domingo, 1 de dezembro de 2013

Atividades Recreativas em Parques Públicos.



Parque urbano é um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, mas sobretudo localizado dentro de uma região urbana. Um parque urbano propicia lazer e recreação aos habitantes da cidade, assim como uma apropriação lúdica do espaço público. Incluem muitas vezes playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como museus e jardins botânicos.  Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Parque das Dunas em Natal e o Parque do Cocó em Fortaleza são bons exemplos.
Um parque natural é uma área natural, fora de uma área urbana, protegida por lei, e onde indústrias e residências são proibidas, restritas a nativos que anteriormente já habitavam a região ou existem com restrições, com o objetivo de preservar a flora e a fauna local. No Brasil, por exemplo, temos o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu e também o Parque Ecológico do Paredão em Guapé- Minas Gerais. 
A sociedade, nas últimas décadas, tem passado por grandes transformações; transformações essas que influenciam diretamente o estilo de vida da população. Dentre as diversas mudanças ocorridas no estilo de vida das pessoas, figura a falta de oportunidade da vivência prática do lazer de interesse físico. Em parte, isso tem ocorrido pela rua, local que por muito tempo foi palco de jogos e de atividades recreativas de adultos e crianças (ARIÈS, 1981), ter se transformado num espaço específico para o tráfego de veículos automotores, pelo desenvolvimento arquitetônico sem planejamento, decorrente do grande deslocamento da população rural em direção aos grandes centros e pela valorização demasiada dos terrenos urbanos, pelo descaço das políticas públicas e aumento da criminalidade.
Em consequência, o espaço público tem deixado de ser um local de encontro, de prazer, de lazer, de festa, de circo e de espetáculo, perdendo, com isso, seu caráter multifuncional.
Buscando amenizar esses problemas, políticas públicas de lazer, através da construção de equipamentos específicos, têm sido criadas em algumas cidades brasileiras. No entanto, mesmo com a criação desses locais, outros problemas têm sido identificados, pois muitas vezes eles são construídos em zonas que congregam a população de maior poder aquisitivo (região central), minimizando o acesso das pessoas que residem na periferia. E com o sucesso desse projeto ele também vem se expandido para região dos menos favorecidos.
Contribuir com a política de promoção a saúde estimulando e conscientizando a população para a prática de atividades físicas e corporais.
Diminuir a incidência de doenças crônicas, impedir o surgimento de novos casos, reduzir
complicações e incapacidades.
Construir uma cidade saudável melhorando a qualidade
de vida e saúde da população.
Publico em geral, estudantes, donas de casa, sedentários, grupos de riscos que como obesos, diabéticos, hipertensos, idosos e gestantes.
Caminhadas, aulas de ginástica e alongamento para hipertensos e diabéticos,
Fortalecimento muscular e alongamentos para gestantes.
Atividades físicas e desportivas. Aulas livres de ginástica rítmicas. aeróbica e localizada para todas as faixas etárias. 
Prefeitura Municipal, Secretarias Municipais, Conselho Municipal de Saúde, Clube da Melhor Idade, Assessoria de Comunicação, TV e Rádio , além do Ministério da Saúde e Associação dos Professores.
Mudança de hábitos saudáveis, aumento dos níveis de atividade física na população em geral, redução dos fatores de risco ligados as DANTs (Doenças e agravos não transmisíveis), redução de morbimortalidade às Dants,
Reestruturação dos espaços públicos, todos os fatores visando a prevenção de Dants,proporcionando mais saúde e qualidade de vida a população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário