sábado, 21 de setembro de 2013

Projeto Olimpíada Escolar CMB.

Na Semana Olímpica da escola, vamos chamar assim, todas as disciplinas e atividades pedagógicas deverão estar voltadas para trabalhar com o temaOlimpíadas.

A idéia desse projeto já deverá ser lançada algumas semanas antes da sua realização, para que a comunidade escolar tome conhecimento e vá se preparando para receber o espírito do ideal olímpico e fazer esse projeto acontecer.

Por exemplo, os professores de Artes, Educação Física e Língua Portuguesa poderão ser os organizadores e divulgadores do projeto. 

A escola e os profissionais envolvidos deverão definir os seus parâmetros de organização, o que já pode estar preestablecido no planejamento pedagógico da escola.

Abaixo, sugiro idéias de atividades que poderão ser utilizadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos professores, dos conteúdos das disciplinas e dos alunos.


FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Inicialmente precisamos trabalhar a ampliação do conceito de participação , normalmente confundido exclusivamente com a participação nas disputas . Consideramos a participação em todas as fases da atividade, isto é: discussão do referencial teórico, planejamento , regulamentação, organização, realização da arbitragem ( denominaremos de mediação em nosso projeto ) , participação em cada fase vai depender do público alvo, mas não se deve abrir mão da participação, de qualquer grupo que seja , em nenhuma das fases apresentadas .
Esta participação por si só já justifica nossa proposta , por contribuir fundamentalmente com o grupo, mostrando a necessidade de participação ativa em todas as instâncias do qual faz parte , contribuindo para desenvolver sua autonomia enquanto grupo social. Desmitificam-se funções ( como a do árbitro, do organizador) , democratiza-se o acesso a essas funções ao mesmo tempo em que se contribui para a preparação do grupo para a vida democrática. Estimula-se , enfim, a participação crítica de todos. Obviamente, organizacionalmente essa atividade pode ser muito mais trabalhosa, mas assim contribuiremos para que não seja uma mera realização sem sentido ou com sentido distorcido.

Nas "Olimpíadas" tradicionais, além da participação se limitar aos jogos em si, é permitida aos mais capazes, fortes, àqueles que atingem melhores resultados, tendo maiores possibilidades de vitória. Resta aos que "sobram" a torcida e a idolatração dos melhores.
Na minha proposta devem ser estimulados o maior número de participações possíveis. Deve ser garantida a todos que desejem a participação, independente de rendimento ou potencial técnico, já que esse não é o objetivo ( aprofundaremos essa questão no item a seguir). Acreditamos que, enquanto tivermos que lutar contra a consciência geral de privilégio aos melhores, o regulamento deve garantir a participaçã- DAS MODALIDADES
Art. 4º - Serão disputadas as seguintes modalidades: Atletismo, Futsal, Handebol, Voleibol, Dama, Cabo de Guerra, Queimada,  Xadrez, Natação, para ambos os sexos. O aluno poderá participar de uma ou mias modalidades.
DA FINALIDADE
A Olimpíada Escolar do CMB considera a importância da participação de alunos em 
atividades esportivas competitivas como um dos fatores que contribuem para minimizar a 
violência, proporcionando o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao convívio social, 

DOS OBJETIVOS
Art. 3º - A Olimpíada do Cmb tem por obgetivo a integração dos participantes das unidades escolares
ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, favorecendo o surgimento de novos talentos representativos do esporte.

A Direção da Unidade,
Vem requerer a inscrição e autorizar a participação do(s) seu(s) professor(es) e 
alunos na Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo, nos jogos e competições 
pertinentes à categoria, sexo(s) e modalidade(s) abaixo relacionadas:
CATEGORIA:
MODALIDADES:
ATLETISMO Fem ( ) Masc ( )
FUTSAL Fem ( ) Masc ( )
HANDEBOL Fem ( ) Masc ( )
VOLEIBOL Fem ( ) Masc ( )
XADREZ Fem ( ) Masc ( )
QUEIMADA Misto.
NATAÇÃO Fem ( ) Mas ( )
XADREZ  Misto.
DAMA Misto.
Elencar nome do professor responsável por cada modalidade e sexo.
Nome do (s) professor (es) responsável (eis) Modalidade e Sexo

Local e data Carimbo e assinatura do(a) Direção 




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