sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CONCEITOS E HISTÓRICO DA DIDÁTICA.




Conceitos.   

Antes mesmo de se aprofundar no conceito de didática é preciso entender a definição de Educação, Pedagogia, Conhecimento. 
   Educação poderia ser definida como socialização do conhecimento acumulado pela humanidade, englobando, portanto, a produção, transmissão e assimilação de informações.
   Já educação formal, institucionalizada pelo sistema escolar, onde o conhecimento é sistematizado, transmitido a partir de critérios e métodos, constituindo um saber cientifico.
   Pedagogia seria um conjunto de doutrinas, princípios e métodos da educação; um ponto de encontro e de construção de metodologias visando possibilitar a transmissão e assimilação de conhecimentos.
   Muito se ouve falar que um determinado Professor possui muitos conhecimentos, mas não tem didática, ou seja, não consegue passar pros seus alunos, pois os mesmos não o entende. Falta o professor domínio e a prática de sala de aula.
   O significado da palavra Didática pode ser traduzido por arte e técnica de ensinar. Técnica, já que constitui um conjunto de procedimentos que busca atingir objetivos, alcançar resultados práticos.
   Neste sentido, a didática é a arte e técnica de ensinar, de dirigir e orientar a aprendizagem, englobando também o estudo das técnicas de ensino, que embora seja um dos elementos da pedagogia, é, simultaneamente, uma ciência autônoma, pois tem o objetivo de se ocupar das estratégias de ensino.

Histórico.

   A palavra didática deriva da expressão grega “techné didaktik”,  que significa arte ou técnica de ensinar. Para os gregos antigos a maiêutica foi um dos principais recursos didáticos, a palavra significa parto, englobando o conceito socrático de transmissão do conhecimento que, tal como o parto, seria demorado, difícil e dolorido, carecendo da assistência externa de uma parteira, no caso o professor. Até o século XVII, a didática, como outras áreas do conhecimento, fazia parte da filosofia.
   Jan Amos Komesnský, conhecido como Comênio, é o pai da Didática. Comênio transpôs a ideologia protestante calvinista para a educação. Defendia a idéia de que seria necessário criar um sistema articulado de ensino, acessível a todos, que buscasse unificar todas as ciências e artes, transmitindo teorias a partir de experiências cotidianas, estabelecendo uma ponte entre o conteúdo e a necessidade do aluno. “Uma maneira de ensinar de forma direta e clara, mostrando a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas para explicar os princípios gerais, tudo em seu devido tempo, aproximando o homem de Deus”.
    No Humanismo Renascentista.
No final da Idade Média com surgimento das primeiras universidades a Didática era baseada na leitura de textos.e p
osteriormente comentados pelo 
professor  e c
abia ao aluno apenas ouvir.
    No
 Iluminismo.
Educação como único meio para atingir a luz do conhecimento. No século XVIII, Rousseau revolucionou a 
didática com Emílio, ou Da EducaçãoA Pedagogia como Ciência
   Atualmente várias metodologias didáticas foram desenvolvidas, sendo também um desafio escolher procedimentos adequados a cada contexto ou conseguir combiná-los.
O que implica em pensar em algumas questões voltadas a prática didática, como:

1 – Como prender a atenção do aluno?
2 – Como transmitir com eficiência conteúdos?
3 – Quais meios e recursos usar?
4 – Como manter o domínio sobre a turma?
5 – Como avaliar?
6 – As avaliações podem facilitar e ajudar a criar meios de estimular o educando?
Didática Hoje
Trabalhar sempre relacionando teoria e 
procedimentos
Trabalhar as dimensões técnicas e 
humanas 
Educar para a transformação social, 
tornando o ensino eficiente para maior parte 
da população 
Romper com a prática profissional 
individualista, promovendo trabalhos 
multidisciplinar






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