Será que poderia dizer que o
seu objetivo é desenvolver habilidades motoras? Mas como poderia sustentar esse
objetivo, se as aulas de Educação Física duram em média 45 ou 50 minutos duas
vezes por semana, e as crianças, mesmo ironicamente contra a vontade da
escola, se movimentam em outros ambientes por meio de estímulos e necessidades?
As crianças necessitam das aulas de Educação Física para completar o seu
desenvolvimento motor? Se pesquisas mostrarem que sim, seriam apenas 100
minutos por semanas suficientes?
Ou as aulas de Educação Física
se justificariam pelo fato de se caracterizar como o único momento que seria
permitido às crianças se movimentarem, nas cinco horas que passam confinadas
dentro da escola?
Nesse sentido, o objetivo seria
apenas recrear as crianças? Apenas para ocupar o tempo em atividades
descontextualizadas dirigidas por adultos? Então o professor seria apenas um
monitor e não um especialista na área?
Por outro lado, será que a
Educação Física deveria ser responsável por selecionar atletas para abastecer o
cenário olímpico nacional? E se esse é o caso, por que os esportes
ensinados são apenas futsal, basquete, vôlei e handebol?
É incontestável que qualquer
disciplina deva ensinar o aluno a viver em sociedade. Por isso, as ações
pedagógicas devem ser voltadas para encontrar problemas para as soluções do
mundo. A escola e a Educação Física devem ser vistas como uma prática
primordial para o desenvolvimento do individuo num ambiente humano, cultural e
social.
Sendo assim, a Educação Física
só se justifica na escola se propor realizar um projeto integrado com as demais
disciplinas, almejando desenvolver a consciência sobre a experiência humana e
autonomia, por meio de práticas corporais.
As aulas de Educação Física não
devem exclusivamente possibilitar o desenvolvimento motor, mesmo porque, não é
aceitável o fato de que somente duas aulas semanais sejam suficientes para
potencializar o desenvolvimento motor.
São poucas as pessoas que algum
dia visitarão as quatro maiores ilhas que compõe o Japão, ou que utilizarão
conscientemente um anacoluto, uma prosopopeia, ou uma oração subordinada
adverbial, mas todos assistem e continuarão a assistir cada vez mais,
filmes sobre futebol americano, beisebol, chorando e se emocionando com as
cenas. Porém não compreendendo nada, nem de lógica do jogo, nem muito menos seu
componente ideológico.
Porém, não quer dizer que a
Educação Física seja mais importante que as outras disciplinas, mas mostra que
ela deveria ter o mesmo grau de importância dado às outras disciplinas, já que
também faz parte do processo de formação dos cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário