segunda-feira, 16 de setembro de 2013

QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS E ANÁLISE BIOMECÂNICA DO CRAW.

1. Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma que o homem dispunha para sobreviver. Os Povos antigos (assírios, egípcios, gregos, romanos e etc.) eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir dos primeiros nadadores basearam-se no instinto e na observação de animais.(Material do aluno on-line). Com base na afirmação, marque opção correta sobre a evolução da Natação.
a. Na Grécia a Natação era para treinamento de guerreiros e estava no currículo das crianças.
b. Para Platão, o Homem que não sabia nadar não era educado.
c. Em Roma o culto a beleza , fez a natação um dos exercícios mais importante.
d. Hallorem foi o primeiro manual de natação e descreve o estilo peito.
e. No Renascimento a Natação teve seu desenvolvimento prejudicado.
Por Mariane Bandeira Girão.
2. O surgimento da natação vem desde que o humano é humano, ou seja, a ação de nadar é tão antiga quanto o homem. O movimento de braços e pernas dentro da água já era praticado em comunidades primitivas; por qual motivo o homem começou a nadar?

a. Nadavam para fugir de predadores para garantirem sua sobrevivência e até mesmo por diversão.
 b. Para melhora a parte cardiorrespiratória, o trabalho muscular de um modo geral.
 c. Exclusivamente para o lazer .
 d.Diversos animais possuem a habilidade de natação por instinto, como também é o caso do homem. 
 e. Por causa dos movimentos completos, simples e divertidos, podendo ajudá-los na recuperação terapêutica e atrofia muscular.
Thiago Maia Lima -201301715816.
3. Dardanelos, é um estreito no noroeste da Turquia ligando o Mar Egeu ao Mar negro,cujo adistância é de 1,5 quilômetros. Atravessar esse estreito é uma tarefa muito difícil. Poucos se aventuraram. (Davi Machado, metodologia da natação).  Quem foi o primeira pessoa que realizou essa travessia?
 a.Thiago pereira.
  b.Lord Byron.
 c.Michael Felps.
  d. Harry Wikhan.
   e.AlikWickhan.
Thiago Maia Lima -201301715816.
4. Metodologia de ensino é um conjunto de métodos e técnicas utilizados a fim de que o processo ensino-aprendizagem se realize com êxito. Tem o objetivo de dar direção à aprendizagem ao educando e respeitar sua liberdade, para que a assimilação de diretrizes, atitudes e valores possam acontecer da melhor forma, respeitando seus aspectos pessoais (MARTINS, 1985).Quais dos itens abaixo descreve melhor o método global?
a.Essa perspectiva não desconsidera um padrão biomecanicamente estabelecido, porém, não busca a simples repetição do mesmo através de séries de exercícios, mas sim uma aproximação do que o aluno já sabe à forma tida como mais eficiente
b. Apoia-se na corrente psicológica da Gestalt, que traz uma definição contrária da analítica, porque é partindo do todo que se identificam as partes e consegue desenvolve-las da melhor forma
c.Esta perspectiva segue a linha de ensino-aprendizagem onde o todo é fracionado em partes coerentes e pedagogicamente úteis no processo de ensino-aprendizagem
 d.Apoia-se na busca por uma execução lógica, com base na fragmentação do conteúdo, obedecendo a uma série sistematizada de exercícios e tarefas para que ocorra o processo de aprendizagem.
e. Trata-se de uma concepção “primitiva” ou pré-científica do homem, bem como da natação, ilustrada por suas origens longínquas.
Thiago Maia Lima -201301715816.

5. Teve sua primeira tentativa de aprendizagem com características pedagógicas com abordagem metodológica. Seus defensores aplicavam repetições de nado a seco,manutenção e deslocamento do corpo na água e coordenação. Ainda não muito satisfatório para desenvolvimento da modalidade (Camargo,metodologia da natação 1978). Que tipo de concepção o texto se refere?
 a. Analítica
 b. Sintética
  c. Antiga
  d. Global
  e. Moderna
Thiago maia lima -201301715816
6. A concepção Sintética traz uma definição contrária da analítica, porque é partindo do todo que se identificam as partes e consegue desenvolve-las da melhor forma. Parte do que o aluno já sabe e, através de situações problema, jogos, brincadeiras e transformações de execuções técnicas convencionais, busca alcançar uma forma eficaz de nado, pautada na capacidade de adaptação do nadador ao estilo a ser ensinado (MASSAUD, 1999). Em que corrente psicológica foi apoiada a concepção em questão;
a. Associacionismo de Wilhem Wundt (1832-1920)
b. Behaviorismo de John B. Watson (1878-1958)
c. Gestaltismo de Wolfgang Kohler (1887-1967)
d. Psicanálise de Sigmund Freud (1856-1939)
e.Construtivismo de Jean Piaget (1896-1980)
Por Mariane Bandeira Girão.
7. Segundo o livro Metodologia da Natação ( Machado, 1978), a sequência pedagógica do aprendizado da Natação pode ser dividida em cinco unidades,desenvolvidas mediantes educativos e jogos lúdicos. Com base nessa informação, a alternativa que aponta a sequência correta de aprendizado é;
a. Respiração, Mergulho Elementar, Adaptação Aquática, Flutuação e Propulsão.
b. Adaptação Aquática, Flutuação, Respiração, Propulsão e Mergulho Elementar.
c. Flutuação, Respiração, Adaptação Aquática Propulsão e mergulho Elementar.
d. Respração, Flutuação, Adaptação Aquática Propulsão e mergulho Elementar.
e. Flutuação, Adaptação Aquática,  Respiração, Propulsão e Mergulho Elementar.
Por Francisco Enderson. 201301524085.
8. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo (Material didádico Estácio). A propriedade Física da água foi caracterizada por Arquimedes;
a. Tensão Superficial.
b.Densidade.
c.Termodinâmica.
d. Flutuabilidade.
e.Empuxo.
Por Mariane Bandeira Girão. 201207338992.
9. Quando uma pessoa está a flutuar, a soma das forças que agem sobre ela em qualquer direção dever ser igual a zero. Essas forças são o peso da pessoa com um sentido vertical para baixo e a força da água com sentido vertical para cima, denominada empuxo. (Célia Regina Corrêa, natação da iniciação ao treinamento.1998).  Sobre flutuabilidade é correto afirmar;
a. Se o peso do corpo for maior que a força de empuxo ele flutuará.
b. Se o peso do corpo for menor que a força de empuxo ele afundara.
c. Se o corpo de uma pessoa conte uma elevada quantidade de gordura, que é muito leve, ele afundará.
d. Quanto maior a quantidade de ar nos pulmões,maior é capacidade de flutuar.
e. As mulheres, devido sua maiores proporções de gordura, tem maior probabilidade de afundar que os homens.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
10. Uma dificuldade com que se depara um sujeito nos primeiros contactos com o meio aquático relaciona-se com a respiração. A impossibilidade de utilizar o mecanismo respiratório habitual no meio aquático, especialmente quando se encontra em decúbito ventral, implica a necessidade de aquisição de novos automatismos. (Questão elaborada a partir do material do aluno on-line). Sobre a respiração aquática é possível afirma;
a. No início, a respiração era desenvolvida elevando-se a cabeça para frente e para fora, o que facilitava muito na execução do nado.
b. Fundamento que mais beneficiou a evolução da natação e seus estilos de nado.
c. Inspirar e expirar o mínimo possível constitui elemento primordial no domínio da respiração.
d. Combinar os dois movimentos respiratórios, inspiração fora d’água pela boca e expiração dentro d’água pela boca e pelo nariz simultaneamente, de acordo com a progressão na água.
e. Respiração frontal é Rotação do pescoço associado a um rolamento lateral (giro) do tronco.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
11. Quando você aprende a nadar, uma das maiores dificuldades é a respiração. A partir do momento em que você melhora a técnica, a respiração se torna mecânica e fácil de ser realizada, além de aumentar o rendimento do nadador, se for feita de maneira correta (Fernando Cabral,1982) . Assinale a alternativa correta com a sequência pedagógica da respiração para um melhor aprendizado do aluno.
a.Educação Respiratória, Respiração Frontal, Respiração Lateral e Respiração Bilateral.
b.Respiração Frontal,Respiração Bilateral, Educação Respiratória e Respiração Lateral.
c. Educação Respiratória, Respiração Lateral, Respiração Frontal e Respiração Bilateral.
d. Respiração Lateral,Respiração Bilateral, Educação Respiratória e Respiração Frontal.
e. Educação Respiratória, Respiração Frontal, Respiração Bilateral e Respiração Lateral.
Por Francisco Enderson. 201301524085.
12. É muito importante que o professor de Natação para crianças ou adultos iniciantes, adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações e os medos dos alunos. Vale lembrar que além dos movimentos característicos do esporte já serem uma novidade, há ainda o fator agravante de ser a Natação um esporte realizado no meio líquido, onde as leis físicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia fora d’água. Assim, NUNCA deve-se iniciar o processo de aprendizagem da Natação pelo aprendizado dos estilos formais (Wagner Domingos. Natação uma alternativa metadológica,1995). – A opção que indica o que não devemos aplicar na primeira aula de adaptação aquática é;
a. Explicações prévias sobre a profundidade e outras dimensões da piscina, temperatura da água, locais de saída e sucção da água dentro da piscina, etc.
b. Passeio pela piscina.
c. Propulsão mais deslizamento supinado da borda para a piscina, submerso.
d. Abrir o olho na água:Duas mãos na borda , rosto na água; sem mãos na borda; dois-a-dois; enxergar o próprio pé, contar quantos dedos o colega pôs.
e. Respiração básica: Fazer a técnica fora d’água; segurar com as duas mãos na borda e colocar o rosto na água (de pé), o mesmo sem mãos na borda; saltitar e ao comando abaixar a cabeça e soltar o ar; soltar o ar com as duas mãos na borda e batendo pernas.
Por Mariane Bandeira Girão. 2013078992.
13. Não se acreditava que as pernas fossem um agente propulsivo significativo na maioria dos nados, porque se argumentava então, que, exceto no nado de peito, os pés e as pernas moviam-se para cima e para baixo, e não para trás, por meio da água. Atualmente, compreendemos que a água é deslocada para trás pelos movimentos para cima e para baixo das pernas (David c. Machado,Metodologia da natação). Referente o texto acima podemos dizer que a propulsão movida por batidas de pernas no nado é de;
a. 10%.
b. 50%.
c. 35%.
d. 30%.
e. 70%.
Por Antônio Whalacy. 201301441651.
14. Na natação para se locomover dentro da agua utilizamos como meio de propulsão os membros superiores e inferiores do corpo com batidas de pernas alternadas e braçadas dentro da agua. Responda a propulsão dada pelo movimento dos braços no nado é de;
a. 10%.
b. 50%.
c. 35%.
d. 30%.
e. 70%.
Por Antônio Whalacy. 201301441651.
15. A Natação é considerada um esporte peculiar e suas características são bem distintas com relação aos outros, devido o meio onde é praticado. A água é 1000 vezes mais densa que o (Marieterial didádico Estácio) , assim, quando o corpo se desloca em uma determinada direção, o mesmo recebe uma resistência que é oposta ao movimento chamada de;
a. Viscosidade.
b. Arrasto.
c. Empuxo.
d. Tensão Superficial.
e. Fluxo laminar e Turbilento.
Por Antônio Whalacy. 101301441651.
16. A água consiste de moléculas que tendem a flutuar em correntes regulares até que algum corpo interrompa o movimento. Essas duas correntes foram definidas por Costill et al. (1995) como fluxo laminar e turbulento, onde o laminar oferece menor resistência ao avanço quando comparado ao turbulento.     A medida que o nadador avança, as correntes saem do estado laminar e se transformam em correntes turbulentas (Cespe 2001.). As correntes turbulentas criadas pelos nadadores recebem influências de três fatores, que estão expressas na alternativa;
a. Inércia, princípio fundamental da dinâmica e na ação e reação.
b. o formato corporal dos nadadores, a orientação de seu corpo na água e a velocidade dos movimentos corporais.
c. Viscosidade, arrasto e pele de tubarão.
d. Impulsão, propulsão e deslize.
e. Força, movimento e aceleração.
Por Mariane Bandeira Girão.
17. A propulsão pode ser definida como o equilíbrio entre as forças propulsivas e resistivas, buscando maximizar o efeito das forças propulsivas e minimizar o efeito das forças resistivas para otimizar o deslocamento no meio aquático (David Machado, metodologia da natação,1978). È incorreto afirmar que;
a. A propulsão do nadador depende do trabalho de movimentos coordenados de pernas e braços.
b. Um corpo imerso se desloca melhor que na superfície da água, porque a resistência frontal é menor e o fluido escorre igualmente pelo o corpo.
c. A posição do corpo deve ser a mais horizontal possível em relação à água.
d. Representa dos braços 20 a 30% da propulsão de nado e das pernas 70 a 80%.
e. A propulsão dos braços possui duas fases: uma Aquática também chamada de fase propulsiva ou positiva e outra Aérea – fase não propulsiva, negativa ou de recuperação.
 Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.

18. O nado foi o resultado de uma longa busca de um nado que diminuísse a resistência da água e aumentasse a velocidade do homem, desde o nado peito clássico, que impedia maior desenvolvimento de velocidade, passando pelo over.(David c. Machado,Metodologia da natação).em relação a recuperação da fase aquática como ela pode ser subdividida ?
 a. profundidade, largura e comprimento
 b.Agarre, Tração e Empurre
c.Desmanchamento , Recuperação e Entrada
 d.Flutuação , Entrada e Largura
 e.Adaptação ao meio liquido, Tração e Empurre
Thiago Maia Lima -201301715816
19. Como parte complementar do "Ensino de Nadar", devemos colocar atividades que possam fazer com que o aluno mergulhe da borda da piscina de uma forma simples e cuidadosa, a isto chamamos de mergulhos elementares (Nota de aula do aluno on-line). As opções abaixo contém cuidados que o aluno deverá ter ao executar o mergulho, exceto em;
a. Manter a cabeça encaixada entre os braços.
b. Ao sair do bloco, o alunos deverá afastar os braços pra que a cabeça entre em contato com a água primeiro.
c. Entrar com pouca força de impulso.
d. Direcionar as mãos para frente e para dentro da água.
e. Nunca deixar que os joelhos se flexionem após o impulso.
Por Mariane Bandeira Girão.
20. Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido estudado, a água. Para entendermos melhor estudar termos como flutuação, flutuabilidade, densidade tensão superficial. Aponte a alternativa que contém o termo e definição coerentes.
a. Flutuação é a qualidade ou propriedade de flutuar. Quando um corpo flutua bem, dizemos que sua flutuabilidade é positiva e quando tende a afundar sua flutuabilidade é negativa.
b. Flutuabilidade é a capacidade que um corpo tem de se manter à superfície de um líquido, sem nenhum auxílio.
c.Tensão Superficial é troca de calor entre o corpo e o meio.
d.Termodinâmica é o efeito que ocorre na camada superficial de um líquido, transformando a sua superfície numa espécie de membrana elástica evitando que corpos leves afundem.
e. Densidade é a relação entre a massa e o volume de um objeto.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
21. O nado livre, comumente conhecido como nado crawl, é um estilo da natação competitiva e de natação utilitária, como, por exemplo, para o desenvolvimento de aptidão física e saúde. Para a sua prática, o nadador deve executar batidas de pernas, braçadas e respirações de forma coordenada, a fim de proporcionar o seu eficiente deslocamento (Massaud,1999) . A respeito desses três componentes sincronizados do nado crawl, julgue os itens a seguir.
a. A pernada descendente é mais  propulsiva.
b. A braçada possui três fases: a aérea, a subaquática e a de propulsão.
c. Para o movimento respiratório, a respiração mais adequada é respiração frontal.
d. O trabalho das pernas é um movimento alternado na direção horizontal, iniciando um, antes que o outro termine, de modo que as ações não percam a continuidade e possam fundir-se a ponto de parecer um único movimento.
e. Para o movimento respiratório, a cabeça deve ser levantada pela flexção do pescoço, coincidindo com a mais alta posição do ombro durante a ação dos braços.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
22. O polêmico maiô LZR Racer, que vestiu 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais em 2008, é feito com tecido ultrafino que repele a água e comprime os músculos. Assim, o nadador desliza com mais eficiência e menos esforço(http://www.assine.abril.com.br/assinar/revista-mundo-estranho,maio de 2011.)  Esses super maiô diminui;
a. Arrasto de Forma.
b. Arrasto de Onda.
c. Arrasto Friccional.
d. Viscosidade.
e. Fluxo Laminar e turbulento.
Por Francisco Enderson. 201301524085.
23. Arrasto é a força que resiste o movimento de um corpo através de um fluido (líquido ou gasoso) Costill et al. (1995) e Maglischo (1999, 2003) descrevem três tipos de arrastos: Arrasto de Forma, Arrasto de Onda e Arrasto Friccional. Assinale a alternativa que descreve o arrasto friccional.
a. Causado pela fricção entre a pele e as moléculas de água que entram em contato com os nadadores à medida que se deslocam. No deslocamento, moléculas de água acompanham o corpo, batem em outras moléculas rompendo o fluxo laminar até uma certa distância da pele.
b. É a causado pelas ondas (turbulência) geradas pelos nadadores
na superfície da água. A forma mais comum de arrasto de onda é a criada pelas ondas de proa (frente) que fazem pressão contra os corpos dos nadadores e diminuem sua velocidade de progressão.
c. Causado pelo porte e pela forma dos corpos dos nadadores em seu deslocamento propulsivo na água. Para reduzir o arrasto, o corpo deve ficar o
mais horizontal possível em relação à água, sem diminuição da força propulsiva.
d. Os líquidos possuem uma propriedade chamada viscosidade, que se refere ao atrito interno. A Viscosidade caracteriza-se pelas forças de atrito que impedem o fluido de se mover ou escorregar.
e. A diferença de massa pode resultar em força de reação diferente.
Por Antônio Whalacy. 201301441651.
24. Na Natação existem fundamentos decisivos para um bom desempenho dos praticantes. Apesar de serem comuns à quase todas as provas de piscina, não são todos nadadores que realmente compreendem sua importância (Massaud,1999,página 56). Sobre os fundamentos do Nado Livre podemos dizer que:
a) De forma geral, a propulsão de pernas na natação corresponde a cerca de 60% do deslocamento.
b) De forma geral, a propulsão de braços na natação corresponde a cerca de 60% do deslocamento.
c) A respiração consiste em adequar a forma de respirar fora do ambiente de treino e, portanto, deve-se fazer uma reeducação respiratória.
d) Coordenação geral objetiva a progressão do nado.
e) A chegada, antes da virada do nado livre, pode ser feita com as mãos ou pés, desde que sejam simultâneos.
Por Mariane Bandeira Girão. 201307338992.
 
 
 
 
 
 
 
 

Análise Biomecânica do Nado Craw.
Segundo Marcelo Garcia Massaud em sua obra 4 nados aprendizado e aprimoramento, o estilo craw, o nadador em decúbito ventral assume postura plana e horizontal na superfície da água, com o corpo estendido. Cabeça, ombro, tronco e pernas situam-se o mais próximo possível da superfície, o que evita aumento nas forças de atrito, o que dificulta a progressão.A movimentação dos membros superiores,conhecida por braçada, corresponde a uma circundação antero-posterior, sendo caracterizada, basicamente, em dois momentos importantes: a recuperação, fase aérea, que compreende o momento entre a saída e a entrada dos membros superiores na água; e a propulsão, fase subaquática, responsável pela progressão do nadador.
No início da recuperação, o cotovelo é a primeira parte do corpo a romper a superfície da água. Essa movimentação, quando realizada corretamente, garante entrada eficiente dos membros superiores na água. Nessa seqüência, os dedos são os primeiros a tocar a superfície aquática seguidos pela mão, antebraço, braço e ombro. Quando tais segmentos entram na água, inicia-se a fase propulsiva da braçada, que se divide em duas partes: tração, que objetiva puxar a massa líquida;e o empurre ou impulso,realizado pela extensão progressiva do membro superior, m conjunto responde pelo deslocamento do nadador à frente.A ação básica dos membros inferiores, conhecida como pernada, é composta por movimentos alternados ascendentes e descendentes, no plano vertical. Destina-se essencialmente à estabilização e à manutenção do equilíbrio, e não à manifestação de força propulsiva (Counsilman, 1984), mas nem por isso destina-se menor atenção a seus movimentos,que se concentram na articulação do quadril. Devido à posição ventral, com imersão da cabeça e ação alternada dos membros superiores, a respiração ocorre deforma lateral, correspondendo ao membro superior que se encontra na fase de recuperação, podendo ainda iniciar-seno final da fase propulsiva. À medida que este vai retornando para o interior da água, a cabeça retoma sua posição inicial,quando será efetuada a expiração.
Para Wagner Domingos Gomes, autor do livro Natação uma alternativa metadológica, o craw é o nado mais rápido para as competições devido ao movimento contínuo de braços e pernas. Em nosso país é geralmente o primeiro nado a ser ensinado. O autor aconselha só iniciar o seu aprendizado após uma boa adaptação ao meio aquático.
Posição Inicial do Nado
Em decúbito ventral, com água na altura da testa, braços esticados à frente com a palma das mãos ligeiramente voltadas para fora e pernas esticadas para trás.
Braçada
Puxar a água para baixo e para fora, para dentro e para trás formando um desenho parecido com uma interrogação. Terminar a braçada na altura da coxa, recuperar o braço com o cotovelo alto de forma relaxada e executando o rolamento de ombros.
Fases da Braçada
Análise ortodoxa Moderna1 - entrada 1 - apoio2 - deslize 2 - tração3 - apoio 3 - empurrão4 - tração 4 - recuperação5 - dominação6 - empurrão7 - finalização8 - recuperação9 - ataque
Fases da Pernada
A perna bate verticalmente de forma alternada, tendo duas fases: a descendente, mais forte e a ascendente, mais fraca. Na fase descendente a perna inicia semi-flexionada e termina esticada com os pés ligeiramente voltados para dentro. Na fase ascendente a perna sobe esticada terminando semi-flexionada. O trabalho de perna inicia na articulação coxo-femural.
Coordenação do Nado
O nado crawl pode ser de dois tempos, que imprime um ritmo de duas pernadas para cada ciclo de braçada; de quatro tempos, que imprime um ritmo de quatro pernadas para cada ciclo de braçada e o de seis tempos,imprimindo um ritmo de seis pernadas para cada ciclo de braçada. Os braços trabalham de forma alternada, um entrando na água e o outro saindo. A respiração é lateral e se dá no momento da finalização da braçada e início da recuperação. Ela pode ser para um dos lados (unilateral) ou para os dois lados(bilateral).
Educativos de Perna dentro D'Água
1 - Caso a borda seja próximo ao nível da água, bater as pernas segurando na borda. 2 - Deslizar em decúbito ventral com os braços esticados e unidos à frente,rosto dentro d'água, bater as pernas a partir do deslize.3 - Braços ao longo do corpo, bater as pernas com o rosto dentro d'água.4 - Um braço esticado à frente e o outro ao longo do corpo, bater as pernas.5 - Segurando a prancha trabalhar a braçada bilateral executando a respiração bilateral.6 - Tronco inclinado para frente, executar a braçada completa, respirando a cada três braçadas.7 - Pullbuoy entre as pernas, trabalhar a braçada respirando para um dos lados.8 - Repetir o exercício anterior, respirando a cada três braçadas.
Braço, Respiração e Pernada
1 - Segurando a prancha com a mão esquerda, trabalhando as pernas,executar a braçada com o braço direito respirando para direita (repetir o exercício para o outro lado). 2 - Segurando a prancha com a mão esquerda, trabalhar o braço direito com respiração (repetir três vezes), trocar a mão que segura a prancha e trabalhar o braço esquerdo com respiração (repetir três vezes).3 - Segurando a prancha com as duas mãos e trabalhando as pernas, executara braçada direita respirando para direita, parar a mão direita na prancha econtar quatro pernadas. Executar a braçada esquerda respirando para
esquerda, parar a mão esquerda na prancha e contar quatro pernadas para repetir o ciclo.4 - Repetir o exercício anterior sem prancha. O braço ficará esticado sem segurar a prancha.5 - Braço esquerdo parado e esticado junto ao corpo, executar a braçada direita respirando para direita. 6 - Repetir o exercício anterior para o outro lado.7 - Braço esquerdo parado e esticado junto ao corpo, executar a braçada direita e respirar para esquerda. A cabeça deverá virar para respirar no momento em que a mão direita entrar na água e estiver na fase do deslize(repetir para o outro lado).
Coordenação do Nado Crawl
1 - Um braço esticado à frente e o outro ao longo do corpo. Contar seis pernadas executar a braçada com o braço que está à frente, recuperando ao mesmo tempo o outro braço (este exercício pode ser executado variando o número de pernadas).2 - O braço esquerdo esticado à frente e o direito ao longo do corpo. Pegar o ar para a direita rolando o ombro, olhar para o fundo e soltar o ar, pegar o ar novamente e quando olhar para o fundo executar a puxada com o braço esquerdo e recuperar o direito ao mesmo tempo.
Cristine Kreuscher em seu blog descreve a técnica do Crawl ao observarmos um nadador de frente, lado ou pelo alto notamos: uma atitude plana e horizontal;ombros, costas, pernas e pés na mesma linha e alguns centímetros abaixo da superfície da água; qualquer desnível na posição do corpo, aumenta o atrito com a água;este atrito é causado pelo abaixamento das pernas provocado pela elevação da cabeça, sendo muito cansativo para o nadador;Ao invés de elevar a cabeça deve-se girá-la para respirar; o rolamento que o nadador faz,aumenta a eficiência do nado e auxilia diretamente no movimento das pernas e dos braços,deve ser feito igual para ambos os lados. Neste rolamento o quadril, rola menos que os ombros e as nádegas permanecem abaixo do nível da água. Pernas são menos propulsoras e mais equilibradoras do nado; ação alternada e contínua no plano vertical; cria propulsão,equilibra o nado e mantém o corpo na horizontal;Pés estendidos, como de um bailarino;pernas não devem ser rígidas. Braços são responsáveis pela propulsão do nado; ação alternada e contínua; a ação dos braços é dividida em duas fases: fase propulsiva (abaixo da superfície da água) e fase de recuperação (acima da superfície) Fase Propulsiva. Agarre: base desta fase, logo que a mão entra na água, se move para baixo e para traz ;dedos unidos e mão plana;punho ligeiramente flexionado. Tração: Segue o agarre até que a mão chegue na linha do ombro; é o momento de criar a propulsão , para isto tem que haver pressão suficiente criada na superfície da mão e no antebraço;palma da mão voltada para traz;cotovelos flexionados e elevados; nesta etapa se inicia o rolamento corporal. Empurre: Acontece para fora e pra tras;transição suave e imperceptível; acontece no plano do ombro e termina na linha da cintura. Fase de Recuperação. Desmanchamento: mãos e braços precisam ser elevados; esta ação acontece quando o corpo rola pra o lado oposto; o cotovelo sai primeiro; mão próxima da coxa. Recuperação:Acima da água;não contribui para a propulsão;se executada incorretamente pode prejudicar o nado no global;movimento suave, eficiente e confortável;flexibilidade do ombro é fundamental;quanto maior a liberdade de rotação do ombro, melhor será o desempenho; cotovelo alto, punho ;mão e dedos relaxados Entrada: Mão entra primeiro;cotovelos elevados. Respiração. Lateral pela boca e pelo nariz;feita para o lado em que o braço recupera;cabeça vira na mesma direção do rolamento corporal;a velocidade da água cria uma onda e uma cavidade em torno da cabeça que facilita a respiração;expiração dentro da água e de forma explosiva.
Referências Bibliográficas;
MACHADO, David Camargo. Metodologia da natação. 2. ed. São Paulo,EPU/EDUSP, 1978.
GOMES, Wagner Domingos. Natação uma alternativa metadológica. 1.ed. Rio de Janeiro - Editora Sprint – 1995.
MASSAUD, Marcelo Garcia. 4 nados aprendizado e aprimoramento. 3.ed. Rio de Janeiro – Editora Sprint – 1999.
CORÊA, Célia Regina. Natação, da iniciação ao treinamento. 2. Ed. Rio de Janeiro – Editora Sprint – 1998.
< cristinekreuscher.tripod.com/id2.html> Acesso em: 08 set. 2013; 12:58.
< (http://www.assine.abril.com.br/assinar/revista-mundo-estranho> Acesso em 16 set. 2013; 18:52.

 
 



 
 
 

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