. Brincar juntos reforça laços afetivos. É uma maneira de manifestar nosso amor à criança. A participação do adulto na brincadeira com a criança eleva o nível de interesse pelo enriquecimento que proporciona, pode também contribuir para os esclarecimentos de dúvidas referentes às regras das brincadeiras, estimulando assim os aspectos afetivos e cognitivos. A criança sente-se ao mesmo tempo prestigiada e desafiada quando o parceiro é um adulto e, este por sua vez pode levar a criança a fazer descobertas e a viver experiências que tornam o brincar mais estimulante e mais rico em aprendizado. Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon: I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento; II – Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa; III – A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional; IV – Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam. Está INCORRETA a alternativa: A. I B. II C. III D. IV RESPOSTA C. Jean Piaget, Vygotsky e Wallon, apesar de terem formação acadêmica diferentes da educação, pensavam o homem como um ser social. Assinale a alternativa que apresenta corretamente comparações corretas entre seus pensamentos. A Piaget e Wallon focaram suas análises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência. Vygotsky pensou o desenvolvimento e aprendizagem como algo que ocorre por toda vida B Embora os três pensassem o homem como um ser social, Piaget privilegiava a interação social como condição ao desenvolvimento cognitivo (aprendizagem); Vygotsky, maturação biológica; Wallon, a afetividade C Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética; Vygotsky, pelas relações e afetividade; e Wallon, pela perspectiva cultural D Vygotsky e Wallon viam o desenvolvimento de forma ordenada e universal, sendo que o meio complementar ao amadurecimento, pois se o meio mudasse, isso impactaria o desenvolvimento E Para Piaget, o processo de pensamento é resultado do desenvolvimento do processo mental a partir da linguagem. Vygotsky e Wallon viam o pensamento como resultado dos esquemas e nas relações sistêmica com a sociedade RESPOSTA D

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