O homem ao estar no meio aquático permite a explorar, de forma lúdica, uma prática corporal, resultando em prazer e satisfação, sendo assim, excelente opção de atividades recreativas.
O recreador depara-se, na sua vida profissional, com piscinas e complexos aquáticos em duas diversas áreas de atuação. Até meados de 1980, as piscinas eram construídas, quase que de forma exclusiva, à prática dos desportos aquáticos, como a natação e o pólo aquático. Atualmente as piscinas são programadas para a prática desportiva e às atividades de lazer. Ofertar as atividades recreativas e gerar o prazer do ser humano em contato com a água caracteriza papéis fundamentais da atuação profissional do recreador. A Recreação Aquática também visa o desenvolvimento físico do praticante, mas seu objetivo principal é a prática de uma atividade que vislumbra a ludicidade, e não o treinamento das capacidades físicas. |
O profissional do lazer deverá adequar as atividades ao ambiente aquático, estando atento a alguns detalhes importantes. Aí são eles:
1. Adaptação do jogo com relação à faixa etária;
2. A profundidade da piscina poderá ser um fator limitante de deslocamento;
3. Certificar-se da segurança que a piscina proporcionará aos participantes como pisos
escorregadios, por exemplo;
4. Ter conhecimentos básicos em primeiros socorros para casos emergenciais;
5. Atenção e Segurança são palavras chaves do profissional aquático;
6. Dividir as equipes de forma homogênea, mantendo equilibradas;
7. Conhecer as regras dos jogos de forma precisa;
8. Explicações breves e objetivas;
Atuar como recreador aquático requer estudos e muita criatividade, adaptar as atividades para as piscinas são para profissionais competentes. E aí vai encarar?
1. Adaptação do jogo com relação à faixa etária;
2. A profundidade da piscina poderá ser um fator limitante de deslocamento;
3. Certificar-se da segurança que a piscina proporcionará aos participantes como pisos
escorregadios, por exemplo;
4. Ter conhecimentos básicos em primeiros socorros para casos emergenciais;
5. Atenção e Segurança são palavras chaves do profissional aquático;
6. Dividir as equipes de forma homogênea, mantendo equilibradas;
7. Conhecer as regras dos jogos de forma precisa;
8. Explicações breves e objetivas;
Atuar como recreador aquático requer estudos e muita criatividade, adaptar as atividades para as piscinas são para profissionais competentes. E aí vai encarar?
Jogo do Bob esponja
Objetivo: Adaptação ao meio líquido e desenvolvimento da coordenação motora global.
Materiais: Esponjas e duas tigelas.
É um jogo de estafetas. O grupo é dividido em duas equipes, sendo-as dispostas em colunas. O primeiro jogador deverá estar com uma esponja na mão, posicionado de frente à uma tigela que estará na borda da piscina. Ao sinal do recreador, o jogador levará a esponja molhada até a tigela, apertando-a e desejando toda a água nela contida. Passa-se a esponja para o próximo jogador, e assim sucessivamente.
Quando todos os jogadores das equipes passarem pela esponja, verifica-se qual tigela tem mais água. E assim declara-se a vencedora. Como variação pode utilizar as camisetas ao invés das esponjas.BATATA-QUENTE AQUÁTICA
Objetivo: Desenvolvimento da coordenação motora global e atenção.
Materiais: Touca de Pano, aparelho de som e cds com músicas animadas.
Os jogadores dispostos numa grande roda. Ao inicio da música, o jogador que estiver com a touca, deverá tirá-la e colocá-la na cabeça do colega que estiver ao lado direito, e assim sucessivamente.
Quando parar a música o jogador que estiver com a touca nas mãos deverá cumprir uma tarefa escolhida pela turma.
Moedas Aquáticas
Objetivo: Despertar o raciocínio lógico. Desenvolver a respiração submersa e mergulho.
Materiais: Moedas de diferentes valores e óculos de natação.
Divide-se o grupo em duas equipes. As mesmas estarão dispostas fora da piscina. O recreador deverá lançar na piscina moedas de diferentes valores. Ao sinal de início, o primeiro jogador deverá mergulhar e buscar a maior soma dos valores das moedas num tempo de 45 segundos. Ao término de cada jogador faz-se a contagem dos valores e lança novamente as moedas à piscina.
Todos os jogadores passarão por essa fase. E no final dá a somatória em dinheiro de cada equipe, sendo vencedora a que contém maior valor conquistado.
A Múmia
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.
Materiais: Dois lençóis
Os jogadores estarão dispostos em duas colunas. Cada equipe, em média com 6 ou 8 jogadores, escolherá um jogador para se a múmia, que estará enrolada dos pés ao peito com um lençol. Os demais componentes têm a função de levar a múmia até o outro lado do campo de jogo.
A múmia estará deitada em decúbito dorsal (barriga para cima) sobre os colegas, e não pode ser molhada. Ganhará a equipe que conseguir chegar primeiro e com a múmia seca.
Garçom de toboágua
Objetivo: Visa o desenvolvimento do equilíbrio e velocidade.
Materiais: Piscina com toboágua, bandejas, copos de plásticos, medidor de água em ml, papel em branco e caneta.
Ao sinal de início, o participante deverá escorregar pelo toboágua segurando nas mãos uma bandeja com copos (de plásticos) cheios de água. Vence o jogo quem chegar à piscina com a maior quantidade de água nos copos.
Tiago Silva (Paçoca) Educador Físico
Fonte - Portal da Educação Física
Jogos Cooperativos
Os jogos cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização dada ao individualismo e à competição exacerbada, na sociedade moderna, mais especialmente, na cultura ocidental. Considerada como um valor natural e normal da sociedade humana, a competição tem sido adotada como uma regra em praticamente todos os setores da vida social, temos competido em lugares, como pessoas e em momentos que não precisaríamos, e muito menos deveríamos. Agimos assim como se essa fosse a única opção.
Qual será o motivo que nos tem levado a competir em momentos que não precisamos?
Hoje, já sabemos que tanto cooperação quanto competição são comportamentos ensinados/aprendidos através das diversas formas de relacionamento humano.
O que falta é uma nova postura do educador, treinador, ou seja, das pessoas significativas na vida das crianças, pois sabemos que só haverá uma mudança se as pessoas que são significativas na vida das crianças mudarem a forma de como oferecem os jogos. Pois parece que, se falo de jogo, tenho que falar de competição, criando erroneamente uma relação de sinonímia entre as palavras.
Muitas pessoas inclusive acreditam que a graça do jogo está na competição, quando sabemos que para a criança, tanto faz competir ou cooperar, o que ela quer é se divertir.
Acho que os dois (cooperação/competição) devem fazer parte da vida. Só devemos nos preocupar como passamos esse jogo, se colocarmos que vencer é a única coisa que importa, que não interessam os meios que se usem, então estaremos reforçando a cultura competitiva que nos cerca.
Se, ao contrário, mostrarmos que a pessoa é mais importante que o jogo, estaremos fazendo a nossa parte, num movimento de transformação real, tentando tornar o mundo um lugar melhor.
Os jogos cooperativos são jogos com uma estrutura alternativa, onde os participantes, "jogam uns com os outros, ao invés de uns contra os outros"
(Decore)
Joga-se para superar desafios e não para derrotar os outros, joga-se para se gostar do jogo, pelo prazer de jogar. São jogos onde o esforço cooperativo é necessário para se atingir um objetivo comum e não para fins mutuamente exclusivos.
Tendo os jogos como um processo, aprende-se a reconhecer a própria autenticidade e a expressá-la espontânea e criativamente. Jogando cooperativamente temos a chance de considerar o outro como um parceiro, um solidário, em vez de tê-lo como adversário, operando para interesses mútuos e priorizando a integridade de todos.
Os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que, ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos. Dessa forma os jogos cooperativos resultam no envolvimento total, em sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando.
Na realidade, existe uma aproximação muito estreita entre jogar cooperativamente. Dependendo da orientação, da intenção e nas relações estabelecidas no contexto do jogo, este poderá ser predominante cooperativo ou competitivo tendo em geral, a presença de ambos.
O esforço em caracterizar comparativamente jogos cooperativos e jogos competitivos, não tema a intenção de opor um ao outro. Ao contrário, essa dedicação visa primeiramente, ampliar nossa percepção sobre as dimensões que o jogo e o esporte nos oferecem como campo de vivência humana. E, em segundo lugar pretende indicar que nos jogos e esportes, bem como na vida, existem alternativas para jogar além das formas de competição, usualmente sugeridas como única ou a melhor maneira de jogar e viver.
Após tudo isto, ao reconhecermos o jogo e o esporte como um campo de descoberta e encontro pessoal onde cooperação e competição são partes de um todo existindo cada qual em sua justa medida nos tornemos capazes de não mais separar para excluir, e sim, aptos para descobrir e despertar competências pessoais e coletivas que colaborem para religar uns aos outros e vivermos em comum unidade.
Carmem Regina Bastiani - Profª. Ed. Física
Qual será o motivo que nos tem levado a competir em momentos que não precisamos?
Hoje, já sabemos que tanto cooperação quanto competição são comportamentos ensinados/aprendidos através das diversas formas de relacionamento humano.
O que falta é uma nova postura do educador, treinador, ou seja, das pessoas significativas na vida das crianças, pois sabemos que só haverá uma mudança se as pessoas que são significativas na vida das crianças mudarem a forma de como oferecem os jogos. Pois parece que, se falo de jogo, tenho que falar de competição, criando erroneamente uma relação de sinonímia entre as palavras.
Muitas pessoas inclusive acreditam que a graça do jogo está na competição, quando sabemos que para a criança, tanto faz competir ou cooperar, o que ela quer é se divertir.
Acho que os dois (cooperação/competição) devem fazer parte da vida. Só devemos nos preocupar como passamos esse jogo, se colocarmos que vencer é a única coisa que importa, que não interessam os meios que se usem, então estaremos reforçando a cultura competitiva que nos cerca.
Se, ao contrário, mostrarmos que a pessoa é mais importante que o jogo, estaremos fazendo a nossa parte, num movimento de transformação real, tentando tornar o mundo um lugar melhor.
Os jogos cooperativos são jogos com uma estrutura alternativa, onde os participantes, "jogam uns com os outros, ao invés de uns contra os outros"
(Decore)
Joga-se para superar desafios e não para derrotar os outros, joga-se para se gostar do jogo, pelo prazer de jogar. São jogos onde o esforço cooperativo é necessário para se atingir um objetivo comum e não para fins mutuamente exclusivos.
Tendo os jogos como um processo, aprende-se a reconhecer a própria autenticidade e a expressá-la espontânea e criativamente. Jogando cooperativamente temos a chance de considerar o outro como um parceiro, um solidário, em vez de tê-lo como adversário, operando para interesses mútuos e priorizando a integridade de todos.
Os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que, ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos. Dessa forma os jogos cooperativos resultam no envolvimento total, em sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando.
Na realidade, existe uma aproximação muito estreita entre jogar cooperativamente. Dependendo da orientação, da intenção e nas relações estabelecidas no contexto do jogo, este poderá ser predominante cooperativo ou competitivo tendo em geral, a presença de ambos.
O esforço em caracterizar comparativamente jogos cooperativos e jogos competitivos, não tema a intenção de opor um ao outro. Ao contrário, essa dedicação visa primeiramente, ampliar nossa percepção sobre as dimensões que o jogo e o esporte nos oferecem como campo de vivência humana. E, em segundo lugar pretende indicar que nos jogos e esportes, bem como na vida, existem alternativas para jogar além das formas de competição, usualmente sugeridas como única ou a melhor maneira de jogar e viver.
Após tudo isto, ao reconhecermos o jogo e o esporte como um campo de descoberta e encontro pessoal onde cooperação e competição são partes de um todo existindo cada qual em sua justa medida nos tornemos capazes de não mais separar para excluir, e sim, aptos para descobrir e despertar competências pessoais e coletivas que colaborem para religar uns aos outros e vivermos em comum unidade.
Carmem Regina Bastiani - Profª. Ed. Física
Abaixo mais tipos de jogos e recreação
Melanciabol
Para crianças acima de 06 anos até adultos, diria principalmente adultos ,hehe. Como um jogo de polo-aquático, dois times, ter o cuidado para ninguém levantar a melancia, o objetivo é ir empurrando ela pra frente, ou através de passes até enconchar na borda da piscina, onde toda parede serve de gol. Por causa da densidade da melancia, ela às vezes mergulha, "some" e aparece do nada em outro lugar...é super divertido. Quem aqui já fez essa brincadeira? Pode-se passar vaselina na melancia para que a brincadeira fique mais divertida ainda. Ou pode-se usar uma bola com água dentro no lugar da melancia.
Procurando Nemo
Funciona da seguinte maneira: 2 alunos formam uma casinha (segurando um nas mãos do outro /^\) e um 3º sujeito fica no meio (/ô\). Não será feito um número exato de casinhas, ou seja, alguns alunos terão que sobrar. Assim que o professor falar: "Nemo procura casa", os que estão dentro das casinhas (Nemos) terão que trocar de casa e os que estavam sem casa tem que procurar alguma. Quem sobrar paga uma prenda, tal como: polichinelos, imitar um gorila ou elefante, entre outros.
Variações:
- O professor pode falar: "Casa procura Nemo". Nesse momento os Nemos ficam parados e as casinhas trocam de Nemo. O Nemo que sobrar paga prenda.
- Quando o professor falar TSUNAMI, toda mundo troca de lugar. Nemo vira casa, casa vira Nemo, trocam-se os trios.. é bem bacana.
OBS: Também dá super certo com crianças de 11 a 14 anos. Eles se divertem muito.
Essa atividade é uma adaptação do Coelhinho sai da toca.
Variações:
- O professor pode falar: "Casa procura Nemo". Nesse momento os Nemos ficam parados e as casinhas trocam de Nemo. O Nemo que sobrar paga prenda.
- Quando o professor falar TSUNAMI, toda mundo troca de lugar. Nemo vira casa, casa vira Nemo, trocam-se os trios.. é bem bacana.
OBS: Também dá super certo com crianças de 11 a 14 anos. Eles se divertem muito.
Essa atividade é uma adaptação do Coelhinho sai da toca.
Brincadeira Jogando as Bolas...
Duas equipes. Divida a piscina em duas, com a raia, cada equipe de uma lado da raia...bem aí vc coloca quem tem mais adaptação do lado mais fundo e quem tem menos adaptação, do lado mais raso.
Espalhe várias bolas dos dois lados...mas tem que ter bastante bolas, vc pode por algum outro objeto, mas que não machuque ninguém se cair na cabeça, eu ainda prefiro por só as bolas.
No comando do professor todos começam a jogar as bolas do lado adversário, no apito do professor todos páram, todos tem que erguer os braços, daí, o lado que tiver menos bolas marca ponto. Faça várias vezes até sair um vencedor...
Duas equipes. Divida a piscina em duas, com a raia, cada equipe de uma lado da raia...bem aí vc coloca quem tem mais adaptação do lado mais fundo e quem tem menos adaptação, do lado mais raso.
Espalhe várias bolas dos dois lados...mas tem que ter bastante bolas, vc pode por algum outro objeto, mas que não machuque ninguém se cair na cabeça, eu ainda prefiro por só as bolas.
No comando do professor todos começam a jogar as bolas do lado adversário, no apito do professor todos páram, todos tem que erguer os braços, daí, o lado que tiver menos bolas marca ponto. Faça várias vezes até sair um vencedor...
O mestre mandou
Essa brincadeira deverá ser feita na parte rasa apenas. Distribua os alunos em 3 ou 4 colunas, mais ou menos cinco pessoas em cada coluna. Peça para as pessoas olharem quem está à sua volta, à sua direita, esquerda, à frente, e à trás.
Daí peça para todos fecharem os olhos.
Comece então à guiá-los:
Um passo, à frente, dois à direita, uma para trás, meia volta à sua esquerda...vai fazendo vários movimentos, vai falando mais rápido...daí peça à todos para abrirem os olhos...
E veja a surpresa!!! Tudo bagunçado, tudo misturado, sem contar as trombadas que tiveram...hehehe
Daí peça para todos fecharem os olhos.
Comece então à guiá-los:
Um passo, à frente, dois à direita, uma para trás, meia volta à sua esquerda...vai fazendo vários movimentos, vai falando mais rápido...daí peça à todos para abrirem os olhos...
E veja a surpresa!!! Tudo bagunçado, tudo misturado, sem contar as trombadas que tiveram...hehehe
Marco Polo
Está brincadeira é pra faixa etária de 5 anos até pra adulto se quiser.
O professore cobre a lente do óculos de natação com fita isolante preta (tipo cobra cega), escolhe um aluno pra ser o pegador, coloca o óculos e pra saber onde esta os outros amigos o pegador tem que perguntar MARCO e os outros responder POLO, através do som ele nada até pegar alguém e transfere o óculos pra quem for pego, o pegador pode perguntar quantas vezes quiser e todos tem que responder.
Coelhinho sai da toca
O grupo deve ser divididos em trios, sendo que dois integrantes ficarão um de frente pro outro, de mãos dadas(toca), e o outro integrante dentro da "toca".
Forma-se vários trios, e apenas uma pessoa ficará sem grupo, e esse dará a voz de comando: COELHINHO, SAI DA TOCA!!!
Nessa hora todos os "coelhinhos" sairão da sua formação, procurando uma nova toca(não pode repetir a toca), e aquele que deu a voz de comando, entrará em uma toca, o que sobrar dará a nova voz de comando: COELHINHO, SAI DA TOCA!!!
Variação, com a voz de comando: TOCA, SAI DO COELHINHO!!!
Nessa hora os coelhinhos ficam imóveis, e as "tocas" que serão trocadas, de parceiros e novo "coelho". Quem sobrar, falará a próxima vez.
Mais uma variação, com a voz de comando: TERREMOTO!!!
Nessa hora, todos sairão da sua formação, construindo, novas "tocas" e novos "coelhinhos" dentro delas. Quem sobrar que falará a próxima vez.
Mãe da rua
Um aluno é escolhido para ficar fora da piscina, na largura, os demais, dentro da água, no comprimento, próximos a parede, metade de cada lado.
No comando do professor, esse aluno, que está fora da água, mergulha, e todos os demais deverão trocar de lado, o primeiro a ser pego, será o próximo pegador...fazer várias vezes.
Caça-números
Distribua vários números de E.V.A de um lado da piscina. Realiza-se uma conta ex:15x5=?; dado o sinal o primeiro de cada equipe irá buscar o resultado, vence quem chegar primeiro e com o resultado certo.
Pega Rabo
Material: construir tiras de qualquer material como tiras de couro,plástico, algo maleável para que sirva de rabo .
Duração: Costumo dar esta brincadeira nos últimos 5-10' da aula de hidroginástica , podendo ser dada em eventos, com premiações.
Objetivo: da brincadeira é que cada um tente "roubar" o rabinho do outro ao mesmo tempo que preserva o seu.
Parte Prática: Distribuir os "rabinhos"para cada participante. Todos devem colocar seus rabinhos atrás no biquíni ou calção.
Os alunos devem estar afastados uns dos outros e ao sinal devem tentar tomar para si o rabinho dos outros. O participante que perder o seu tem ainda direito de tentar pegar o do outro para que a brincadeira não tome muito tempo.Quem ficar por último com o rabinho será o campeão. Geralmente faço esta brincadeira por 3 rodadas pois as alunas adoram independente da faixa etária.Caso tenha bastante tempo , o professor pode acrescentar a regra de que aquele que pegar o do outro e se tiver perdido o seu , pode recolocar o rabinho que "roubou".
Duração: Costumo dar esta brincadeira nos últimos 5-10' da aula de hidroginástica , podendo ser dada em eventos, com premiações.
Objetivo: da brincadeira é que cada um tente "roubar" o rabinho do outro ao mesmo tempo que preserva o seu.
Parte Prática: Distribuir os "rabinhos"para cada participante. Todos devem colocar seus rabinhos atrás no biquíni ou calção.
Os alunos devem estar afastados uns dos outros e ao sinal devem tentar tomar para si o rabinho dos outros. O participante que perder o seu tem ainda direito de tentar pegar o do outro para que a brincadeira não tome muito tempo.Quem ficar por último com o rabinho será o campeão. Geralmente faço esta brincadeira por 3 rodadas pois as alunas adoram independente da faixa etária.Caso tenha bastante tempo , o professor pode acrescentar a regra de que aquele que pegar o do outro e se tiver perdido o seu , pode recolocar o rabinho que "roubou".
Pode-se também contar pontos: Quem roubar mais rabinhos vence o jogo.
Observação: Esta brincadeira é muito boa para descontração em dias monótonos de aula e no Deep Water é capaz de elevar muito a frequência cardíaca das alunas, sendo um trabalho adicional em condicionamento . Mas evite fazer a mesma brincadeira no mesmo mês. Pode cair na monotonia. Esperamos por sua idéia também , obrigada ! Profa.Diana Primo
Observação: Esta brincadeira é muito boa para descontração em dias monótonos de aula e no Deep Water é capaz de elevar muito a frequência cardíaca das alunas, sendo um trabalho adicional em condicionamento . Mas evite fazer a mesma brincadeira no mesmo mês. Pode cair na monotonia. Esperamos por sua idéia também , obrigada ! Profa.Diana Primo
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